17 de fevereiro de 2014

ACNE | COMO EU ME LIVREI* DESSE PROBLEMA

*Não me livrei porque ainda tenho acne, mas numa proporção muuuuuuuuuuuito menor do que já tive!


Depois do post da Gi aqui no blog sobre esse assunto, resolvi também contar minha experiência.

Desde que me entendo por gente, sofro pra cuidar da pele oleosa e de espinhas que vão e vêm.

Tudo começou quando eu tinha uns 12-13 anos de idade, entrando na adolescência e com muuuuuuuuuita espinha no rosto. Daí, era aquela coisa: é fase, vai passar.

Mas, enquanto não "passava" eu vivia cutucando a cara, passava até Merthiolate depois nos "buracos" que eu fazia na fuça!

Lembro de uma prima da minha mãe ter indicado "vitamina a ácida", que nada mais era do que um ácido retinóico. Sóoooo, gente, que essa pessoa não era médica. Aquela coisa: passa tal remédio que fulano indicou pra beltrano e deu certo. Viiiiiinte anos atrás, né, gente! Eu não tinha essa consciência.

Enfim, passava os tais ácidos à noite. No dia seguinte, não usava protetor solar porque nem sabia que precisava. E assim seguia a vida e meu problema não se resolvia.

Faz isso, faz aquilo, come isso, não come aquilo. Nada mudava o quadro.

Aí quando eu tinha uns 18 anos (ou mais, talvez uns 20), o Roacutan se popularizou e meu médico sugeriu de tratarmos com esse medicamento.



Não que minha acne fosse seveeeera mas era um caso persistente e não tinha passado.

Fiz o tratamento por 5 ou 6 meses direitinho. Minha pele ficou maaaaaaaara. Acabou o tratamento... e foram voltando aos poucos as perebas (é nojento o nome, mas eu me refiro dessa forma).

Daí o médico: vamos fazer mais um "ciclo" (não foi essa palavra mas era isso). E vai Brena pra mais uma etapa. Tuuuuudo lindo de novo. 

Acabou o segundo "ciclo" e adivinhem??? Minha pele "emperebou" de novo!

Uai, Brena, mas Roacutan não funciona???

Funciona, sim, MAS...

Daí, depois de velha descubro que tenho síndrome do ovário policístico!!! AHÁ!!!

Resultado: eu não estava tratando A CAUSA DA ACNE!

Comecei a tomar pílula específica pra isso (não é qualquer pílula que resolve, tem que ser a que tem o hormônio específico que seu corpo não produz direito).



Uma vez que os hormônios estão sob controle, sua pele melhora tipo 95% - uma espinha ou outra continua aparecendo.

Daí, um belo dia, eu me sentindo imortal, pensei: vou parar essa merda dessa pílula. Parei. Deu 20 dias, eu estava descontrol freak da cabeça, parecia uma TPM sem data pra acabar, irritada, chorosa, nervosa, e a peeeeeeeeele tooooooooda emperebada. 

Gente, tinha espinha descendo pelas minhas costas toda. Assim, situação de PÂNICO!

Volta a Brena arrependida com o rabo entre as pernas a tomar o rái da pílula de novo.

Moral da história:

Antes de se jogar num tratamento pesado e/ou caro, verifique seus hormônios, se tá tudo em ordem, porque enquanto a gente não tratar A CAUSA, o problema não vai se resolver, vai ficar só sendo mascarado.


32 comentários:

  1. eu usei Roacutan, depois de 2 anos apos o tratamento minhha acne voltou.. nao sei mais o que usar pra tentar acabar com elas de vez.. eu uso acid, faço limpeza, uso sabonete especifico.. e nada faz elas pararem de aparecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já checou seus ovários? pode ser que vc tenha ovário policístico tb, único caso que roacutan não resolve.

      Excluir
  2. Bem verdade, tem gente que taca tudo na cara, depois feri, mancha e não sabe o motivo.. eu também tenho problemas com hormônios qdo tomava pilula era uma maravilha, pele mais sequinha, aparecia espinha uma vez na vida.. mas como estou tentando engravidar parei e as malditas estão a todo vapor.. infelizmente vou ter q fica cm elas. =(

    http://www.vitrineglamour.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa Amanda, quando vc engravidar sua pele e cabelos vão ficar incríveis.

      Excluir
    2. não necessariamente.
      uma cliente minha que tem a pele maaaaaaaaara e nunca teve nada, encheu de acne na gravidez.

      =\

      Excluir
    3. Nossa, eu quando engravidei fiquei com pele de pêssego.

      Excluir
    4. acho que rola tipo um revertério. kkk

      Excluir
    5. Pode ser, a minha pele do corpo que é seca, ficou um deserto! Tinha até coceira, achei que fosse algum problema e fui á dermatologista que me mandou usar hidratante kkkkk

      Excluir
  3. Comecei a tomar o diane, 4 anos depois minha pele melhorou, ngm sabia a causa efetiva das espinhas. Comecei a tomar suco verde em jejum pela manha, e meu cafe era somente 15 minutos depois, em uma semana a pele limpou, mas o suco è apenas clorofila, sem maca nem nada...incrivelmente limpou tudo e olha q minha acne é aquelas bolas internas...fica aqui a dica..nunca acreditei nisso mas como era a ultima das opcoes me joguei com força...E super funcionou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Gostei bastante da sua dica!!! Estou tomando roacutan há apenas 3 dias, não quero ser pessimista, mas cheguei à esse blog colocando no google: "e se o roacutan não resolver?" Porque essa é a minha última esperança, dado que tenho acne desde os 9 anos (já estou com 22 anos), ou seja, não aguento mais!!!! Desabafo feito, você poderia me passar a receita certinha desse suco??? Obrigada desde já!!!! Abraços.. :)

      Excluir
    2. suco?
      melhor vc checar seus hormônios e ver se não tem nada de errado com seus ovários.

      Excluir
  4. Oii, adoorei seu blog, na verdade conheci ele hoje e já gostei muito, mas o meu interesse é em saber onde comprar as paletas de sombra naked, vi alguns posts seus sobre o assunto as paletas e faz tempo que procuro sites para comprar de forma confiável, gostaria de saber onde você comprou as suas :) obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra na sephora mesmo. tá 199,00
      melhor do que arriscar.

      Excluir
  5. Assunção!!!
    Infelizmente tem que tratar a síndrome do ovário policístico, não tem jeito, eu tenho essa síndrome, e é um horror quando paro de tomar o remédio,volta tudo novamente, pois vc precisa descansar depois de um tempo. É uma situação incômoda.

    ResponderExcluir
  6. Brena, vc contou a minha história,rsrs. Só que isso é mais recentemente, coisa de uns 2 anos pra cá. Atualmente estou fazendo o novo ciclo do Roacutan junto com a pílula Yasmin, e está tudo uma maravilha,rs, sem espinhas. E me dou super bem com o Roacutan, uma vez ou outra resseca os lábios, nariz, e a pele do rosto. Mas reforço aqui que é essencial ter o acompanhamento médico com dermatologista e tbm uma supervisão da ginecologista quando se tem o ovário policistico. Bjos e adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
  7. What's up, this weekend is fastidious for me, for the reason that this time
    i am reading this enormous informative piece of writing here at my home.


    my blog - yaz lawsuit

    ResponderExcluir
  8. Brena, a Roche, um tempo atrás bancava o tratamento de quem já fez se a pessoa tivesse as caixas do remédio guardadas! Vale a dica, porque quem faz acha que vai ser definitivo e pode sim voltar mas ninguém guarda caixa de remédio, mas do Roacutan original da ROCHE vale guardar por um tempo legal sim por causa disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas síndrome do ovário policístico é a única exceção da lista.
      tá especificado isso.

      Excluir
  9. Brena, vale essa dica para quem fizer ou está fazendo o tratamento com Roacutan, original, da ROCHE. Guardar as caixas do remédio pois caso precise tomar de novo a ROCHE banca o tratamento com os remédios. Pouca gente sabe ou quem volta a fazer que fica sabendo entretanto ninguém guarda ou guardou as caixinhas depois de usadas. Vale a dica! Bj Xéu

    ResponderExcluir
  10. eu sou homem tenho problemas com a acne usei ROCUTAN dpois de um tempo voltou! a dermatologista agora passou uns creminhos e outras coisas.. mais não adianta!!! oq eu faço acho q tenho problemas com hormonios.. homen toma pilulas ??? e se toma qual devo tomar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é provável que tenha que tomar algum hormônio sim. não sou médica e não sei como funciona, mas sei que o que causa acne é a testosterona, que é o hormônio masculino (que nós mulheres tb produzimos em menor quantidade).

      recomendo vc ir a um endocrinologista.

      Excluir
  11. Brena, vc pode me dizer o nome da pílula que vc toma e que tem controlado bem suas espinhas? A que eu tomo não tá dando conta... sei que vc não gosta de indicar remédios, mas eu vou pegar o nome e consultar com minha gineco pra ver o que ela acha... pode me passar por email se preferir! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então. o meu é o yasmin (o mesmo do diva e elani ciclo), mas ele só vai resolver se seu caso for ovário policístico, pq esse anticoncepcional tem o hormônio específico pra esse problema.
      é o mesmo hormônio do diane 35 só que em dose bem mais baixa.

      Excluir
    2. Ah, é o mesmo do meu (eu tomo elani ciclo) ... Entãão neh, eu tava super de boa, com a acne super controlada, maas como saiu uma infeliz de uma mancha de melasma na minha bochecha resolvi parar com a pílula no meio do ano passado pra mancha não aumentar... aí já viu o resultado neh... não demorou nada pra cara encher de espinha! e pior que sou igual vc, NÃO consigo me controlar e cutuco tudo... antes não marcava nada mas agora depois dos 30 cada espinha fica uma mancha.... afff, controlar melasma, acne e manchas de acne tudo junto ninguém merece neh!!! Conclusão que voltei a tomar a pílula fazem 3 meses mas ainda não tá dando resultado na acne! Se soubesse não tinha parado de tomar... aii não é fácil viu!! hahaha

      Excluir
    3. é uma praga isso. vc para 20 dias e a cara loooooota de espinha. depois que volta a tomar, são meeeeeses pra normalizar.

      Excluir
    4. Nem me fale!! Tormeeeento viu!!

      Excluir
  12. Muito engraçado como vc fala do problema. Ri muito ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá,Brena! Sou de Belzonte tbm.Cheguei ao seu blog após pesquisar feito uma louca sobre acne e dermatologistas guerreiros. E então te vejo contando (quase) minha história! Sofro com as malditas desde a adolescência, em grau moderado. Desde então fiz vários tratamentos com "n" dermatologistas, usei ácido isso, ácido aquilo,mil sabonetes, remédios, cremes, anticoncepcional, secativos e o caramba. Não cheguei a usar nada radical, tipo roacutan ou afins, justamente pq os médicos consideravam que meu caso não era lá tãaaoooo grave. Como resultado, a acne ficava no máximo controlada; nuns meses melhor, noutros pior, mas nunca zero bala.
    E agora, há cerca de 01 mês, veio a BOMBA ATÔMICA! Estou coberta de espinhas pra tudo quanto é lado! Face, colo, pescoço, costas, coxas...sem noção!Nunca tive um surto tão power quanto esse! Mesmo qnd tirei o anticoncepcional em ocasiões anteriores, nunca chegou nem perto disso. E olha que uso direitinho gel de limpeza, tônico e protetor solar para peles mega-oleosas. #desesperobateueficou
    Vou marcar urgente com minha ginecologista, mas cansei dos dermatologistas que consultei, só meia-boca. Vc faria a gentileza de me passar o contato do seu dermato????? Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Brena! sou muneira, moro no norte de Minas. Minha historia é bem parecida com a sua, tenho SOP. Venho lutando com a acne por um bom tempo, ácidos, sabonetes e remédios. Hoje tenho 30 anos e decidi usar o roacutan, minha dermato tentou de tds as formas, meu rosto tá ótimo, fiz 3 sessões de Peeling, mas o corpo, as costas. afff Tenho cravos fechados na região dos ombros o que me faz usar somente blusas com manga. Tomo o anteconcepcional e pelo jeito vai ser a vida toda, você acha que os dois vai da um bom resultado? Confesso que estou com medo, começo agora em fevereiro.

    ResponderExcluir
  15. Oi brenda eu já tentei de tudo na minha pele e nada resolve, já fiz tt com roacutan já fui na ginecologista ela me passou anticoncepcional próprio para microcistos q eu tenho junto com metformina e espironolactona só q nda resolve já não sei mais oq fazer tô em desespero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversa com ela se não é o caso de fazer um exame pra ver se realmente vc tem ovário policístico. E se tiver, não tem escapatória. É Diane, Yasmin, Yaz e similares.

      Excluir
  16. Antes de mais nada, não vim pra falar bem de um, mal de outro, vim contar a minha experiência com acnes durante 2 anos. Bom, eu me chamo Lucas, tenho 15 anos quase fazendo 16, minhas espinhas começaram a aparecer por volta dos 13 para os 14 anos, no começo eram poucas espinhas, e eu comecei a fazer uma coisa, a pior coisa que eu fiz e me arrependo até hoje, ""comecei a espremer espinhas"" vai tempo, vem tempo, e eu nessa vida de sempre espremer quando aparecia, só que tudo não passava de uma falsa ilusão, sempre que eu espremia, um dia depois já aparecia outras.. Usei quase todos sabonetes, produtos daqueles que anunciam na televisão, e sinceramente não adiantou de nada, cheguei também a usar remédios" caseiros, a ponto de passar até babosa no rosto... E dou uma dica a quem pensa em fazer isso ou faz, simplesmente não adianta de nada! (Pelo menos pra mim não adiantou) Depois de um tempo nessa vida, cada vez mais criando manchas de acnes, sempre com espinhas eu decidi ir ao dermatologista,e lá a doutora me explicou passo a passo. Minha pele era muito oleosa, aquele tipo de pele que no fim do dia já estava tão oleosa que parecia que eu tinha tomado banho e esquecido de enxugar o rosto.. Então a missão era acabar com a oleosidade, comecei a tomar antibióticos, além dos antibióticos comecei a usar um sabonete, um protetor e um produto que passo no rosto na hora de dormir, (Todos para pele oleosa), depois de uns 4 meses comecei a sentir ligeiras melhoras, (o antibiótico acabou em 1 mês e meio), desde o começo até agora estou mantendo esse sabonete, protetor e o produto. Estou muito feliz com minha pele, é claro que não está igual pele de artista, mais está muito boa mesmo, espinhas quando aparecem e no máximo 2 e ainda elas saem em no máximo 1 semana e meia.Abaixo vou passar os nomes dos produtos.(Se a sua pele não for oleosa eu não sei se vocês vão ter resultados e nem sei qual vai ser o resultados, então use só se for oleosa)Sinceramente, esses produtos conseguiram mudar minha pele, mudar minha auto-estima e mudar a minha vida!

    Nomes:
    SABONETE: Dermotivin
    PROTETOR: Filtrum ULTRA SECO (FPS 30) Pele Oleosa
    PRODUTO: Epiduo (eu sempre usei na hora de dormir, e tiro quando acordo)
    Dou um conselho a vocês, podem usar o melhor remédio do mundo, mais nada irá adiantar se você espremer espinhas, então pelo amor deus não vai espremer espinhas!!!!!

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.