14 de fevereiro de 2014

ACNE | QUAL A CAUSA DO PROBLEMA?

Quem acompanha o blog sabe que faz uns dois meses que me queixo das espinhas que apareceram retepentinamente no meu rosto.

De início, achei que fosse pelo uso do BB Cream da Loreal e, como a Brena disse no post anterior, a limpeza inadequada da pele.

Há duas semanas, fiz limpeza de pele e a esteticista me disse que talvez se tratasse de algum problema hormonal a julgar pela grande quantidade de cravos e espinhas, pelas espinhas internas e pela maior concentração no maxilar.

Antes da limpeza de pele:


No dia:


Duas semanas depois:



Como vocês podem ver pelas fotos, a limpeza de pele em nada resolveu meu problema.

Procurei minha ginecologista e ela me indicou uma pílula que "seca" as espinhas, mas que não se tratava de nenhum problema hormonal.

Enfim, ainda não descobri a causa exata dessa minha aparência adolescente ou se existem várias causas para o aparecimento de tantas espinhas, mas atualmente deixei de tratar, cansei. Limpo a pele normalmente e aguardo o efeito da pílula, e se não resolver vou recorrer à dermatologista para tratamentos estéticos mais invasivos.

Alguém já passou por isso? Como resolveu?




46 comentários:

  1. Olá Giovanna! Eu sempre tive pele super oleosa, e muitos cravinhos e sebo em todo o rosto. Espinhas até que não. Fiz TODO tipo de tratamento tópico, limpezas de pele regulares, anticoncepcional, mudei alimentação e nada. O que resolveu pra mim foi o Roacutan (Isotretinoína), tomei durante 7 meses e tive a pele mais perfeita que me lembrava na vida..rs . No meu caso é excesso de sebo mesmo, 8 meses após ter terminado o tratamento, percebo que oleosidade voltou, bem menos do que antes, e aquele sebinho que parece cravo já aparece novamente em algumas áreas. A minha acne era grau 1, mas mto persistente e severa. Será que não é seu caso?

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polly, tive uma amiga que usou Roacutan e me contou os efeitos colaterais, fiquei morrendo de medo! Vale a pena?

      Excluir
    2. Preciso me meter nesse assunto. Nem todos os casos são resolvidos com Roacutan. Eu tomei 2 "ciclos" porque o primeiro não resolveu. Resolveu enquanto eu tomei o medicamento, e depois, eu parava e voltava tudo.

      Até descobrir que tenho ovários policísticos. Comecei a tomar a pílula APROPRIADA pra tratar esse problema (não é toda pílula que resolve) e minha pele é outra.

      Se paro a pílula, minha pele LOTA de espinha em 20 dias.

      Excluir
    3. Minha dermato tinha me sugerido Roacutan na época também, mas achei muito exagerado da parte dela. Há muuuitas outras possibilidades, infinitamente menos agressivas, antes do Roacutan! Basta achar uma dermato que se interesse pelo seu caso e esteja disposta a te ajudar! ;)

      Excluir
    4. Olá, Brena, Giovanna e Pollyana. Quando o assunto é Roacutan eu também me meto..rs
      Nunca usei, mas muitos medicos me dizem que se tratando de casos hormonais o roacutan não resolve, apesar de aparentemente haver a indicação. Provavelmente este é o meu caso :(

      Sobre os anticoncepcionais: Brena, vc vai ter que tomar pilula pra sempre?

      Excluir
    5. Parece que sim. Mas depois que a gente passa da idade reprodutiva, os hormônios (diz que) se ajeitam sozinhos.

      Excluir
    6. Eu tb acho que os hormônios são a maior causa do surgimento/desaparecimento de espinhas, mas no meu caso faz anos que uso a mesma pilula. Vamos ver se a outra faz efeito.

      Excluir
    7. Ai, gente. Eu detesto anticoncepcional e essa conversa está acabando com as minhas esperanças..rs

      Excluir
  2. Eu sofro com isso na TPM.. Pareço adolescente outra vez.. kkk
    Eu uso o gel secativo da Avon.. Pra mim funciona muito bem.. Passo de manhã e a noite. Quando começa a aparecer vermelhidão, eu já começo a passar. Muitas vezes ele seca a espinha sem aparecer aquele pontinho amarelo horroroso..


    beiJUs

    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2014/02/oficina-da-alma-vitoria.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que os secativos não secam espinhas internas.

      Excluir
  3. Acho que a alimentação pode influenciar... Tem épocas que me aparecem espinhas, depois somem. Inexplicavelmente.
    Inclusive, ontem eu estava em uma farmácia e encontrei um produtinho que não via há anos, e que muitas vezes resolveu o meu problema de espinhas... um bastão secativo da PAYOT (achei que nem existia mais essa marca!)... ele é tipo um corretivo, dá pra usar sob a base, a caixinha é verde e branca. Ele funcionava muito bem pra mim. O preço também estava bom, R$35 e ele dura um tempão.
    Se achar por aí, talvez ajude um pouquinho...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho que alimentação ajuda, faz tempo to querendo melhorar meu habitos alimentares.

      Excluir
  4. Passo por isso desde que me entendo por gente. Tenho 24 anos e até hoje nada resolveu, mas alguns anticoncepcionais ajudaram muito, principalmente os de gestodeno. Atualmente mudei pro yasmin, mas não sei se está dando certo.. hahahha

    Eu sou fã dos tratamentos mais invasivos e super apoio a sua visita ao dermatologista.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Tenho 27 anos e durante o ano passado todo meu rosto parecia a Chiquinha do Chaves. Muuuitos cravinhos e algumas espinhas internas. Tomo o Diane 35, mas não posso afirmar que foi essa pilula que ajudou a minha pele melhorar. Acho que continuou do jeito que estava. O que melhorou MUITO foi a mudança da alimentação, pois eu fazia ingestão de alguns vilões, como a manteiga/margarina diariamente. Parando de comer isso, minhas espinhas internas sumiram como um passe de mágica! (não sei se é o seu caso, mas algumas pessoas desenvolvem intolerancia/alergia ao leite depois de uma certa idade, e as espinhas surgem como sintoma disso. Seria bom vc investigar essa possibilidade)
    Já os cravinhos, fiz algumas limpezas de pele que atenuaram a quantidade de cravos, mas o que os fez sumir de vez foi o Epiduo e o Adacne, ambos ótimos para isso! Minha dermato me passou um remédio para tomar manipulado que continha Espironolactona, zinco, etc, que acho que segurou um pouco a oleosidade da pele tbm. Hoje em dia minha pele tá quase sem nada. Eventualmente surge um cravinho, pois uso muita maquiagem, mas passo uma pomada local e eles nem chegam a inflamar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a pilula deve ter ajudado bastante no seu caso, tb estou testando uma nova pilula.

      Excluir
  6. Giovanna, eu também usava o BB Cream da Loreal e notei um aumento nos cravos e espinhas... aí parei de usar por um tempo pra fazer o teste e a pele melhorou!
    Não sei se foi coincidência ou não, mas foi triste descobrir que a causa poderia ser ele, porque amavaaaa o produto, deixava a minha pele (que é mega oleosa) sequinha... e agora não uso mais, fiquei órfã dele... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, acho que o bb cream colaborou muito para o surgimento dessas espinhas, mas faz tempo que parei de usar e nada mudou, por isso acho que existem outros fatores.

      Excluir
    2. Giovana: tive o mesmo problema, que também não tinha nenhuma causa aparente...sabe como resolvi? Com homeopatia...Bjs.

      Excluir
    3. Nossa, tratamento com homeopatia é novo pra mim, conta mais!

      Excluir
    4. Sabe aqueles problemas de saúde (como nesse caso de espinhas) que não adianta tomar remédios ou então é só parar que o problema volta?! Então homeopatia serve para isso...para nosso corpo funcionar e não precisarmos dos remédios alopáticos...Trato há muitos anos e indico para todo mundo...e minhas espinhas foram meu último tratamento (e nem sabia que servia para isso). Acho que vc deveria tentar, mas precisa se dedicar também, indo regularmente às consultas, trocando as homeopatias caso não funcionem para vc etc. Bjs.

      Excluir
  7. Eu sofro do mesmo mal, o ideal é que vc procure um endocrinologista, pois é o profissional adequado para tratamentos hormonais. O meu caso é hormonal mesmo, eu tomo anticoncepcional e chega no fim da cartela as espinhas aparecem, mas logo somem.
    Observe se suas espinhas tem época, se é sempre, se pioram com a menstruação...daí depois da investigação com o endócrino, aí vc parte para o dermatologista para avaliar a parte superficial das espinhas!
    Espero ter ajudado!
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Queria ir na dermatologista justamente pra ver se um manipulado dá jeito.

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre visito o blog há tempos, mas sou daquelas que nunca comentam por onde passam, sabe? Hahahaha.
    Depois de ler o sobre o seu problema, me senti na obrigação de comentar. =)
    Tenho 30 anos e até hoje faço tratamento/manutenção para acne (tantos cravos quanto espinhas internas, como é o seu caso).
    Faço uso de pílula, o que melhorou bastante o aspecto oleoso da pele. Porém, na TPM vinha tudo e mais um pouco...
    Já usei Adacne como foi comentado por alguém aqui. Não acredito que vá funcionar para as espinhas internas, pois comigo não houve nenhuma diferença.
    Aliás, acho que já usei de tudo!!! Sério!!! Frequento dermatologista há mais de 15 anos e já fiz uso tópico de muita coisa (com exceção de Roacutan).
    O que eu uso hoje e faz milagres (sim, ele seca espinha interna!) é o Clindoxyl Gel. Bom, para tê-lo você precisará de receita. Ah, e ele deve ser guardado na geladeira.

    Giovanna, eu só comentei porque você disse que sua médica disse que seu problema NÃO é hormonal (assim como o meu caso). Eu tenho uma lista imensa de remédios testados, mas garanto pra você que nenhum deles NUNCA secou as internas. Só esse. Chamo de meu 'pequeno milagre'. Hahahahahaha!

    Bem, pesquise sobre esse remédio e vê o que acha.

    Boa sorte,

    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, parece que a gente envelhece mas as espinhas não somem nunca!
      Vou me informar sobre esse medicamento ;)
      Obrigada por comentar, opine mais vezes!
      bjo

      Excluir
  10. hello dear. you have very nice blog. I love it <3
    tell me what about follow each other, I always follow back so let me know (>‿♥)
    xoxo from Spain
    www.thegrisgirl.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  11. Uso peroxido de benzoíla também, mas o meu é a 10%. No meu caso faz pouca diferença. Mesmo assim apoio a tentativa. Conheço muita gente que tem efeitos excelentes com sabonete e gel.
    Giovanna, vc usa algum sabonete especifico para acne?

    ResponderExcluir
  12. Oi Giovanna, tudo bem? Costumo visitar o blog, mas nunca tinha comentado. Hoje senti vontade de comentar o que vc contou.
    Sempre sofri com espinhas. Tenho 30 anos e de uns 4 anos pra cá, piorou bastante. Cheguei ao ponto de chorar só de me olhar no espelho, cheia de espinhas internas. O dermatologista quis prescrever Roacutan, mas como penso em engravidar em breve, não aceitei. Não tenho ovário policístico, mas mesmo assim, meu ginecologista prescreveu um anticoncepcional. Desde então a pele melhorou e as espinhas (internas ou não) rarearam mais. Além disso, uso toda noite o gel Clindoxyl Control (peróxido de benzoíla puro) e, quando surgem espinhas inflamadas, o Clindoxyl contendo antibiótico (já mencionado pela Anônimo Dani aqui nos comentários). De resto, lavo com sabonete Dermotivin e removo a maquiagem passando demaquilante 2 vezes. A título de dica, porque também já passei muito trabalho até encontrar uma base adequada, a única base de uso diário que não me deu espinhas até agora foi a Maybelline Dream Liquid Mousse. Nem Lancôme, nem Mary Kay, nem Dermage.
    Com todos esses cuidados, minha pele tem se mantido razoável, com poucas espinhas. Boa sorte :))) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, estou apostando que a pilula vai funcionar comigo, mas fiquei curiosa sobre o Clindoxyl, vou consultar minha dermato.
      Obrigada pelas dicas de base, continuo procurando uma base pra chamar de minha kkkk
      Apareça mais vezes ;)

      Excluir
  13. Giovanna, nao sei qual sua idade. Tenho 47 quase 48. Quase nao tive acne na adolescencia, mas tive depois dos 30.Menos que na sua foto, mas incomodava. O problema era hormonal, e não pude tomar pilulas na epoca, por causa de cistos no ovario e no seio. Mas com o tempo e cuidados mais de limpeza, sumiram. Usei e uso Acido retinoico no inverno, e acido glicolico associado à hidroquinona, tanto por conta da acne, como de manchas. Hoje, ainda aparece uma ou outra, quase nunca infecciona, mas minha pele está maravilhosa, nao tenho rugas, e está muito melhor do que aos 30 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, será que a gente tem uma crise adolescente aos 30? rsrsrsrs
      Eu acabei de fazer 30 anos, estou trocando a pilula, vamos ver se vai resolver.

      Excluir
  14. Sofri mto com espinhas. Hj melhorou bastante a minha pele...o que eu uso:
    Tomo um comprimido chamado Aldactone - da uma pesquisada e pergunta pra sua medica;
    De manha uso antes do protetor solar o Blemish da SkinCeuticals;
    A noite vario Azelan e Epiduo.

    Isso foi o que deu mais certo pra mim...vale ver com sua medica se ela indica algum desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, o Blemish da SkinCeuticals que vc usa é aquele com ação anti rugas tb? Eu morro de vontade de experimentar... Funciona?

      Excluir
    2. É esse sim! Eu acho que minha pele melhorou bem depois que comecei a usar. E é caro mas dura três meses fácil, porque você vai usar 4 gotinhas no rosto todo...

      Excluir
  15. Ana, comecei a usar o Salder S, seguindo o conselho de muitas leitoras num outro post sobre acne.

    ResponderExcluir
  16. Assunção!
    No meu caso são ovários policísticos, e preciso estar indo sempre ao médico. Paro de tomar a pílula e volta tudo de novo.

    ResponderExcluir
  17. Prezada Giovanna, eu tbm tive um surto de espinhas terrível há uns anos... sempre tomei anticoncepcional e resolvi trocar e depois parar por conta (dãããrr). Isso me rendeu mais de um ano fazendo acompanhamento com dermatologista até que ele cantou a pedra do ovário policístico... o anticoncepcional demorou bastante (muitos meses) a fazer efeito, porém, posso te dizer que hoje minha pele é uma seda, não tem uma mancha sequer, e eu nem preciso usar produtos específicos para espinhas, uso só alguns produtos da Mary Kay p/ pele oleosa (aquela linha time wise).

    ResponderExcluir
  18. Minha pele era ótima. Sempre fiz o mesmo ritual de limpeza para remoção total da maquiagem, mas depois que usei o BB Cream da Loreal minha pele ficou um lixo, brotaram acnes piores que a sua.

    Usei duas bisnagas de BB Cream para nunca mais passar aquilo no meu rosto.

    Poros ficaram mais dilatados e acnes persistentes surgiram no meu rosto.
    =/

    ResponderExcluir
  19. Minha pele era linda, porem quando parei usar anticoncepcional (adesivo), meu rosto lotou de espinhas na mesma região que as suas. Procurei minha gineco, mas ela me disse que era normal. Consultei com minha dermato, que sugeriu Ovário Policístico, fiz exames e tudo esta normal com eles, agora vou consultar endocrinologista. Vou solicitar exames de endometriose, tireoide e Hormônio andrógeno. Preciso achar a causa de minha acne, pois não aguento mais me olhar no espelho. Cati

    ResponderExcluir
  20. Giovanna,

    Sempre busco na internet informações que possam me ajudar a descobrir o porque de eu ainda ter espinhas apesar de ter 27 anos. Lendo todos os comentarios postados e sobre diversas informações, tambem gostaria de compartilhar com você algumas descobertas.
    Essa de endocrino eu não sabia, vou procurar, pois nunca passou na minha cabeça que pudesse ser isso.

    Bem, o CLINDOXY GEL funciona sim, reseca a pele sim, as vezes deixa ela super vermelha, mancha a roupa, mas nada que um tempinho de descanso da pele não resolvam. Experimente e confira. De todas as minhas opcoes sempre volto para esta. É paleativa, mas é o que não me faz ser um monstro.

    ROACUTAN, no meu caso não prestou em nada, foi um desperdicio de dinheiro e de estrago ao meu organismo. Não vou assusta-la, os efeitos colaterais não são nada de mais (você pode suportar tranquilamente), as pessoas fazem muito barulho sobre este medicamento, mas ele faz o trabalho dele, é aquela historia, até onde você esta disposta a ir para ter aquela pele maravilhosa e cabelo maravilhoso? O resultado é um milagre! mas se você for igual a mim, você vai ser a cinderela até a meia noite e pronto, o rosto volta com tudo.

    A linha AQUACLIN (verde) é aquele paleativo que ate que tenta resolver.

    Anticoncepcional (Diane 35, Yasmin, Gracial, Selene) Todos utilizados por mim, em um momento resolveram minha pele (porcelana), mas parece que meu organismo conspira contra mim, ou seja, não adiantam mais (para mim).

    HIPOGLOS, pode parecer maluquisse, loucura, mas é o seguinte, por incrivel que pareça o danadinho tira mancha (é verdade! Eu sou prova disso e a net já relatou isso), hidrata a pele, e seca a espinha (não sei se a palavra empregada é secar, mas da um jeito nas pestes).

    Espero que descubra a solução e poste aqui!
    Atualmente, estudo medicina para EU descobrir uma solução, pois até hoje (já mudei de dermatologista) viram pra mim e falam que não tenho cura.
    A medicina esta ai para solucionar nosso problema de espinha!

    Parabens!

    ResponderExcluir
  21. Giovanna! Acredito que seja o uso do bb cream!! Minha pele está/estava como a sua. Incusive achei seu post por buscas sobre esse problema. Ainda nao fui no dermato nem no ginecologista mas estao marcados... As espinhas começaram a aparecer assim que comecei a usar o bbcream da loreal todos os dias e limpava bem mal, confesso, de dormir com ele no rosto e tal. Minha pele ficou bem parecida com a das suas fotos! Eu suspendi o uso e tem melhorado!! (;

    ResponderExcluir
  22. boa tarde! eu ja fiz uso de pilula, ja usei acidos, ja usei receitas caseiras , mas a agora cansei, e vou parti pro roacutan, vivo com vergonha de por a cara na rua, tenho 34 anos e nunca tinha tido problemas com espinhas na minha vida, e a 1 ano tudo começou , desde entao n tive paz, agora minha esperanca abaixo de Deus e o roacutan.

    ResponderExcluir
  23. Olá achei o site hoje, a pílula resolveu para você?
    Meu caso é como da maioria das meninas aqui, nunca tive muitos problemas com espinhas e agora com 29 anos estou tendo uma trás da outra, minha testa está com aquelas espinhas grandes internas, inflamadas e doloridas.
    Fui na dermatologista ela me receitou Epiduo, não faz uma semana que estou usando, ainda não percebi melhoras.
    Já marquei endocrinologista e ginecologista para verificar os hormônios e possibilidade de ovários policísticos.
    Eu também faço uso de homeopatia, vou conversar com a homeopata e ver se a homeopatia é a causa, estou atirando para tudo quanto é lado rs.
    Uma coisa que notei aqui da maioria das meninas é que também usei BBCream da Loreal e Maybelline e foi nessa época que minha pele começou a piorar, já doei os produtos a muito tempo para minha irmã, mas de lá pra cá minha pele só tem piorado, não é possível que eles sejam os únicos responsáveis e permanecessem tanto tempo na pele né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sua dermatologista pode avaliar isso melhor. Não fica fazendo coisa da sua cabeça, não.

      Excluir
  24. Olá achei o site hoje, a pílula resolveu para você?
    Meu caso é como da maioria das meninas aqui, nunca tive muitos problemas com espinhas e agora com 29 anos estou tendo uma trás da outra, minha testa está com aquelas espinhas grandes internas, inflamadas e doloridas.
    Fui na dermatologista ela me receitou Epiduo, não faz uma semana que estou usando, ainda não percebi melhoras.
    Já marquei endocrinologista e ginecologista para verificar os hormônios e possibilidade de ovários policísticos.
    Eu também faço uso de homeopatia, vou conversar com a homeopata e ver se a homeopatia é a causa, estou atirando para tudo quanto é lado rs.
    Uma coisa que notei aqui da maioria das meninas é que também usei BBCream da Loreal e Maybelline e foi nessa época que minha pele começou a piorar, já doei os produtos a muito tempo para minha irmã, mas de lá pra cá minha pele só tem piorado, não é possível que eles sejam os únicos responsáveis e permanecessem tanto tempo na pele né?

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.