12 de fevereiro de 2014

VALIDADE DE PRODUTOS | UMA CONFISSÃO



Alguns itens de maquiagem têm validade muito curta. Geralmente são os produtos cremosos ou líquidos. Esses têm validade de 6 ou 12 meses após abertos.

Um rímel, por exemplo, vale até 6 meses depois que você abre (independente da validade indicada na embalagem, pois essa considera o produto fechado).

Uma base, em torno de 12 meses. 

Agora, os produtos em pó valem em torno de 36 meses após abertos, ou seja, 3 anos.

As pessoas sempre me perguntam sobre isso e sobre como eu lido com a validade dos produtos.

O que eu sempre respondo é: produto em pó, você pode usar ele a vida toda, se não tiver alteração no cheiro, nem na textura, nem na cor.

E com produtos líquidos ou cremosos, é bom você seguir a validade direitinho pois esses, de fato, estragam rápido.

Os produtos que uso nas minhas clientes estão rigorosamente dentro do prazo de validade, afinal não posso (nem vou) correr o risco. Agora, os meus de uso pessoal, que ficam no meu banheiro em casa.... vixe! Tem lápis da Natura lá vencido em 2009 que estou usando feliz!



Agora, a confissão/relevação/constatação é a seguinte:


Eu tenho um rímel da Lancôme que comprei em 2011 se não me engano (se bobear, foi antes!), abri e, desde então, usei muuuuuito pouco. Mas daí não tinha coragem de jogar fora porque ele estava em perfeito estado.



Resultado: coloquei ele na bancada do meu banheiro e estou usando agora e ele está PERFEITO!



Não está aquele rímel super líquido de quando a gente acaba de abrir, mas também não está seco. Tá no ponto ideal. Hahahaha. E eu estou usando tranquilamente.

Como eu disse: como maquiadora, não vou usar produto vencido nas minhas clientes mesmo que eles estejam com aspecto bom.

Maaaaaaaaas em mim...

Agora, existem produtos líquidos, como base, por exemplo, que não tenho coragem de usar depois do prazo de validade, ainda mais que sou A RAINHA da alergia, né?!

E o produto, quanto mais líquido, maior a chance de ele ser contaminado por fungos ou bactérias.

Batom também é outra coisa que quando fica velho dá cheiro. Jogo fora sem dó.


E vocês? Confessem seus pecados!


17 comentários:

  1. Quem nunca usou um produtinho vencido sequer, que atire a primeira pedra!
    Uso phyna meu lápis vencido também!
    Como eu sou a rainha do hidratante, acaba que sempre algum vence, daí eu me atino e começo usar! Se a textura está a mesma, a cor e o cheiro também, não vejo motivos para descartar!

    ResponderExcluir
  2. Validade? Nem olho! Se não tá com cheiro de velho, é porque tá novo! Tenho uma base beeeem velhinha, que é MUITO escura pra mim. As vezes, no verão, uso um tiquinho como blush/bronzer. Deve estar aberta a uns 8 anos e nunca me deu problema nenhum!

    ResponderExcluir
  3. Eu só deixo pra usar rímel quando engrossa, fica muito melhor! :)

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho mania de cheirar os produtos sempre antes de usar (a louca cheiradora de maquiagem... rsrs), só porque eu nunca acabei com um produto inteiro antes dele vencer. Isso me dá mais pena de jogar fora, pois sei que vou comprar outro que também não vai acabar antes de vencer, de novo! Acho maquiagem em geral uma coisa meio cara, então só jogo fora se mudar de cheiro, de cor, de textura.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre usei vencido sem pena (de mim! rs) té que tive uma alergia lascada!
    Até hoje não sei o que desencadeou o processo alérgico, mas sei que desde então não consigo mais usar lápis de olho :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que essas coisas não dá pra gente saber. Vc pode desenvolver alergia de um produto novo, na validade, de marca cara...

      Eu sou toda alérgica. E já reparei que o processo alérgico é do organismo da gente e não do produto em si.

      Excluir
  6. Ahhh eu confesso SIM! ahahhaha! já usei rimel fora de validade, com certeza! e olha...base tb viu! já tive mta base aberta ao mesmo tempo...hj em dia eu me policio com isso! abro duas no máximo e vou usando!

    adorei o post!

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo post! Vejo que sou uma pessoa normal e me sinto feliz por usar maquiagem vencida! HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso! Não fico de olho na data de validade não.
    O cheiro de rímel velho e batom velho é bem característico, e a base você sabe quando o cheiro muda, e geralmente a consistência muda também.
    Se achar que tá velho, jogo fora, se não, não dou a mínima atenção à data de validade.
    Inclusive pq tem alguns produtos, como o rímel, que vc percebe que, se fica guardado sem uso que nem esse seu, demora muito pra estragar.
    Tenho uma sombra líquida da Avon que saiu de linha já faz uns 6 anos, eu já tenho ela deve estar fazendo quase uma década e ainda uso muito feliz. Nunca encontrei outra igual, é maravilhosa, e não tem nem cheiro nem consistência estranha. Vou usar até acabar!

    ResponderExcluir
  9. A minha avó tinha um batom vermelho numa embalagem verde, linda, com um cheiro delicioso. Eu era bem pequena quando abria o armário dela pra desejar o batom. Me lembro de desejar esse batom por muitos anos, até o começo da minha adolescência. Acho que ela guardou o batom por uns 10 anos...

    ResponderExcluir
  10. Assunção!!!!
    Já usei algum produto de maquiagem vencido sim. Agora para batom eu coloco dentro da geladeira em potinhos, evita o mofo e mal cheiro, e fazem durar.
    Agora são potinho pequenos, rsrsrs, com o calor do Rio está fazendo os pobres coitados desmaiarem. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Brena, vc é uótima!!!!
    Sou como vc, não jogo fora maquiagem q sai da validade. Eu tava usando um rímel da L`Oreal, o Voluminous, que uma amiga me deu em 2007, foi ano passado q ele secou mesmo. Eu digo que essa palhaçada que venceu tem q jogar fora é coisa da época do collor. Estou c/ uma base e um corretivo da MAC na casa da minha amiga desde 2011 e não fui buscar até hj.
    Antigamente era assim, não tinha validade nos produtos, você só não usava se mudasse o cheiro, ou a cor ou a textura.
    Eu uso até acabar, enquanto não me der uma pereba, to usando. rsrsrsrs
    BJS
    Marcinha
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk pois é. convém dar uma olhada antes nessa base, hein?! bjos

      Excluir
  12. Excelente post, Já está marcado nos meus favoritos, parabéns.e muito Site de Swing um abraço

    ResponderExcluir
  13. Estou triste de jogar fora alguns iten de minha maquiagem já vencidos, vendo esses comentários, fico até dividida entre o certo e o errado.

    ResponderExcluir
  14. tenho uma mala cheia de base batom lapis rimel e po com protetor e muito validade vencida 2015 e 2016 tenho pena d jogar fora m tambem t medo de usar alguemaqui que eu mando p correio e muito em marca avon e natura

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.