17 de outubro de 2014

MELASMA | MEU NOVO TRATAMENTO E UM ALERTA

Este blog ficou conhecido pelos posts desse assunto de mancha na pele, mais especificamente, melasma.

O melasma, ao contrário do que muita gente pensa, não são aquelas manchinhas de sol pequenas que aparecem ao longo dos anos. Elas surgem da conjunção do mal: hormônios (pílula, gravidez...) + sol.

Catei da página da Sociedade Brasileira de Dermatologia algumas imagens só pras pessoas "normais" pararem de achar que estão com melasma!




Crédito para as imagens acima: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Bom, isso posto, vou continuar o assunto.

Vocês acompanharam aqui minha história de sucesso no tratamento do melasma (esse post é recordista de acessos até hoje). Só que, apesar do sucesso, como vocês sabem, eu desenvolvi alergia à hidroquinona (que foi o que me salvou, na época) e hoje não posso mais usá-la.

Então, o que meu médico está fazendo agora é tentando outros clareadores alternativos à hidroquinona. São clareadores menos potentes, segundo ele, mas que podem funcionar.

O primeiro "round" do tratamento este ano foi com ácido azeláico e Melani-D. Não funcionou. Não tive melhora.

Daí voltei lá depois de cinco meses e comecei o segundo "round".

"Brena, você é louca. Sempre te vejo com a pele ótima! Você não tem melasma!". Maquiagem, gente. Coisa rica de Deus!!!


De fato, depois do primeiro tratamento em 2011, que foi minha salvação, as manchas sumiram quase 100%. Só que ficou uma "borda" da mancha da testa pra trás. E essa borda voltou a escurecer de um ano pra cá.

O resto das manchas, o que saiu no meio da testa e nas bochechas, por exemplo, não voltou mais. Acredito que isso se deve ao uso da luteína.

Mas daí essa bordinha escura que tinha ficado pra trás (tive que suspender o tratamento por causa da alergia que desenvolvi) acabou escurecendo com o tempo.

Então, considero que não está ruim como esteve em 2011 mas piorou um pouco.

Hoje, estou assim:



(Como eu amo vocês, néam?! Postando foto do carón sem maquiagem, sob o risco de algum peguete digitar meu nome no Google e achar essas fotos, gente... Pense no susto do cidadão!)

É, eu sei. Tá toda manchada minha fuça, mas só me incomoda essa mancha da testa.






(A mão no queixo não é pra fazer a fofa. É porque neste dia eu estava com uma família de espinha bem ali).

Bom, daí o novo tratamento que meu médico passou é uma fórmula manipulada à base de: ácido kójico, ácido glicólico e alfa arbutin.

Comecei tem cerca de um mês e ainda não vi resultados, mas essas coisas são leeeeeeeeeentas, né?! 

Pra escurecer a mancha, é um final de semana de sol. Pra clarear é um ano!

Meu médico é contra tratamentos a laser para esse tipo de mancha. E, pelo que pesquisei com as meninas neste post aqui, todo mundo que testou laser se deu mal. Umas leitoras disseram até que melhorou demais, mas depois voltou pior do que era antes. Leiam os depoimentos lá.

Enfim, gente. EU que não vou testar novidade na minha cara!

"Ah, esse laser aqui é a última novidade pra tratar melasma". Excelente. Depois que ele não for mais novidade, eu faço. 

Cuidado, gente, com essas coisas que são novidade. Eles não sabem o resultado disso a longo prazo e ficam fazendo laboratório na cara da gente!!!

Daí, melhora... e depois de um tempo pode dar uma m* pior do que era antes. Eu acho que pra pessoa se aventurar nessas experiências é só se ela já tiver muito desesperada e já tiver tentado de tudo!


No mais, procure um BOM médico, um profissional voltado para patologias e não pra estética (maioria no mercado), porque esse último só vai querer te "tacar" tratamentos caríssimos e que nem ele sabe ao certo o que vai dar.

Outra coisa importantíssima: verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porque hoje tem um monte de médico que faz cursinho de estética e se auto-entitula dermatologista!
 

CUIDADO! É O SEU ROSTO!!!!!



33 comentários:

  1. Olá Brena! Também sofro, ou melhor, sofri com este problemas durante oito anos! Já havia tentado absolutamente de tudo, e já não aguentava mais gastar tanto dinheiro sem ter o mínimo de retorno. A cada nova tentativa a melasma só piorava e também desenvolvi alergia a hidroquinona. Este ano já havia desistido e decidi não fazer mais nada a não ser usar protetor e maquiagem/corretivo. Havia me conformado disso. Até que há uns 5 meses atrás minha amiga fez um tratamento com a "hidroquinona purificada" e ácido kójico (não encontrei muita coisa a respeito, só um artigo da indústria chamada Galena sobre este tipo de hidroquinona) e as manchas dela sumiram e no mês passado ela me perguntou se eu queria experimentar. Aceitei e estava totalmente discrente e preocupada por ser a famigerada hidroquinona. Mas como ela teve sucesso, resolvi por conta própria usar. E felizmente também deu certo pra mim, em 1 mês as minhas manchas que estavam bem mais escuras que primeira foto que você colocou neste post, sumiram 99%. Estou absurdamente feliz, não tive qualquer tipo de reação (não ficou vermelho, não inchou). Estou contando isso porque senti na pele o quanto é chato e mexe com a autoestima da gente. Já até marquei uma consulta com meu dermato, para mostrar pra ele o resultado, o produto que usei e ver o que ele me diz, Pois fiquei sem entender porque nenhum dermatologista nunca menciou nada a respeito da hidroquinona purifica. Caso você se interesse, converse com seu dermato sobre este tipo de hidroquinona, quem sabe dá certo pra você também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super ultra mega plus me interessei!
      Isso vende em farmácia? Vou conversar com meu dermato. Aliás, vou mandar seu comentário pra ele.

      Excluir
    2. Wagna, mandei seu comentário pro meu médico e ele me respondeu (ele é muito foda!). Veja abaixo a resposta e explicação dele sobre isso:

      Vou tentar de responder dividindo o assunto em tópicos.

      1. O termo purificado significa que o produto apresenta menor grau de impurezas. Isso pode ser obtido por diferentes mecanismos, como filtragem, dissolução em etanol, etc. O produto pode ter graus de pureza distintos, mas todos eles são à base de hidroquinona.

      2. Um produto aplicado sobre a pele pode produzir reações indesejáveis que denominamos dermatite de contato (DC). São conhecidos 2 tipos de DC: por irritação ou por sensibilização (= alergia). A DC por irritação é um fenômeno químico em que as lesões são produzidas pelas características do produto e pela frequência do uso. O exemplo mais comum é a DC da dona de casa por sabões e detergentes. Qualquer pessoa, se lidar com muita frequência com esses produtos, desenvolve uma dermatite. Não por que tenha se tornado alérgica, mas sim porque sabões e detergentes não são adequados para contato constante com a pele. A DC por irritação é quantitativa: quanto mais se entra em contato com esses produtos, mais lesões de pele ocorrem.
      Já a DC alérgica é um fenômeno imunológico, onde a pessoa desenvolve reações específicas contra determinadas substâncias. Por exemplos, pessoas alérgicas ao níquel que não conseguem usar brincos de bijouteria. É um fenômeno qualitativo (você é ou não é alérgico) e permanente (uma vez alérgico ao níquel, você pelo resto da vida reagirá quando esse metal encosta na sua pele).

      Portanto, acho que sua amiga apresentou um quadro de DC por irritação à hidroquinona. Ao usar um produto purificado, a química provavelmente era mais suave e as lesões não surgiram. Se ela for realmente alérgica à hidroquinona, deverá apresentar reação também à forma purificada.

      Espero ter respondido suas dúvidas.

      Excluir
    3. Sim,faz todo sentido, pois purificada ou não continua sendo a mesma substância e é o que me preocupa e me deixa confusa. Ainda não tive oportunidade de falar com meu demato, pois ele está de férias, mas assim que tiver uma resposta lhe envio também. De qualquer forma o que me deixou mais curiosa foi o fato de que, se é possível usar um produto com baixo potencial irritativo, porque não prescrevem primeiro este?
      Obrigada pela resposta! Bjs.

      Excluir
    4. Ola Wagna sofro a 8 anos ja fiz muitas coisas mais só
      tive piora ,gastei muito dinheiro .por favor passa mais detalhes desse produto estou super interesada .obg Alcina





















      Excluir
  2. Brena, parabéns pela forma como você trata do problema com suas leitoras - sempre destacando a necessidade de consultar um médico.
    O que tem de blog por aí em que a autora sai indicando cremes clareadores que nunca usou só para ganhar um $$$ não é fácil.. irresponsabilidade total. E tem muita menina que entra na conversa só porque é blogueira famosa e depois fica com problema na pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recentemente, vi uma "youtuber" famosete aí indicando o ácido que ela usa no rosto, falando onde vende, a porcentagem, como usa, etc... depois ela fala: mas pergunta pro seu dermatologista.

      comentei lá que achei super irresponsável isso. povo achou ruim comigo.

      mas uai... ela deu a fórmula do trem, ensinou como usa... e depois manda procurar dermatologista?

      eu comento os componentes, mas jamais a fórmula. vai que alguém manda manipular pq viu aqui...

      Excluir
  3. Olá Brena! Gostei das dicas do seu post! Eu ainda não conhecia sua história e que havia sofrido com o melasma anos atrás..melhorou bastante a sua pele!! Lendo seus posts me atentei que eu tenho duas manchas parecidas com melasma na minha panturrilha... mas eu sempre achei que fossem só de sol (apesar que nunca pego tanto sol na perna assim.. rsrs).. vou consultar meu dermato para tirar essa dúvida! um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Brena, você usa luteína de que marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sempre usei da sundown, mas ela sumiu do mercado!
      daí to usando de outras que encontro mesmo, sem olhar a marca.

      =\

      Excluir
  5. Wagna, vc poderia disponibilizar um e-mail para contato, estou muito interessada no tratamento que vc fez, foi formulado? Vc poderia passar esses dados? Obrigada, DNNS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email: contabeli@oi.com.br . Estou bem satisfeita pois até hoje 01/04/2016 as manchas estão controladas. Não sumiram 100% mas estão 99% mais claras e não preciso usar maquiagem pesada para camuflar, sofri com isto durante 09 anos. Enfim, no meu caso valeu a pena, mas continuo fazendo a manutenção e usando bloqueador solar de FPS bem alto (100 ou 120 que é o maior que encontrei) . Mas cada pele tem uma resposta. Aconselho primeiramente a procurar um dermatologista e avaliar a sua situação.

      Excluir
  6. Oi Brena, também sofro há anos com o melasma e atualmente as macnhas só escurecem... já fui em vários médicos, já utilizei vários produtos mencionados por você e pelas pessoas que deixaram comentários... você poderia me disponibilizar um e-mail para contato? Gostaria muito de saber os dados do seu médico pois gostaria de marcar uma consulta!!
    Obrigada,
    Ariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu médico é de bh. se servir, me mande um email: acordeilinda@gmail.com

      Excluir
  7. Olá ..sou mais uma sofredora ...meu Deus !!!, uso maquiagem todo dia ..não saio sem.
    tem épocas que fico atá depressiva..já tentei bastante coisa ,,mais só clareiam e depois voltam tudo de novo..no momento estou mais conformada..só protetor solar e maquiagem . Fiquei sabendo do ácido cirúrgico ...falei com pessoas que fizeram e a mancha some p sempre,,,lógico se vc cuidar neh.
    Esse ácido tira sua pele e forma outra nova,,,tem que ficar internada em observação pelo menos um dia..super me interessei , pois além de tirar manchas vc ainda fica com a pele jovem de novo,,,se souberem mais a respeito por favor me contem... meu e-mail- dsponda@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc consegue clarear as manchas, tenta a luteína. ela ajuda a não voltar.
      não clareia, mas impede que volte as que vc tratou.

      Excluir
  8. Brena, o que vc acha desta marca aqui?
    http://www.natue.com.br/luteina-enriquecida-com-vitaminas-c-e-e-250mg-60-capsulas-schraiber-7811.html?gclid=CNLN5r6J-cUCFQgXHwodjiQAmg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço. acho até que cheguei a usar quando a da sundown sumiu.
      eu gosto da sundown. ela vem 30 cápsulas mas vc toma só 1 por dia.
      essa outra aí vem 60, mas vc toma 2, então dá na mesma.

      Excluir
  9. Quero contato de seu dermato Brenda!saberia dizer se o acido tranexamico da resultado?Ouvi algo sobre.

    ResponderExcluir
  10. Brena, vc ja ouviu os resultados do laser "Spectra Laser Toning", acho q chegou ao mercado em 2012. Esse veio depois daquele Fraxel que piorou o melasma de mta gente tipo 1-2 anos depois do tratamento. Gostaria de saber se vale a pena fazer o Spectra laser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não arriscaria.
      tem um post meu chamado: melasma - deixe seu depoimento, onde eu pergunto sobre quem fez laser... 100% dos depoimentos contra.

      Excluir
  11. Oi Brena, acabei de comprar luteína da sundown no site da drogaria raia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, voltou na onofre tb, mas quase o dobro do preço que era antes :(

      Excluir
  12. Oi Brena, acabei de comprar luteína da sundown no site da drogaria raia. Faço uso de kiaritá e clarial c10 alternando os dias, uso protetor solar sempre. As manchas estão clareando, espero que a luteína dê um up no tratamento.

    ResponderExcluir
  13. Meninas, boa noite!
    Meu nome é Cameron, sou alemã-brasileira, bioquímica pesquisadora da área médica moro em Düsseldorf (meu Face, caso queiram é Cameron Meinfreudn) e estou a cada 3 meses no Brasil. Tenho melasma há alguns anos e já fiz todo tipo de tratamento. Conheço tudo o que se faz para melasma,até porque, em muito pesquiso o tema.
    Despigmentar não significa muita coisa ainda, pois, como se sabe, não há cura. O estímulo inflamatório que se faz para tratar o melasma pode sim piorá-lo e torná-lo ainda mais agressivo e profundo na sequência (risco altíssimo no Spectra, por exemplo ou na hidroquinona). Hidroquinona purificada (qualidade farmacêutica) continua sendo hidroquinona e pode dar ocronose e hipopigmentações severas em muitos pacientes.
    Minha grata surpresa foi uma médica amiga de Brasília que me apresentou, quando estive aí há 4 meses, um produto feito em Brasília chamado 3 Passos e que eu comecei a usar desde então. Os resultados são exatamente como prometidos: Graduais e compassados, mas muito consistentes, evitando o efeito rebote ou mesmo as recidivas (isto ainda vou confirmar ao longo de mais tempo). Mas tecnicamente o conceito faz sentido para quem é da área médica, pois bioquimicamente ele participa de vários processos e evita que as consequências da inflamação decorrente do ataque ao melasma, possam provocar repigmentações ou recidivas.
    Procurem saber deste produto, pois é muito válido e tecnicamente perfeito.
    O nome da Farmácia é Curante e seu telefone é 55+61-8625-5383 (Whatsapp).

    ResponderExcluir
  14. Carla como está seu melasma? Estes produtos são bons mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Brena adorei vc!!!Ri demais...adoro gente bem humorada!!Muito bom e útil seu post, também tenho esse problema e já fiz milhares de tratamentos. Consegui as minhas manchinhas na gravidez..também sofri com os lasers e seus efeitos rebote e continuo na luta. Meu incentivo é uma amiga que tinha um tipo de melasma profundo e extenso ( bochechas e testa)que persistiu por anos e hj está com pele de bebê... (nem uma pintinha)não sei se foi milagre mas sei que a possibilidade existe. É triste quando vemos alguns dizerem que não tem cura e que apenas haverá uma melhora,só nós mulheres sabemos o quanto isso dói.. é uma cicatriz na alma...Mas, eu que não acredito no impossível, busco trabalhar a ansiedade, que só atrapalha e continuo no caminho com otimismo,se Deus permitir,vou ter os mesmos resultados que minha amiga e desejo o mesmo a todos vocês! Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Gente é o cosmelan ??? Alguém já usou ?

    ResponderExcluir
  17. Eu já usei o cosmelam e muito bom porém bem caro.

    ResponderExcluir
  18. Brena, e o cosmelan? até hoje não experimentou? o meu está pra chegar, vou começar, posso contar pra vocês depois sobre o uso dele, estou frustrada com meu melasma, meu marido não me entende, acha que sou louca ou ele cego, sei la :( Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uai, se ele não tá vendo, melhor ainda! kkk

      Excluir
    2. hahahaha pois é, mas eu quero ''acordar linda'' hahahahaha comecei ontem o cosmelan 2, depois eu conto Bjs! :*

      Excluir
  19. oi tbm sofro com melasma e tenho a pele morena eu uso tri luma mas nao tem resolvido e tbm fikei interessada no post q vi q hidroquinona purificada pode vir a resolve pq uso o tri luma e meu buço, local do melasma, fica bem vermelho e talvez esse produto resolva so gostaria de saber onde eh comprado meu email e anna-margaridah@hotmail.com! obrigada

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.