19 de março de 2014

MELASMA: A LUTA CONTINUA

O post mais acessado deste blog atualmente é o que eu falo sobre como consegui controlar minhas manchas no rosto - conhecidas como melasma (se você não leu, clica aqui).

Daí, meu tratamento contra o melasma se encerrou forçadamente (porque desenvolvi alergia à hidroquinona) em junho/julho de 2012. Desde então, venho mantendo o melasma sob controle tomando cápsulas de luteína (outro post super acessado aqui no blog) e usando o BB Cream da Missha com FPS 42. Não pelo BB Cream em si, mas pela proteção solar que ele oferece.

Ou seja, nada nada, quase dois anos sem tratamento contra as manchas e elas super estão sob controle.

Daí, do comecinho do ano pra cá, notei que o restinho da mancha que sobrou na testa, que estava bem claro, começou a dar uma escurecida.

Minha mãe é daquelas que acha que tudo é frescura, sabe?! Então quando ela nota algum "problema" em mim, percebo que deve estar realmente aparente. Então, em janeiro, ela: o que é isso manchado aqui na sua testa? Pensei: ai, meu Deus... se ELA reparou, deve estar aparecendo mesmo.

E de janeiro pra cá, só consigo ver esse rái dessa mancha na minha testa.




Na verdade, como eu disse, é o resto da mancha maior que eu estava tratando. Daí o tratamento foi interrompido e ficaram duas bordas pra trás sem clarear. Só que estavam bem discretas e agora parece que começaram a escurecer.

"Ai, Brena. Exagerada. Nem tá aparecendo assim!"

Tá sim, gente.




Não voltou nem próximo ao que já esteve um dia, mas não vou deixar cagar manchar a cara inteira pra tomar providências, né?!

Daí, pra piorar, quando tirei essas fotos, vi várias outras pequenas manchas!

Contornar pra vocês verem:




Bem rente à raiz do cabelo tá bem manchado também, mas não apareceu na foto direito. E tem uns pontos logo acima da sobrancelha que esqueci de circular.

Bom, daí eu tava no dilema: pagar consulta (cara!!!) pra chegar lá e o médico me falar que não tem o que fazer, já que eu não posso mais usar a hidroquinona? Como lidar?

Resolvi arriscar e, pra minha surpresa, o médico me deu esperança!!! Iniciei semana passada um novo tratamento.

Vou copiar e colar o que escrevi no outro post sobre esse assunto:

- NUNCA, em hipótese ALGUMA, use NADA no seu rosto sem o conhecimento de um dermatologista competente. O barato pode sair caro, a indicação da amiga pode ser um caos no seu rosto. Cada caso é um caso, e não é porque algo funcionou pra sua vizinha que vai funcionar pra você.

Não siga NADA que você ler neste post sem antes conversar com um dermatologista e não siga NADA que te falarem (vou pecar por repetir, mas né...) senão vou começar a dar receita de como ser magra como eu comendo 200g de chocolate por dia, tá?!


Na nova fase do tratamento (que ainda nem sei se vai funcionar), estou usando:

- Ácido azeláico.
- Melani-D da La Roche-Posay.


Uso alternadamente à noite.

O médico me explicou que a hidroquinona é o que tem maior poder clareador (#Vanish feelings hahaha), mas que esses também são clareadores eficientes. Agora, varia de pessoa pra pessoa.

Vou usar por pelo menos três meses e voltar lá pra ele avaliar #oremos.

Estou colocando muita fé nisso, já que nunca mais vou poder usar a hidroquinona. Alguma outra coisa precisa funcionar, né?!

Volto daqui três meses pra dar notícias dos resultados e, enquanto isso, por favor, se comportem e não usem NADA sem o conhecimento de um dermatologista COMPETENTE.


E ATENÇÃO:


CUIDADO, pelo amor de Deus, com esse bando de dermatologista que tem por aí, hoje em dia, só preocupado em aplicar botox e empurrar tratamento laser nos outros e não entende NADA de tratamento sério (é o que mais tem hoje em dia). Desconfiem!


Me contem as experiências bem (ou mal) sucedidas de vocês!



85 comentários:

  1. Brena, eu "peno" com melasma há anos. Já usei tudo que vc possa imaginar (menos estes dois cremes que você postou). Atualmente, tenho as minhas manchas super controladas e só consegui isto depois que a minha médica usou um medicamento menos potente em mim. Usei a hidroquinona 4% depois de ter usado até 10% e não ter melhorado nada. Como entender??? Espero que vc tenha sucesso no tratamento. Assino embaixo de todos os produtos La Roche. Uso vários desta marca há anos, inclusive resolvi meu problema com olheira usando produtos desta marca. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que o medicamento mais leve funcione pra mim tb!!!
      :)

      Excluir
    2. Olá Brenda, li seu post e acompanhei alguns comentários. Como voce sugere que procuremos um dermatologista que não seja voltado pra área de estética e sim de patologia, gostaria que me indicasse um bom profissional. Tenho melasmas que vão e voltam. Surgiram de duas gestações. Sou de Belo Horizonte!

      Excluir
    3. me mande um email: brenabh@hotmail.com que te passo.

      Excluir
  2. Oi Brena,

    E a Luteína você vai continuar a usar?

    Abs

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Oi Brenda! Me identifiquei muito com a sua luta contra o melasma!! Tem 2 anos que trato, sem êxito, uma mancha que apareceu no meu buço... TENSO!! De uns dois meses pra cá, notei que elas estão se espalhando pelo meu rosto, procurei um novo dermatologista, que me receitou sessões de peeling de cristal + melanesse. Você já tentou?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, nem perde seu tempo.
      procure um dermatologista sério que trata patologias e não esses voltados pra estética que só fazem empurrar laser nos outros.

      Excluir
    2. Concordo com a Brena!

      Excluir
    3. Laser é luz, melasma é causado por luz (do sol e outras variáveis), daí, como tratar melasma com luz? Palavras da minha sábia dermatologista.
      Pode procura-la se quiser, ele atende em BH e se chama Dalila Raquel.

      Boa sorte.

      Excluir
  4. Brena,o peeling de melanesse não fez efeito? quantas seções vc fez? fez a manutenção em casa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale meninas, fiz um tal de fotone laser potente para flacidez e meu melasma que era ate discreto ficou horroroso muito escuro. Brena VC ESTÁ CERTA eu geralmente tenho 2 dermato uma que é maravilhosa e que vive em congresso mas não e adepta de laser ai fui na outra que e focada em estetica $ paguei 1.050,00 por uma sessão, resultado manchou minha pele a área dos olhos ficou igual um panda rsrsr e o melasma muito escuro. paguei caro e ganhei manchas e uma inflamação no meu bigode chines por causa do preenchimento que era semidefinitivo (deu granuloma, vou retirar com cirurgia = cicatriz), ela tinha 2 motivos para não fazer, mas a ganancia foi maior. Agora estou correndo atras do prejuízo, com minha outra dermato que passou vitacid plus e inthos. agora e esperar........

      RN

      Excluir
  5. Bruna, sugiro que leia o blog salada médica, a Meire encerrou as atualizações do blog mas deixou ele no ar, é mt rico de informações sérias. Ela é médica mas nao dermato, tem melasma controlado e um pele divina...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Brena do céu!
    O melasma é o carma da minha vida? Acho que sim...
    No final de 2012 comecei a penar com isso, começou bem sutil como uma mancha no buço.
    Nem fui eu quem percebeu, foi minha mãe que, ao contrário da sua, é neurótica com quase tudo rs.
    Então eu achava que era sombra dos pelos que estavam começando a nascer na região. Então me depiliei e nada...
    Pior de tudo foi que eu estava num período super conturbado da vida. Trabalhando o dia todo, fazendo cursinho a noite pra tentar medicina, imagina só!
    Então passei no vestibular em maio e procurei minha dermato, isso seis meses depois de perceber as alterações de cor no meu buço.
    Quando entrei no consultório ele já grudou os olhos naquela mancha abençoada!
    Então comecei o tratamento com hidroquinona e ela deixou claríssimo que eu poderia usar no MÁXIMO durante três meses... três meses esses de pura alegria. Passava o solaquin (hidroquinona em creme) alternadamente com o vitanol A (tretinoina) e todos os dias de manhã e no horário do almoço um protetor fator 60 da la roche.
    Enquanto estava frio minha pele estava linda, a mancha estava praticamente imperceptível.
    Daí que chegou outubro e aquele calor de escaldar... nessa época eu já tinha suspendido o solaquin e estava só com o vitanol mesmo, pois já havia dado o tempo máximo do tratamento com a hidroquinona.
    Não descuidava do protetor e mesmo assim, para meu sofrimento e desespero, a mancha voltou a crescer e com força total! Nessa hora eu quase choro...
    Além disso começou a aparecer uma mancha beeeeeem de leve na testa, entre as sobrancelhas e as minhas sardas das bochechas aumentaram... na verdade agora parece que tem um fundinho meio amarronzado fundindo-as. Vontade de jogar argamassa na cara!
    Voltei lá na doutora em janeiro e ela me receitou um medicamento diferente. Na verdade é um dermocosmético. Chama Phloretin, da Skinceuticals, uma marca americana. Ele é um concentrado de vitamina c pura, mais uma coisa que esqueci e esse tal de phloretin, que é o ativo principal e de patente da marca. Custa os olhos da cara e ainda não posso falar muito a respeito, mas segundo a doutora e artigos que li sobre o produto ele parece ser realmente bom.
    Contei aqui meu drama para sei lá, saber que não estou sozinha e fazer você e outras leitoras saberem que também não estão sozinhas.
    A coisa no buço está tão crítica que não consigo esconder com maquiagem... as pessoas falam que nem percebem, mas eu acho que passei uma mão suja de carvão na boca, de tão ruim que penso estar rs.

    Desculpa o comentário gigante, mas eu precisava desabafar sobre isso, porque moro sozinha, longe da casa dos meus pais aí em BH e ninguém aqui entende meu drama! Acho, na verdade, que só minha mãe e minha dermato entendem. E agora vocês né, que sofrem o mesmo que eu!
    Daqui algum tempo volto pra contar se o Phloretin vale o dinheirão que paguei nele!
    Boa sorte aí com seu tratamento tá!

    Beijos, Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, obrigada pelo comentário.

      Então, o melasma é mesmo ingrato. Meeeeeeeses pra tratar e um final de semana pra voltar tudo.

      Vc já viu meu post sobre a luteína? Tenho usado e acho que ela impede as manchas de voltarem. Dá uma olhada no post. São cápsulas e elas não vão acabar com a mancha, mas notei que as minhas em quase dois anos não voltaram.

      Busca aqui na lateral direita por luteína, que vc vai entender.

      Excluir
    2. Obrigada, Brena!
      Eu já tinha lido sobre a luteína aqui no blog sim, mas não lembrei de comentar sobre isso com minha médica. No próximo retorno vejo isso com ela e te conto dos resultados!

      Beijos.

      Excluir
    3. Meu médico disse que não há pesquisa científica a respeito, mas que se eu tô usando e vendo resultados, ótimo.

      Excluir
  7. Será que não tem um plastica que melhore? pois a medicina está avançando...
    essas pomadas demoram para dar efeito e as vezes nem funciona...
    acho melhor procurar um cirurgião plastico ...

    ResponderExcluir
  8. Vc pode me passar o contato do seu dermatologista? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu nem tenho dinheiro para esses tratamento caros,mas também sonho um dia acordar sem esses melasmas .Parece que meu rosto está sempre sujo.

    Obrigada pelas informaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. junta uma grana aos poucos e faz um tratamento. vale cada centavo.

      Excluir
  10. Tambem sonho lavar o rosto, e todas essa manchas sumirem,parece que estou sempre suja.

    ResponderExcluir
  11. Oi ! O ácido vc usa a noite e melani D a noite? E vc continua usando o missha?

    ResponderExcluir
  12. Olá, Brena. Também sofro com melasma :(. Adquiri depois de usar o anticoncepcional selene para controlar acne. Uso há 6 meses e depois de ir à praia em janeiro desse ano meu rosto manchou inteiro de melasma (testa, buço, bochecha e em cima das sobrancelhas). Você faz uso de anticoncepcional? Eu uso o selene e não posso parar porque minha cara enche de espinhas (tentei parar mês passado e as espinhas voltaram). Estou pensando em falar com a minha dermato para tomar roacutan, pois assim pararia com o uso dessa pílula, que é de alta dosagem de hormônios, e poderia usar uma mais leve, sei lá. Outra pergunta (além do uso do anticoncepcional): você consegue ter uma "vida normal" e controlar o melasma? Tipo: andar na rua no sol (com protetor, claro), ir à praia com a família... Uma das coisas que tenho sofrido muito é em pensar quantas coisas vou ter que deixar de viver depois que adquiri essas manchas.. Isso tem me deixado completamente deprimida. Minha dermato, além de acido manipulado para usar à noite, me passou cápsulas manipuladas de pycnogenol + vitamina C. Estou usando há 1 mês.. Deu uma melhorada, mas não consigo ficar feliz por pensar que minha vida nunca mais será a mesma depois dessas manchas.. Se puder me falar um pouco sobre isso agradeço. Estou inconsolável...Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a pílula é meio que pra "sempre". vc vai tomar roacutan, daí pára e volta tuuuuuuudo. como vc nao vai poder tomar roacutan a vida inteira, tem que ser a pílula mesmo. to dizendo isso pq já tomei 2 ciclos de roacutan, daí parava e voltava tudo.

      agora... praia, esquece. eu vou tipo 5h da tarde. é uma praga pra quem tem melasma. ce vai tratar meeeeeeses, a mancha fica boa, vc vai um final de semana pra praia e volta tudo de novo.

      =\

      Excluir
    2. Tô em dúvida na minha cor do missha . Entre a 23 e 27. Uso Bb cream da loreal na cor clara. Qual vc me indica? Vi q vc fez um poste dizendo q o 23 não deu certo pra vc.

      Excluir
    3. O que tá dando certo pra MIM é o 27.

      Excluir
    4. Mas dá uma olhada no Google. Pq se vc usa a cor Clara do loreal, acho que o 27 pode ficar escuro um pouco pra vc... enfim, não sei. Olha nas imagens do Google as resenhas.

      Excluir
    5. Mas faz diferença tomar uma pilula mais fraca, procure sua ginecologista e diga a ela que percisa de um anticoncepcional com baixa dosagem. O selene é uma droga, usei esse maldito tb e acho que por isso desenvolvi o melasma ele é um anticoncepcional muito forte, enfim... Hoje eu tomo o Diva que tem o mesmo componente do Yasmim que é um dos mais caros mas um dos melhores.

      Excluir
  13. Ah! Vc usa só o missha ou com outro fator de proteção?

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Também sofro com a questão do melasma. Realmente é um "saco" gastar tanto dinheiro e "nunca" vê o resultado, mas como não posso perder a esperança o meu dermato recomendou fazer peeling. Estou pesquisando na net para saber mais do assunto. Vocês já fizeram? notaram melhora???? Bjus!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo não deu resultado e com muitas pessoas que deixaram relato no outro post (vale a pena dar uma lida), só piorou.

      Excluir
    2. ele quer arrancar sua grana, tratamento com acicinho é longo mas da resultado sim mas tem q saber manter ... peeling é pra arrancar grana e ainda se vc nao tiver pele clara corre o risco de escurecer

      Excluir
  15. Não achei o post falando de peeling. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o post não é sobre peeling, mas nele eu falo que cheguei a fazer: http://www.acordeilinda.com/2013/10/melasma-como-eu-me-livrei-dessas-manchas.html

      Excluir
  16. Oi Brenda, eu vou iniciar um tratamento com Selene, que a dermatologista receitou, só que eu estou com super medo de manchar minha pele também, será que são todos os anticoncepcionais? Minha mae tem melasma tbm.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não são todos e tb vc tem que ter uma predisposição genética. algumas pessoas usam o mesmo que eu por anos e não mancha a pele.

      Excluir
    2. Vou passar muito protetor solar... Obrigada =D Deus te abençoe!

      Excluir
    3. minha mae tem e eu desenvolvi depois dos 30, ja te prepara e olha q como sabia q ela tinha SEMPRE protegi meu rosto e nada adiantou ;)

      Excluir
    4. Usei o selene e tb me deu melasma... Fale com sua ginecologista a respeito, quem sabe ela te indica um menos forte.

      Excluir
  17. JA usei melani D e PRA MIM foi a mesma coisa que nada, usei 2 tubos comprei na gosaude pq no BR td da la roche é um roubo, agora q esta quente o negocio é retinoico mesmo , uma pena q desenvolveu alergia a hidroquinona, pesquise sobre dermoscosmeticos asiaticos contra melasma, arbutin e vitamina C existem produtos otimos e bem mais em conta q o resultado é até melhor q o Melani D fale com seu dermato, apesar q a unica dermato q soube dos dermocosteticos asiaticos q eu ja tinha usado e protetor biore q uso foi esta q estou agora q é japonesa rs

    Como ja usei a hidroquinona por 3 meses e é recomendado dar um tempo estou agora no retinoico + vitamina C e pilula de pycnogenol, a unica coisa q nunca tomei foi a pilula vamos ver se tem algum efeito mas a dermato ja me avisou q tem pacientes dela q o melasma deu uma BOA clareada chegando a ficar imperceptivel como teve paciente q nao deu em nada, entao o negocio é testar

    ResponderExcluir
  18. Brenda...vc já ouviu falar do Cosmelan?Ele é ótimo!Faz maravilhas na pele..pesquise melhor...bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca ouvi falar... e todos os comentários que apareceram aqui a respeito foram bem suspeitos. to achando que é propaganda.

      Excluir
  19. Oi Brena!
    Meu nome é Clarissa, tenho melasma há anos, e descobri teu blog recentemente, através dessa mania que desenvolvi de ficar navegando pela web atrás do assunto melasma e clareadores. Adorei o jeito que tu escreve sobre o assunto, sempre com um ótimo senso de humor! KKK! Bom, fazer o quê né, não podemos chorar e nos entregar! Melhor levar o assunto assim, "de leve". Olha, no meu caso, fiz o clareamento com o Tri-Luma, e realmente clareou, só que é aquela coisa - a gente clareia, e mesmo usando um bom bloqueador - uso FPS 50 pra cima - o melasma escurece de novo. Mesmo usando os bloqueadores com cor, que protegem mais ainda contra o melasma...E olha que me comporto praticamente como uma vampira em relação ao sol! Comigo vem sendo assim há anos. Faço sempre acompanhamento com dermatologista. Hoje me dou conta que realmente o que faltava no meu caso era fazer um tratamento de manutenção, não só com os bloqueadores solares, mas com despigmentantes suaves, após clarear com o Tri-Luma. Então, agora, minha dermato me receitou o Biomedic Pigment Control por uns 2 meses, e depois iniciaríamos o Tri-Luma, de novo, pra depois seguir com manutenção - algum despigmentante mais suave e proteção solar. Acontece que sou meio rebelde, e como o Biomedic tava me ardendo ao aplicar, fui fuçar de novo na net e descobri o Clair, da linha Profuse, que é de um renomado laboratório farmacêutico. Lendo sobre ele, me empolguei e comprei. Resultado: estou muuuuito contente, pois tá clareando tanto, que nem vou precisar usar o Tri-Luma! Olha, eu realmente não esperava esse efeito, e em menos de 1 mês isso! Sei que temos que ter muito cuidado ao falar de produtos, e considerar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas já usei alguns despigmentantes, e esse é de longe o melhor! Já usei um despigmentante mais caro e renomado que clareou mas deixou a pele "normal" ao redor da mancha bem branca, por exemplo. Estou usando o Clair conforme as instruções de uso: aplico de manhã e à noite. De manhã, é o primeiro produto que aplico na pele, e espero no mínimo 10 minutos pra daí aplicar o bloqueador solar e fazer a maquiagem. Ah, detalhe, ele contém LUTEÍNA na fórmula!!! e outros ativos mais novos no ramo dos depigmentantes, combinados com os já "consagrados". Minha pele sempre foi oleosa e com acne - há um mês terminei um tratamento de 8 meses com Roacutan. Minha pele hoje tá "normal", começando a voltar um pouco de oleosidade. Daí quando comecei a usar o Clair, que tem uma textura assim meio de creme, que não fica sequinha após espalhar, fiquei até com a impressão que minha pele não absorveria muito bem os ativos...mas me enganei, senão não estaria dando tão certo...Acho que algo muito bom nele é que tem FPS 25 e luteína, pois eu fico sempre em frente ao notebook à noite, antes de dormir, ou seja, depois de aplicar o despigmentante, então me protege nessa hora tb. E o fato de poder aplicar também durante o dia, é perfeito, acelera o tratamento! Enfim, tô parecendo garota-propaganda, mas o que quero é dividir isso, pois precisamos nos ajudar, então, digo que pra mim tá funcionando muuuuuito bem! PS.: Já tô indo atrás de comprar a luteína via oral - dica que peguei no teu blog! Valeu mesmo! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, já ia te falar da luteína e li seu comentário.
      olha, pra mim, tudo que foi clareado não voltou mais! tá funcionando mto!

      Excluir
  20. Ei Brena, como vai seu tratamento, está vendo resultados?
    Bjos
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por enquanto, não, mas o médico havia dito que são pelo menos 3 meses =\

      Excluir
    2. Demora né? É um exercício de paciência... depois conta pra gente ; )
      Bjos

      Excluir
  21. Estou fazendo sessões de laser Spectra, ja estou na terceira e ainda não vi resultado. Alguém aí tem alguma experiência com esse laser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixiiii... isso é golpe. Provavelmente seu dermato é só estética mesmo tá...
      Pq o laser clareia sim a curto prazo, mas depois vem um efeito rebote.
      É como falei mais aí pra cima, laser é luz e o melasma é causado por luz. Logo ele virá com força total. Minha médica tem pavor de laser para clareamento de manchas!
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Laser só piora aconteceu comigo, fiz um tal fottone laser potente com uma dermatologista paguei 1.050,00 uma sessão e fiquei com a cara cheia de manchas escureceu muito, não caiam nessa! só quererm lucrar
      hoje voltei para dermato de onde nunca devia ter saído e iniciei vitacid plus e inthos.

      Excluir
  22. Brena, me ajuda? como você faz para reaplicar o protetor solar durante o dia? Você tira a maquiagem toda vez que reaplica ou passa por cima da maquiagem?
    Quem usa Vitacid Plus precisa aplicar filtro solar antes de dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou bem relapsa com isso. uso bb cream da missha com fps 42, mas não reaplico não.
      minha sugestão é vc comprar aqueles em pó, tipo da shiseido. que daí é fácil reaplicar.

      Excluir
  23. Ola vc pode passar o contato do dermatologista? Meu email é facmarques@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Brena, obrigada por responder. Estou reaplicando o protetor por cima da make mesmo e ainda passo o pó com FPS 50 da Biomarine para corrigir a cor. O protetor que uso (Biore) é bem fininho e não estraga a make na hr de espalhar.

    ResponderExcluir
  25. Oi Brena, boa noite.
    O seu blog é ótimo.
    Como está o seu tratamento? Faz um novo post para nós leitoras sobre o seu tratamento e como é sua rotina de cuidados com a pele.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! nessa segunda fase, não vi muita melhora (não vi nenhuma). rs
      estou esperanto tempo $$$ pra voltar lá no médico :(

      Excluir
  26. Oi Brena, Eu também tenho melasma. As manchas começaram a aparecer quando eu tinha 33 anos. Nossa! Foi muito difícil pra mim. Sempre fui morena de praia e tive que mudar totalmente meus hábitos e meu estilo de vida. No início não sabia da gravidade e achava que com um tratamento simples resolveria, mas não foi o caso. Depois de descobrir o que eram as manchas, percebi que meu pai tinha melasma, então no meu caso é genético, além da questão da exposição ao sol quando eu era mais jovem. Com 34 anos eu fiquei grávida e aí as manchas pioraram muito. Depois do nascimento do meu filho eu resolvi pesquisar todos os tratamentos possíveis e descobri o Spectra Laser Toning. É um tratamento a laser específico para quem tem manchas escuras, inclusive melasma. Eu moro no Rio e na época o único lugar que tinha a máquina era na Clínica Juliana Neiva. Em São Paulo várias clínicas têm o Spectra. Eu fiz as 10 sessões recomendadas e as minhas manchas melhoraram muito, mas não sumiram. Eu agora estou começando um tratamento com Vitacid Plus, Neostrata Pigment lightening gel, que você também usou. Também foi receitado pela minha dermatologista o Ivy C gel para revesar pela manhã com o Neostrata e ainda o uso oral de Inthos 250 mg. No início eu sofri muito, mas agora já estou adaptada. Uso sempre o protetor solar e um pouco de corretivo nas manchas. Ganhei uma amostra do bloqueador solar episol color para pele clara e amei muito! Nem preciso colocar o corretivo e já disfarça bem as manchas. Vou comprar! Então é isso mesmo que você já mencionou, as manchas voltam e precisam ser tratadas novamente. Hoje estou com 37 anos e sempre que percebo que as manchas estão aparecendo, volto com o tratamento. O ácido azeláico que você colocou a foto eu usei durante a minha gravidez, ele é bem fraquinho e era o único que os médicos liberaram para eu usar. O da La Roche Posay eu nunca usei. Nas minhas pesquisas encontrei um site que menciona todos os cremes para clareamento (http://www.vaidadederme.com/2012/07/30-opcoes-de-clareadores-faciais-luta.html). Eu já usei o Clarifiant da Roc, mas pra mim não funcionou. Bom, é isso. Senti vontade de compartilhar a minha história. Um abraço, Karen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é. tenho mto medo de laser. fiz um post-enquete sobre esse laser aí e todo mundo que usou fala que volta pior depois. cuiado.

      Excluir
  27. Mas esse laser que eu fiz é específico para melasma e manchas escuras. Para mim ajudou, mas não resolveu totalmente. De qq forma a médica me avisou que não seria a cura. (http://m.mdemulher.abril.com.br/beleza/novo-laser-spectra-arma-manchas-escuras-681077). Um abraço, Karen.

    ResponderExcluir
  28. Esqueci de dizer que no meu caso não voltou pior. Abs.

    ResponderExcluir
  29. Olá Brena! gostaria de te parabenizar pelo blog cheio de postagens interessantes e esclarecedoras,o melasma me persegue "desde sempre" assim como os diversos tratamentos ,é uma luta constante e eterna com estágios de melhoras e pioras,e custos muitas vezes bastante elevados,meu último dermatologista me indicou peeling de CO2 fracionado,você tem algum conhecimento sobre este procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já ouvi que usam esse CO2 pra outras coisas, tipo rugas. pra manchas do tipo melasma, não sei.
      chega uma hora que a gente tenta de tudo, né?!
      quando vão achar uma solução definitiva pro problema?
      vamos criar o desafio do balde pra arrecadar fundos para pesquisa contra o melasma!!! kkk

      Excluir
  30. Olá, sou Cinoelia, também tenho melasma.como todas já fiz vários tratamentos, inclusive co2 fracionado, me arrependi porque as manchas pioraram, e o mais desesperador ganhei manchas onde não tinha. Resultado: processei o medico. Depois fiz luz pulsada pra tentar resolver e nada, aí desisti do tratamento por um bom tempo.
    Agora estou terminando um tratamento com trilunox, as manchas sumiram, só preciso agora fazer a manutenção para q elas não voltem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu médico é totalmente contra laser para o tratamento do melasma.
      o que é esse trilunox?
      pra vc fazer manutenção, super recomendo a luteína, são cápsulas. elas funcionam como um filtro solar. estou usando há uns 2-3 anos e minhas manchas que tratei não voltaram.

      Excluir
  31. Oi Brena, seu post foi super útil! Vc pode me passar o contato do seu dermatologista? Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Eu sofro demais com melasma, tem dias que e
    stou na maior depre.

    ResponderExcluir
  33. Estou viciada no seu blog, Brena. Fiz várias anotações para argumentar com o dermatologista. Obrigada por sua disposição em compartilhar sua experiência. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado! Valeu! Bom ano pra todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! o blog acabou, mas, numa "emergência", faço um post extra. rs

      Excluir
  34. Que pena que o blog acabou, adorei, estou faz um tempo pesquisando sobre melasma e o teu blog foi um dos melhores que vi sobre.
    Tive a infelicidade de desenvolver as manchas meio do nada, não tomo anticoncepcional, não tenho filhos, mas de uns 4, 5 anos para cá elas surgiram do nada. Ainda bem que nunca fui muito de tomar sol mesmo, agora então fujo dele como o diabo da cruz! Acredito que as minhas manchas sejam relativamente claras por isso, tenho usado Episol Color FPS 70 que esconde bem. Mas a té agora não fiz nada mais efetivo para resolver, por isso adorei as dicas. Minha médica (que é mais voltada para parte estética) não me deu muitas esperanças, disse que são muito difíceis de resolver, sugeriu ácido, mas como disse que dependendo de como for usado pode piorar, não quis arriscar.
    Mas acho que vou procurar um outro médico com anotações que consegui aqui! Muito obrigada por compartilhar!! :)

    ResponderExcluir
  35. Oi Karen tb desenvolvi melasma, a mais de dois anos não vou a praia, tomei pavor. Mas o tratamento com ácido é essencial para melhorar, porém conviveremos com o problema para sempre. Sol no rosto, nem pensar. Procuro outro médico por que há esperanças, mesmo que demorem os resultados.

    ResponderExcluir
  36. Poxa, acabou? Entao conseguiu resolver o problema do melasma? Se sim, maravilha. Relate isso quando puder. Grata!!!

    ResponderExcluir
  37. Pessoal, tbm tenho melasma e sofro muito com ele !!! Já usei de tudo, hidroquinona, dermamelan , polipodium e picnogenol !!! Agora, vou iniciar o tratamento com o oli-ola, peeling oral, aparentemente muito bom ! Conto os resultados depois....sorte pra nós!

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.