20 de novembro de 2012

TUTORIAL DE MAQUIAGEM USANDO A TÉCNICA DA ALICE SALAZAR

A maquiadora Alice Salazar se tornou famosa na internet usando técnicas de maquiagem bem simples e que podem ser executadas por não-profissionais com facilidade. Nos seus tutoriais (não acho essa palavra adequada, mas é o que vejo por aí), ela usa aplicador de sombras - aquele de esponjinha - e os dedos. E raramente usa pincel. Outra característica marcante da maquiagem da Alice é que ela sempre usa uma sombra marrom como base pra qualquer cor que ela vá usar nos olhos e também esfuma as cores com o dedo.

Mais uma característica da maquiagem dela que difere muito do que eu aprendi no curso de maquiador do Senac é que ela passa base e pó nos olhos. O que, segundo ela, favorece pra esfumar a cor. Favorece mesmo, justamente porque a sombra não se fixa tanto. Então, ao meu ver, tem o lado positivo: esfuma mais facilmente, porém tem o lado negativo: a sombra não fixa tão bem e a cor não fica tão intensa como quando a gente usa uma base tipo primer ou corretivo (que foi o que eu aprendi e sempre faço).

Na verdade, o marrom entra só como base pra sombra, por cima da pálpebra preparada com base líquida e pó. E depois, ela aplica um fixador de sombras por cima, resolvendo então essa questão que eu comentei da sombra não se fixar no pó e da cor não realçar.

Bom, resolvi testar essa técnica bem diferente do que eu costumo fazer e o resultado foi este:


Vou mostrando pra vocês o passo-a-passo separadinho e vou comentando.

Começo com o olho preparado com base e pó (igual a gente passa no rosto, porém a Alice recomenda muuuuuuuito pó):

Uso a sombra Cinnabar da Mary Kay e um pincel de esponjinha (aplicador de sombras):


Aplico na pálpebra móvel e um pouquinho acima:

Fica assim (pessoa sem dignidade esticando "uzôio" fechado pra poder mostrar melhor - o que a gente não faz em nome da arte?! hahaha) e em seguida, esfumo com o dedo, usando movimentos de vai e vem, como se eu esfregasse suavemente a borda da sombra:


(Saiu um outro dedo tentando fazer figuração na foto).

E fica assim depois de esfumado:


Em seguida, aplico um fixador de sombras na pálpebra móvel (usei o Eyeshadow Primer Potion da Urban Decay, mas você pode usar qualquer um). Aplico dando batidinhas e não arrastando/esfregando pra não retirar a sombra marrom:


Usando o dedo, aplico uma sombra em pó solto como esta:


Para aplicar esse tipo de sombra com o dedo, basta pressionar o dedo no produto e "colar" a sombra sobre o primer que foi previamente aplicado. Não espere ele secar pra "colar" a sombra. Aplico somente na pálpebra móvel:


Agora, uso uma sombra preta com o mesmo aplicador:


E, com ela, marco o canto externo do olho:


Puxo a sombra preta fazendo o famoso "V" deitado no canto externo:



E esfumo com o dedo:


Volto com a sombra Cinnabar e retoco o marrom no côncavo:


Esfumando com o dedo novamente. E, por enquanto, está assim:


O problema que eu vejo nessa técnica está no seguinte: olhos fundos como os meus têm "cantinhos" bem pequenos e difíceis de se trabalhar com o dedo ou até mesmo com a esponjinha.

Notem que o canto interno dos olhos e o côncavo na parte mais funda (essa não consegui mostrar na foto) ficam sem esfumar direito pois o dedo e o aplicador não trabalham bem nessas partes. Notei manchas:


Em seguida, aplico a mesma sombra marrom (Cinnabar) rente aos cílios inferiores:


Nessa parte, vi outro problema. O aplicador é muito "gordo" pros meus olhos, então, o marrom ficou bem espalhado pra baixo. Não que isso seja um probleeeema, mas eu queria a sombra mais rente aos cílios e não tão espalhada.

E o resultado, por enquanto:



Aplico lápis preto na linha d'água, borrando um pouquinho pra baixo:


Na verdade, era pra eu ter usado o lápis antes de passar a sombra marrom rente aos cílios inferiores. Sem problemas, retoco com a sombra marrom e fica assim:



O "efeito" cílios grisalhos é por causa do fixador de sombras e demais pós que caíram. Isso se resolve com o rímel.

Aplico máscara de cílios (rímel, para os íntimos) e tcharã:



Meus olhos são muuuuuuuito fundos e deu super o truque na parte que ficou meio manchada, pois ela fica "na sombra" do próprio olho.

Talvez eu não tenha colocado a quantidade de pó suficiente pra esfumar apenas usando o dedo e a sombra não esfumou tão bem, causando manchas na fusão do preto com o marrom, por exemplo. Coisa de maquiador. Talvez uma pessoa leiga não percebesse.

A câmera deu uma diferença de cor nas fotos, deixando algumas mais amareladas e outras mais rosadas, mas relevem isso!




E o "carón" pronto:



Conclusões finais: 

- Estou chamando de "técnida da Alice Salazar", mas não sei se essa técnica é dela. É provável que não, mas quis fazer referência a ela pois foi a primeira pessoa que vi usar essa técnica em 90% das maquiagens (ou mais!).

- O resultado final ficou bom, apesar de eu ter visto algumas partes manchadas. Mas, como disse a Julia Petit no vídeo com a Alice "maquiagem é tudo efeito, não é perfeição". Eu ainda estou buscando a perfeição #alocka

- A parte boa é que você não precisa ter 38769367 pincéis, então qualquer mortal pode se jogar!

E fica a dúvida: tiro isso tudo agora pra malhar ou vou pra academia assim à noite? Hahaha.  #ALocka (é brincadeira, viu, gente?! não vou malhar assim não! hahaha)

42 comentários:

  1. Amei a Make.
    Vc é Linda.Combina Mt. Nem só essa mais sim qual quer uma q pois em vc fica Ótima é Claro.
    Linda..
    Visita? Make e Moda
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Vai assim! Ta linda ...e a aproveita para avaliar a durabilidade da sombra nessa técnica! ;) (desculpinha esfarrapada pra ir arrasando malhar! ^^)

    A Alice tbm arrasta um montão de pó com esponja abaixo dos olhos pra limpar sujeirinhas que cairam e corrigir o desenho do canto externo. Tem que ter uma pele muito boa pra fazer isso sem marcar linhas e ruguinhas né?! Se eu fizer isso to perdida na primeira risada que der. Pés de galinha aparecendo com força :(

    bjão
    Kaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, pior que make marca mesmo. uma micro linha pode virar uma super ruga!
      =/

      Excluir
  3. Exatamente como no curso da Alice que eu fiz há uma ano atrás. Fiquei tão espantada com essa de fazer base pra sombra, no caso a marrom cinabbar da MK, mas é isso mesmo que ela faz. Embora tenha aprendido com ela essa técnica, não a utilizo pelo mesmo que vc falou, a sombra qdo colorida não se apresenta tão intensa.
    Adorei o resultado da sua. Ficou bacana e mito simples de fazer.

    ResponderExcluir
  4. Qnd conheci a Alice, que foi quando comecei a gostar de make, achei os vídeos muito legais. Hoje, que já sei bem mais (pelo menos a teoria) do que antes, não acho tão legal...

    Acho que fica muito artificial a make... sei lá, tipo reboco. E essa coisa que vc falou de manchas eu também percebo quando faço do jeito dela...

    Pra mim, a técnica dela fica muito bonita em fotos, mas pessoalmente deve ser muito carregado....

    Mas mudando de assunto, sempre li seu blog, mas só agora que comecei a comentar... rsrs...

    Beijos Brena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oba! obrigada, daniela!
      bem-vinda!

      p.s.: também acho a pele que ela faz reboco, mas só usei a técnica dela nos olhos!

      Excluir
    2. Por nda! :D
      E obgda por responder meu comentário...
      Que honra! ♥

      Excluir
  5. Brena, eu que aprendi a me maquiar com minha irmã mais velha (vendo ela se arrumando pras festas qdo eu era menor), sempre usei essa "técnica" que pra mim é técnica pra quem não tem técnica, até hoje mesmo tendo aperfeiçoado meu gosto e comprado coisas melhores pra me maquiar não consigo de jeito nenhum usar pincel, com os dedos consigo fazer algumas coisas, nada muito elaborado mas dá pra fazer, minha última tentativa com pincéis para olhos foi um pincel de marcar concavo, estou insistindo muuuuuuito pra conseguir esfumar sem me borrar toda! kkk

    ResponderExcluir
  6. eu gosto muito do jeito Alice de maquiar e uso bastante no dia a dia mas nao dispenso meus pinceis rs. sua make ficou show e confesso que nao vi as manchas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, sim. meu olho tem essa vantagem de "ocultar" falhas. rs
      beijos

      Excluir
  7. Brena, adorei a maquiagem. Mas não gosto das tecnicas da Alice. Tentei varias vezes fazer do jeito "dela" mas acho q acabo carregando demais. Mas a culpa é minha, hahaahha. Beijos linda! <3

    ResponderExcluir
  8. Ai ue lindaaa!! hehehe tá bem night né, o maximo ue arrisco na academia é um delineado discreto :-)

    ResponderExcluir
  9. Faz um vídeo...please!!!
    Adoro seus vídeos. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, erika.
      nossa, meu olho é péssimo pra vídeo, pq é muito fundo e faz sombra nele mesmo.
      =/

      Excluir
  10. Oii Brena sempre passo por aki e adoro seu blog e suas makes, gosto muito das makes da alice tambem. Me tira uma duvida tenho os olhos exatamente como os seus fundos vc acha que esta tecnica é boa pra esse tipo de olho??Passar a sombra marrom?? OBS: Faz mais tutos pra gente bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÓTIMA pergunta, ana.
      na verdade, não é, na minha opinião pois o marrom serve justamente pra dar profundidade aos olhos e deixar essa área mais marcada. o que a gente (que tem olhos fundos) já tem.

      Excluir
    2. sempre ficava com essa duvida. Obrigado por me responder. bjosss

      Excluir
  11. Pelo amor de Jesus, tire a maquiagem pra malhar,rs, beijos minha linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk tirei.
      foi ontem que eu fiz o tutorial! kkkk
      imagina isso tudo suando? só jesus! kkk

      Excluir
    2. Ai que bom(alívio), magina vc lá suando e make escorrendo, vc ia virar uma palhacita, a propósito amei a make, mas acho carregada pra vc, gosto mais das suas mesmo, mas testar faz parte né, beijos minha flor, adoro vc!

      Excluir
  12. Bonita a make ficou, mas sinceramente não vejo vantagem nessa técnica. A cor ficou tão profunda quanto se vc aplicasse apenas primer, sombra azul e na transição a cinnabar. E não teria manchas. E o acabamento ficaria melhor. Resumindo: achei bacana o teste q vc fez, mas acho que fazer a make assim dá mais trabalho e um resultado pior em termos de acabamento. E na minha experiência em mim mesma, maquaigem de olhos só com primer, pois na minha pálpebra caída a base acaba abrindo um buraco na sombra em poucas horas. Bj

    ResponderExcluir
  13. Assunção!!!
    As meninas que amam maquiagem, me ensinaram assim também, mas existe o seguinte problema: Fica por demais carregado. Prefiro as técnicas que vocês usam no blog(Mac mania e Acordei linda),são mais suaves para a pel. Imagine essa técnica do teste aqui no Rio com 40°graus, não vale a pena, vou perder a maquiagem, e haja demaquilante para tirar camadas de pó e base.

    ResponderExcluir
  14. Alice é maravilhosa!!! Ficou muito linda.

    ResponderExcluir
  15. Eu vi essa "técnica" da Alice. Curto.. ela é direta, divertida, acaba aproximando muito as interessadas em makeup. Só acho que essa história de usar sombra marrom sempre não se adeque, por exemplo, quando queremos sombra clara no côncavo ou canto interno. Como será que fica?

    ResponderExcluir
  16. Oi infelizmente conheci seu blog a pouco tempo e nem sei se vc já falou sobre isso, mas tem como postrar algo sobre Primer e quais os melhores p/ pele oleosa? Obg

    ResponderExcluir
  17. Pelo amor de Deus nao se compare com essa Alice, vc ja viu os videos dela em que ela ensina a fazer o que ela chama de "pele" que na verdade é um reboco??? Tirando que ela é insuportavel, personalidade horrivel. Você é legal, profissional e nao faz videos de retardada. So gente mto ignorante em relaçao a maquiagem curte os videos daquela Alice. Ela so ensina a fazer CACA na cara. Essa que voce fez ficou linda, mas pq foi VOCE quem fez, se fosse ela ficaria reboco claro. E essas esponjinhas, são o pavor de qualquer make up artist de VERDADE. Não servem pra nada e a maioria a esponjinha sai na hora de aplicar a sombra.
    Bom, essa é so minha opiniao, vc é mto melhor que essa Alice, era isso que eu queria dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk
      anônimo, na verdade, eu acho a pele que ela faz meio reboco. se bem que ela tem feito menos reboco atualmente.
      mas só usei a técnica dos olhos aqui!

      =)

      Excluir
  18. Brena!
    Amei este post! Você é uma maquiadora poderosa! Olhando a foto assim, ficou linda, não percebo as partes manchadas!

    Como eu tenho olho gordinho, pálpebra gordinha, eu uso parte dessa técnica, que é de usar como base uma sombra marrom que dá profundidade. Senti diferença depois que comecei a fazer assim!
    Você teria alguma dica pra olhos como os meus? Pálpebras pequenas de gordinhas! rs

    Agora que sua zica na pele passou #asleitoracomemora, você podia fazer mais posts assim! De repente até em vídeo! Íamos amar (falo por mim e por tdas as leitoras rs)!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha obrigada, milene.
      vídeo pra mim é difícil porque meu olho é muito fundo e fica escuro em vídeo. um inferno! rs

      e essa técnica é boa pra pálpebra como a sua, que realmente dá profundidade sim!
      bjos

      Excluir
  19. Não gosto muito das maquiagens da Alice Salazar, acho realmente que a pele dela fica muito artificial parece que ela passa kilos de base e pó! E a técnica do olho eu acho que tem mais pontos negativos do que positivos! maaas, você ficou linda Brena, como sempre!!
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  20. Não me agrada a técnica da Alice, mas posso dizer que você, mesmo tendo tido dificuldade em esfumar, chegou a um resultado final mais bonito do que os tutoriais dela.

    ResponderExcluir
  21. brena qual o batom q vc esta usando na foto]
    bj

    ResponderExcluir
  22. q sombra baphonica é essa??? #inlove

    ResponderExcluir
  23. A Alice prepara as maquiagens mais para baladas e não para o dia-a-dia. Por isso concordo com ela que a pele bem trabalhada dura beeeeeem mais, já fiz o teste. Passar base nos olhos eu sempre fiz, ninguem nunca me disse que era errado e depois que a vi fazendo, me identifiquei. A sombra dura muito mais. E esse pincel que você usou para passar nos cílios inferiores é super grosso, poderia ter passado com cotonete ou um mais fino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu sou maquiadora e sei disso.
      mas a proposta aqui é usar a técnica da alice e fazer da mesma forma que ela, por isso usei esse pincel para os cílios inferiores, como ela usa.

      Excluir