11 de setembro de 2012

O CASO BOTICÁRIO: O QUE QUE DEU???

Depois de todo o bafafá que deu o post sobre o que aconteceu comigo na loja do Boticário, vários responsáveis pela empresa, em todos os níveis, ficaram sabendo (a gerente da loja ficou sabendo por causa do post no blog. A funcionária sequer ligou pra ela pra avisar o que tinha acontecido ou pedir que ela resolvesse!) Então, hoje cedo me ligaram: Roseli, responsável pelas filiais de Belo Horizonte, e Michele, gerente da loja onde o fato ocorreu. Sendo que a Michele tinha tentado falar comigo ontem e não conseguiu. Então, elas me chamaram na loja mais próxima de mim para, pessoalmente, me explicarem e fazerem o estorno.

Fui à loja do shopping Diamond Mall. Elas se apresentaram e me explicaram como funciona a maquininha do cartão, como funciona o "sistema" e me disseram que o valor do débito indevido não tem como ficar com a funcionária, logo, a funcionária não teria feito isso pra levar alguma vantagem, nem agido de má fé. Algumas pessoas levantaram nos comentários que tem funcionários de lojas (não do Boticário, mas da vida!) que fazem isso e pegam o valor em produto. Daí já acho que é muita teoria da conspiração e muita má fé das criaturas que fazem. E, pelo que a Roseli me falou, a funcionária que me atendeu no relatado episódio é uma funcionária de mais tempo de casa e que eles nunca tiveram problema desse tipo com ela, então creio - de verdade mesmo - que essa hipótese que o pessoal levantou nos comentários esteja descartada.

Bom, todos (Roseli, Michele e eu) concordamos que a conduta da funcionária foi inadequada, que ela teria várias outras formas de resolver isso e que, sim, ela agiu errado. Não pela questão da maquininha, mas pelo descaso com que não tentou resolver a situação, me fazendo, inclusive, passar por mentirosa, já que ela me falava que a cobrança "não constava no sistema". E esse foi o principal motivo do meu post, não o valor do produto em si.

O que aconteceu que o valor mudou de 2,99 pra 2,98 na segunda passada do cartão, nunca saberemos (sonseira da moça?), mas o fato é que uma conduta inadequada de um funcionário pode gerar todo esse reboliço que gerou (o post teve 20 mil acessos só ontem e 322 comentários até o momento) e acabar, de uma certa forma, afetando a imagem da empresa como um todo.

Acredito que foi, sim, um caso isolado daquela funcionária, daquela loja, mas, naquela hora, naquele momento, aquela funcionária representava a imagem do Boticário, empresa onde ela trabalha, então, é obrigação da marca vigiar e não deixar que isso aconteça. Eu só fiz "barraco" virtual, mas outra pessoal poderia ter feito um auê na loja.

O post acho que foi válido nesse sentido de fazer as empresas acordarem para um consumidor que não é bobo mais. Fazer a empresa andar rápido na hora de resolver o problema porque, do outro lado, tem um cliente puto insatisfeito e quanto mais eles demorarem pra resolver, mais insatisfeito esse cliente vai ficar. E hoje em dia, com as redes sociais e várias ferramentas de comunicação ao nosso alcance, a coisa toma uma proporção muito grande. As empresas precisam aprender a apagar o fogo no começo, senão ele se alastra e faz uma destruição danada. 

Tanto a gerente da loja quanto a gerente das filiais falaram que essa funcionária vai ser advertida, não pelo problema da maquininha, mas pela conduta inadequada frente ao ocorrido (todo mundo já entendeu que o problema não foi a disgreta do cartão passar duas vezes e, sim, a funcionária com atitude de "foda-se" pra mim, né?!). E que, todo mês, os funcionários das lojas O Boticário passam por treinamento justamente pra evitar que esse tipo de coisa aconteça. E me devolveram, em dinheiro, o valor!

Enfim, gente, foi isso. Acho que está tudo esclarecido e resolvido agora. Pelo que parece, O Boticário está preocupado com seus clientes, sim, tanto que rapidamente entraram em contato comigo pra resolverem meu problema.



E a paz voltou a reinar. E viveram felizes para sempre.


THE END.

..................................................................


UPDATE: SOBRE OS COMENTÁRIOS

Algumas pessoas comentaram que a empresa só resolveu o ocorrido por causa da repercussão que deu, etc. O que eu penso é que o fato de o post ter tido toda essa visibilidade ajudou a solução a andar mais rápido, e eles estão certíssimos em ter agido logo, depois de todo o bafafá. Não acho que O Boticário ia deixar o caso sem solução, de forma alguma, por causa de 30 Reais ou o valor que fosse. Muito antes de existir blog, internet e todas as ferramentas que temos hoje, existia PROCON e as empresas sempre respeitaram esse órgão.


96 comentários:

  1. Com certeza Brena, eles agiram da forma correta. Parabéns pra você que conseguiu lutar pelos seus direitos e para o boticário que soube resolver a situação.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles foram muito corretos comigo! Obrigada!!!

      Excluir
    2. Verdade! Pelo menos a empresa soube agir rápido, e uma sonsa como essa vendedora não representa a seriedade da empresa como um todo!! Hj na sala de espera de uma clinica em q estava, justamente peguei uma revista EXAME que falava sobre consumo. E num dado momento foi citado um ranking de atendimentos. O Boticário em primeiro lugar.
      Realmente Brena, vc fez o certo em procurar se fazer ouvir diante de tanto surrealismo (essa vendedora e sua abordagem) e conseguiu se fazer entender e ter seus direitos respeitafos!

      Excluir
  2. Parabéns pela sua atitude.
    Se as pessoas reclamassem seus direitos nos órgãos competentes e agora tb na internet, tal como vc, teríamos funcionários melhores preparados, atendimentos e produtos de real qualidade e respeito ao consumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Mas brasileiro é um povo muito acomodado. Daí não reclama pq tem vergonha de reclamar por causa de 30 reais... e esquece o desaforo que passou!

      Beijos.

      Excluir
  3. EU NÃO COMPRO NA REFERIDA POR SER CONTRA AO APOIO QUE O BOTICARIO DA AOS ESTILISTAS QUE USAM PELES DE ANIMAIS NAS SUAS CONFECÇÕES. JOANA CORREIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Joana, sério????????

      Nossa, eu ABOMINO quem usa pele!

      Excluir
    2. OI Joana e Brena!
      conheço a empresa pois sou cliente a tempos e sei que o boticário não usa pele de animas para fazer seus produtos tanto que se vcs entrarem realmente no site voces verão que ele são uma empresa que luta tb pelo meio ambiente fazem reciclagem e tudo em relacao a isso nao e verdade. obrigado Gisele campos

      Excluir
    3. Gisele, tomara que isso seja mesmo verdade. Não estou duvidando e vc, mas vou checar essa informação tb!
      Obrigada!!!

      Excluir
  4. Brena,
    Eu concordo com vc em tuuuudo! A Boticário demonstrou agilidade em resolver seu problema depois que jogou a m... no ventilador! rs.
    Isso vai servir para todas as lojas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Paty. Acho que não só o Boticário, mas todas as empresas podem aprender com esse caso.

      Excluir
  5. Eu acho que só agiram assim por causa do seu post, do contrário, gerente nenhuma tinha te ligado. Vc fez mto bem em contar todo o caso Brena.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, com certeza!
      Tem que botar a boca no trombone mesmo!

      Excluir
  6. Que bom que você conseguiu resolver, Brena!
    Agora fica uma dúvida cá comigo... será que todo esse "aparato" de gerencia estaria disponível para alguém sem visibilidade na net? Sim, porque seu blog é visto por zilhõõões de pessoas, merecidamente, pois seu conteúdo é muito bom! Sou muito incrédula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pensamento está correto. Também acho que não. O "caso" ganhou visibilidade, logo, eles tomaram providências rapidamente.

      Acho que tem a ver sim.

      Excluir
  7. Eu acho Brena, que só fizeram isso por causa do seu post. Se vc nao tivesse dito nada, nenhuma gerente teria te ligado. Então, consertar as coisas gracas ao medo da mídia não acho um mérito lá muito louvável. A única coisa realmente correta aqui, foi vc colocar a "boca no trombone" pq só assim as coisas funcionam. Não sabe atender cliente? Trabalha com máquinas então...sou dessa opinião.

    Beijo Brena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mas tomara que isso tenha servido de exemplo pras pessoas não terem medo de ir atrás do que é direito delas!


      Como dizia minha vó: quem não chora, não mama.

      Excluir
    2. "ão sabe atender cliente? Trabalha com máquinas então..." Concordo plenamente. Tipo pessoa que abre um boteco e reclama que tem que suportar gente bêbada...

      Excluir
  8. Olha Brena, sinceramente, não deixo de acreditar que a funcionária possa ter agido de má fé, afinal nenhuma empresa vai admitir isso para o consumidor! Eu já trabalhei em uma rede de cursos muito conhecida no país, e nos eramos proibidos de admitir qualquer erro..
    E também acho que resolveram o caso, em função do post ter se espalhado rápido, pois por menor que seja e de "pouca importância" nenhuma empresa quer ver seu nome circulando em redes sociais com comentários ruins! Caso contrário, se foi resolvido depois disso, poderia ter sido resolvido antes sem muito auê!
    Desculpa, mas essa é minha opinião, embora eu goste muito de O Boticário, nunca ter tido problemas e (quase) sempre ter sido bem atendida!
    Ainda bem que resolveram rápidinho e tomara que não aconteça mais!! :)
    Beijoss - BIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eu disse em um trecho do post: o que aconteceu que o valor mudou de 2,99 pra 2,98 na segunda passada do cartão, nunca saberemos.

      pode ter sido má fé, mas realmente não tem como a gente saber. segundo a gerente da loja e a gerente das filiais, a funcionária é antiga e nunca deu problema.

      então, acho que há esperança na boa fé do ser humano! rs

      Excluir
  9. Desculpa Brena, mas já trabalhei em comércio e dá sim pra usufruir desse roubo...porque na hora de fechar o caixa ela pode muito bem excluir uma venda à vista e incluir uma venda à débito e ficar com o dinheiro. Tem muito funcionário que faz isso aqui no Brasil e fora, já teve até caso de uma mulher que roubou e pagou o casamento dela (não me lembro onde foi, mas teve).
    Mas tirando isso de questão, venda à débito pode ser estornada na hora, porque já aconteceu com meu noivo...enfim...tudo errado nessa loja.
    Por conta do rebuliço na internet que eles entraram em contato, resolveram, mas isso já queimou a loja...porque na minha opinião é ridículo alguém não saber mexer na máquina sendo que trabalha todos os dias com ela e a grande maioria das pessoas atualmente pagam através de cartões!
    Enfim...que bom que resolveram!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elas me mostraram os trem lá do "sistema" e parece que é tudo muito bem feito.
      acho que foi sonseira da funcionária mesmo. má vontade foi, com certeza.

      Excluir
  10. Que bom que a situação foi resolvida. Mas, infelizmente, apenas por causa do seu post. Mostrar-se uma empresa séria e comprometida depois desse rebuliço todo é fácil. Difícil é ver atitudes corretas e rápidas sem que haja um grande esforço por parte do consumidor. Devolver o dinheiro e dar uma explicação É O MÍNIMO que a empresa deve fazer. E se para alcançar esse mínimo foi necessário um barraco virtual, não vejo motivo para admirar O Boticário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente faz barraco virtual pq a gente é #moçafina

      Excluir
    2. Concordo Paula!

      E se a cliente injustiçada não fosse uma blogueira?!

      xx
      Kaa

      Excluir
  11. Deram ouvidos porque seu blog é popular, serio e teve muita divulgação. Mas eu conheço uam senhora de quase 70 anos que andou um bucado pra encontrar um tal batom do boticário que ela gostava muito mas estava em falta, conseguiu acha rum ultimo no estoque e ao abrir o lacre e ver que o batom estava quebrado sofreu insinuações por parte da vendedora de te-o quebrado propositalmente para ganhar um novo. Ela ligou na Radio itatiaia e falou na época. A loja não se deu ao trabalho de se retratar... Enfim, bons produtos mas pecando no atendimento e ainda por cima "indiretamente" acusando senhoras de golistas e "indiretamente" aplicando golpes em clientes fica complicado. Porque podem falar o que quiserem mas esse lance de 2,99 pra 2,98 tá muito estranho. Que bom que eles se retrataram com você e devolveram seu dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, julia, mas os tempos estão mudando e acho que, cada vez mais, com essas ferramentas virtuais, as empresas estão percebendo que elas devem andar na linha.

      Excluir
  12. Brena, ainda não me convenci que não foi má fé, não de pegar dinheiro, de pegar em produto... pq a má vontade dela foi grande demais e esse caso não seria solucionado se vc não botasse a boca no trombone... por sorte, seu blog é acessadíssimo, vc é uma figura pública virtual (já te falei q é famosa né $$), entonces O Boticário se deu mal pq o caso tomou proporções gigantescas... Te contar, eu q não quero cair na mão dessa funcionária na loja do BH Shopping, e a marca deve trabalhar demais o atendimento das franqueadas, pq acho o atendimento fraco! #prontofalei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o negócio foi que a funcionária me atendeu (qdo voltei com o extrato) com tanta cara de cu (posso falar cu pq o blog é meu) que gerou essa suspeita. de repente, dependendo da atitude dela, mais simpática, solícita e disposta a resolver, eu nem tivesse desconfiado de nada.

      Excluir
  13. Que bom, fiquei feliz!!! Adoro quando o consumidor é ouvido, procurado e a empresa mostra a cara, procura resoluções.
    Curti!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Brena,

    Fico Super Feliz em saber que vc conseguiu resolução do problema, mas tb concordo com o que a BIA disse, eles só te contactaram pq viram que o post se tornou viral e muita gente repassando pras suas redes sociais.

    Eles deveriam ter te devolvido o valor em dobro e corrigido, mas ai eh com vc! hehe

    Abraços amiga de Blogger, e sempre que tiver algum problema deste tipo, faça isso mesmo bote a "BOCA NO TROMBONE"!!!!!

    BJUS CRISTINA VESPASIANO - AVON - Santa Maria/RS

    www.cccristinacosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, sim, também acho! rs
      mas se é pra resolver a vida da gente, acho válido fazer auê virtual.

      Excluir
  15. Enviei outra mensagem, mas acho que deu erro, heheheheh.
    Enfim, fiquei feliz com a resolução do problema. Realmente é uma pena que você tenha que ter feito o tal "barraco" pela internet...mas ia recorrer a quem de modo que a funcionária ligou o botão do foda-se? Né?

    ResponderExcluir
  16. A uns anos atrás escutei uma senhora de 60 e poucos anos ligar para a rádio itatiaia daqui de Bh para dizer que comprou um batom no boticário e ao abrir o lacre e verificar que estava quebrado ouviu na cara dura que ela quem deveria ter quebrado o batom só pra ganhar outro... é mole? E alguem ligou para a rádio para se retratar? Ninguem. Enfim, seu blog é conhecido, respeitado por mostrar conhecimento real do assunto que trata e como você mesma disse por não fazer jabás. Provavelmente correram com medo da péssima repercussão do caso. Enfim, essa história de 2,99 ir pra 2,98 é muito, muito estranha. Enfim, são bons os produtos, eles não tem um preço assim tão baixo pra nossa realidade mas sem um atendimento adequado e respeito a figura do cliente fica complicado comprar lá. Em lojas populares eu já vi cada situação de cliente dando barraco sem razão e o gerente tentando resolver na maior paciência e humildade. Faltou isso da parte deles: reconhecer o erro e ter humildade em lhe devolver o dinheiro na hora pelo extrato que vc tinha em mãos.
    Brana, saindo um pouco do assunto... hoje batemos 36 Cº em Bh... dá umas dicas boas depois de como segurar o make numa época dessas? E que produtos seriam melhos usar/abandonar? Beijo e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a dica é não usar muita maquiagem, pq não tem jeito, "derrete" mesmo.
      e o que puder ser à prova d'água, melhor! tipo lápis, rímel... algumas bases prometem longa duração, tipo a prolongwear da mac, mas sinceramente, não dá conta desse calor não!

      Excluir
  17. Pelo visto não foi resolvido. Pois vc ta falando como se elas fossem desonestas que só resolver pq vc vai este circo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lógico que não. por favor, cite o trecho onde vc leu isso.

      Excluir
  18. Onde vc colocou que só foi resolvido pq vc postou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, foi resolvido pq eu postei no blog a reclamação, mas foi resolvido sim. hora nenhuma falei que não foi ou questionei a honestidade de ninguém aqui. não venha, anonimamente, colocar palavras na minha boca, ok?!

      Excluir
    2. brena joia!
      eles nao te derao ou pedirão nenhum prazo pra resolver isso antes de você ter postado isso em seu blog? pois isso aconteceu comigo em uma outra loja ( não e boticário) e ele me pedirão 48horas para solucionar meu problema.
      bjs Claudia.

      Excluir
    3. Cláudia, como eu disse no post anterior, a moça disse que o dinheiro ia voltar "sozinho" pra minha conta. Mas, reforço, NÃO foi pelo dinheiro e sim pelo desaforo.

      Excluir
  19. Assunção!
    Brena que bom que você conseguiu resolver, administrativamente, e virtualmente. Precisou mesmo fazer esse post, senão não tem jeito, eles iriam deixar isso passar. Ainda bem que você fez o post, te devolveram o dinheiro, poderiam te acrescentar mais alguma coisa. Mas, parece que só fizeram alguma coisa pois se torno publicamente virtual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente, no brasil, ainda funciona o "quem não chora, não mama".

      não acho que a loja ia ficar sem resolver não, mas acho que a coisa se deu mais rapidamente pelo fato de ter se tornado pública.

      Excluir
    2. Assunção!
      Realmente foi bem rápido, as vezes, leva dias para as empresas resolveram.Mas que bom que foi tudo resolvido.

      Excluir
  20. É isso aí Brena! Espero que a sua atitude sirva de exemplo para as pessoas que se omitem ao ficarem insatisfeitas com algum problema no comércio! Se cada um botar a boca no mundo com a indevida conduta dos funcionários de lojas e mostrar que não é bobo, acredito que buscaremos um melhor atendimento e seremos clientes felizes!!!! Valeu! Brena fazendo acontecer... rsrsrsrsrs!Quem sabe daqui uns dias chega um mega caixa com produtos como pedido de desculpas?! hehehehehehe
    Beijos!
    Malú

    ResponderExcluir
  21. Eu já boicoto o Boticário pelo apoio aos estilistas que usam pelesde animal em suas confecções,acho uma coisa medonha!!
    Mas, da última vez que entrei em uma das lojas deles, a caixa me deu um formulário para obter cartão fidelidade. Qual não foi minha surpresa quando recebo um telefonema dizendo que meu cartão de CRÉDITO O BOTICÁRIO foi extraviado no envio....hummm, eu não preenchi proposta pracartão de crédito e sim do fidelidade. Não gostei de ter sido enganada, cancelei o cartão, deixei claro meu descontentamento e nunca mais piso em uma dessas lojas.Que raiva viu..........

    ResponderExcluir
  22. Só foram 'fofos' pq o caso chegou s redes socias....e internet é igual aos gremlins...

    ResponderExcluir
  23. Desculpa, mas não acho que eles foram corretos e tiveram agilidade e etc e tal...
    eles so fizeram o que tinha que ser feito, colocando panos quentes encima do ''erro'' da menina .
    E com certeza daqui uns dias vc pode ir la na loja do ocorrido q vc nao vai ver a lindinha q te atendeu.

    e acho sim que se colar colou, se vc nao fica-se com o pe atras e nao tirase o estrato do banco nao iria perceber a cobranca e a menina iria pegar em mercadoria sim ...

    A boticario so fez o que se esperava, devolver o seu dinheiro q foi cobrado a mais, isto por que vc tinha provas. caso contrario ...

    ResponderExcluir
  24. E o Boticario erro, mas vc só falou para ganhar algo rsrsrsrsr beijos e depois fala aí se eles te mandarem um kit de presente

    ResponderExcluir
  25. Que bom tudo resolvido. E agora? Vamos ao batom?!?!?! rsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk meninas curiosas! vou mostrar depois! kkk
      não me aguento tb, né?!

      Excluir
  26. Que bom tudo foi resolvido. Tambem detesto,repudio, mal atendimento. Mas agora podemos ver o batom!?!?! risos

    ResponderExcluir
  27. Brena, será que estes gerentes que entraram em contato com vc, também conversaram com as outras pessoas, pois a outra funcionária da loja não disse que "isso sempre acontece"?!?. Acho que não, pois caso contrário a funcionária que não estava nem aí com vc, já estaria no olho da rua!. Beijokas. Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que eu entendi depois, o "isso sempre acontece" foi com o cartão da maquininha lá.

      Excluir
  28. Eu não acho q o Boticario está preocupado com seus clientes, não!
    Se fosse comigo ou com outra pessoa q não tem um veiculo de comunicação tão popular quanto a seu duvido q teria tudo se resolvido dessa maneira.
    Quanto a esse treinamento mensal dos funcionarios tbm duvido, pelo menos aqui no ES em TODAS as lojas da rede q eu já entrei o atendimento foi muito, MUITO ruim...
    Só entro nessa loja quando não tenho mais nenhuma opção, infelizmente, pois é sempre um transtorno!

    ResponderExcluir
  29. ganhou brindes nao? rs.. brincadeira! fico feliz q tenha resolvido, apesar do que tenho quase toda certeza q se nao estivesse publicado o ocorrido estaria esperando o telefonema da ta funcionaria ate hj!!! parabens pela atitude!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Brena,que bom que conseguiu e parabéns por sua atitude e exemplo!!!Temos que ficar atentos,sair mesmo do comodismo que nos prejudica!!!Ser justo cabe em tudo na nossa vida!!!Bjs Sara

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Brena!!!Que bom que conseguiu resolver,parabéns pela atitude e exemplo.Temos mesmo que sair do comodismo que nos prejudica.Ser justo cabe em todas as situações de nossa vida!!!Bjs Deus te abençoe!!!Sara.

    ResponderExcluir
  32. Pelo menos tudo se solucionou! A dúvida é se teria se solucionado tão rápido no caso de não ter feito a publicação que fez! Parabéns pela atitude, soube falar do problema e arranjar uma solução e ainda vir explicar tudo direitinho quando se resolveu!

    lojissima.blogspot.pt
    Vendemos todos os produtos importados da Europa

    ResponderExcluir
  33. Fica a dúvida se tudo se teria resolvido tão rápido caso não tivesse feito a publicação que fez! Muitos Parabéns, soube explicar o problema, buscar uma solução e ainda explicou tudo direitinho quando tudo ficou resolvido! Gostei muito de ler os dois posts!

    lojissima.blogspot.pt
    Vendemos todos os produtos importados da Europa

    ResponderExcluir
  34. Que bom que resolveu tudo!!

    www.diariodeumabride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Brena estava lendo todos estes comentário, se fosse eu acabava com este assunto. Pois não foi resolvido o problema? Como você colocou que a gerente não sabia que tinha acontecido se você tivesse entrado em contato com ela teria resolvido, sem ter esta confusão toda. Pelo o que eu entendi ela te chamou na loja só por educação. Pois estorno não precisa estar presente. E os comentários que estão sendo colocados quase todos estão denigre a imagem da loja e das funcionarias. E como e você que libera a colocação no blog já pensou se uma delas entra contra você na justiça. Pois tem nomes, local de trabalho e tudo. Eu como advogada pegaria esta causa. Beijos Ana Clara - Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto já está acabado, mas eu TINHA que colocar que eles deram uma solução. Não podia fingir que nada aconteceu e deixar o caso em aberto. Todos os lugares onde os nomes das pessoas foram citados, fui eu que citei e falei só bem delas, não denegri a imagem de ninguém.

      Os comentários "negativos" são de pessoas achando que a empresa não teria resolvido se não fosse a repercussão que deu e eu já me manifestei sobre isso em um comentário também.

      Todas as pessoas, desde a gerente da loja até a mais alta diretoria do grupo já leram este post, os comentários e me mandaram email agradecendo.

      Pode ficar tranquila.

      Excluir
    2. As pessoas só estão falando nos comentários sobre a insatisfação delas com a loja O Boticário, para que haja um novo treinamento para isso, com nova visão e abordagem de atendimento.
      Acho que daria em nada na Justiça, pois é o clássico argumento do Meritíssimo Sr. Juiz," é puro aborrecimento do homem urbano", e no final não daria em nada.

      Excluir
  36. Já aconteceu em minha empresa uma cobrança ser feita três vezes na mesma passada do cartão (um posto de gasolina). O meu cliente desconfiou pois recebeu mensagens 3x no celular no momento do pagamento e me avisou. Como em tecnologia tudo é possível, optei por averiguar, tomando o maior cuidado. Com extrato do cliente em mãos e os meus extratos também (foi debitado na conta do cliente mas não foi creditado na minha conta), liguei para a operadora Cielo para tentar resolver. Disseram que não identificaram as duas passadas extras, mas "misteriosamente" o valor foi estornado na conta do cliente logo após minha ligação.

    No seu caso, o que mais me estranhou foi a diferença de 1 centavo. Provavelmente a maquininha deu pau na hora de emitir o comprovante e a moça entendeu que o cartão não passou e tentou passar no mesmo valor. Aí também não aceitaria, por conta do valor igual (neste caso ela deveria tentar uma reimpressão) e daí optou por fazer num valor diferente, o que está errado.

    Infelizmente estamos a pé de funcionários, por mais que damos treinamento, sempre alguma coisa vai falhar se tiver tudo na mão deles. Nada melhor que o dono ou um gerente acompanhando tudo de perto, para evitar esse tipo de constrangimento.

    ResponderExcluir
  37. Brena fico feliz por vc ter conseguido resolver o problema, isso mesmo tem que lutar até o fim. E vejo como blogs hoje são importantes para as empresas porque depois do seu post assumo que eu também fiquei com um pé atras com a empresa e eu to louca pelos batons dessa coleção.

    ResponderExcluir
  38. Que bom que seu problema foi resolvido Brena!! gostaria apenas de frisar algo q nessa confusão, ninguém se quer parou pra prestar atenção em um detalhe sempre deixado de lado;trabalho a mais de 15anos no comércio(em geral)mas quando um funcionário(a)e maltratado,xingado,quando e colocado o sua honestidade à prova por algum cliente que acordou do avesso ,ninguém faz um post mostrando sua indignação pelos maus tratos desse cliente ,somos seres humanos e estamos propensos a errar sempre...vale lembrar q se no mercado de trabalho não temos mão de obra qualificada a culpa tbm cai nos candidatos as vagas a serem preenchidas assim muitas dessas oportunidades deixam de serem ocupadas ...Vamos agir conforme a situação se apresenta um escandalo desse envolvendo a marca da loja (O Boticarío) nomes de funcionários,local,poderia sim ter sido resolvido com menos auê do q foi feito. toda historia tem dois lados pense nisso.um abraço Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, luciana. vc está coberta de razão. vejo isso acontecer váááááárias vezes e fico indignada. não é porque a pessoa é funcionária da loja que o cliente "manda" nela e muito menos tem o direito de destratá-la.

      Excluir
  39. Segue post no site da empresa, interessante como as pessoas passam informações que desconhecem...

    Testes em animais

    O Boticário, uma empresa genuinamente brasileira e pioneira na preservação da flora e da fauna do Brasil, não realiza teste em animais. Por integrar a sustentabilidade em sua estratégia de negócio, O Boticário aboliu essa modalidade de testes no ano 2000. Desde então, a empresa apóia a extinção dessa atividade e adota as melhores práticas para o desenvolvimento de seus produtos. Entre as iniciativas, utiliza os serviços de renomados laboratórios com conhecimento científico atualizado, que adotam métodos in vitro e estudos de segurança de uso em voluntários (pesquisa clínica em humanos), dentro dos padrões éticos e de qualidade vigentes.

    A nossa preocupação com o uso de animais em testes de cosméticos é autêntica, por isso apoiamos a extinção dessa prática. E como forma de propagar essa atitude, temos o assunto na pauta de discussão com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – órgão regulamentador e fiscalizador do setor de cosméticos) e já propusemos alternativas para comprovar a qualidade de produtos cosméticos sem testá-los em animais. Como forma de reforçar nosso posicionamento, O Boticário também é participante da PEA (Projeto Esperança Animal) e certificado por esta organização como empresa que não realiza testes em animais. Veja aqui a lista.

    Os nossos produtos atendem às regulamentações e legislações vigentes tanto no Brasil quanto nos países em que tem atuação. Vale esclarecer que, em nosso país, ainda não há um movimento governamental para substituir testes em animais, exigidos pela legislação para algumas categorias de produtos, por testes alternativos com metodologia in vitro. Em função disso, as empresas do setor adotam seus próprios posicionamentos, de acordo com suas convicções e escolhas mercadológicas. Por isso reafirmamos que O Boticário não faz teste em animais.

    O pioneirismo de O Boticário também se estende ao respeito que temos pela flora e fauna do Brasil. A atitude faz parte da essência da empresa. Há 22 anos foi criada a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, entidade referência mundial no respeito à biodiversidade. A Fundação já apoiou mais de 1.300 iniciativas de conservação da natureza em todas as regiões do País, com investimentos que superam R$ 20 milhões. Esses projetos renderam a descoberta de mais de 42 espécies de fauna e flora. Pelo reconhecimento ao apoio, pesquisadores homenagearam espontaneamente O Boticário batizando cinco espécies com o nome da empresa. Além disso, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza mantém duas reservas naturais – Salto Morato, no Paraná, e Serra do Tombador, em Goiás – que somam aproximadamente 11 mil hectares de terra onde são protegidas milhares de espécies animais e vegetais dos dois biomas mais ameaçados do País – Mata Atlântica e Cerrado.

    O Boticário trabalha e investe na preservação da beleza do mundo que deixaremos para as futuras gerações. Nossos milhões de consumidores, fiéis à nossa marca, também acreditam nessa bandeira. Isso significa que somos uma empresa que respeita a natureza, as pessoas e os animais, para que o mundo seja realmente mais belo!

    ResponderExcluir
  40. Fico feliz pelo problema ter sido resolvido.

    ResponderExcluir
  41. Eu ainda acho que ela agiu sim de má fé, e que não houve nem um enganoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela!
      Pelo que as gerentes me falaram, a funcionária é de confiança, então acho que essa hipótese está descartada.
      Bjos

      Excluir
  42. Ola! Tudo Bem!
    Meu nome é Léia Bous e,
    Visitei o seu blog e gostei. Entrei
    Como seguidor. Boa Sorte.
    Também tenho um blog e gostaria
    Que visitasse e se possível entrasse como
    Seguidor. Obrigada
    http://escolhasopus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. oi eu vi o que ocorreu ,nao acho que no domingo fosse um dia bom de vc resolver o problema.vc deveria ter esperado o contato,pra depois tomar suas providencias.pois nunca ouvi que ela deixou de resolver um problema.vc queria o quer mesmo/????/?/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria que todas as pessoas tivessem acesso ao ensino fundamental.

      Excluir
    2. Dislexia explica.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  44. Pensou na possibilidade dela não embolsar o dinheiro, mas sim, outro batom igual pra ela mesma?! Minha mãe é dona de loja e tem que lidar com funcionárias há anos, e acredite, isso acontece mais do que a gente pensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colar o que eu escrevi lá em cima:

      Algumas pessoas levantaram nos comentários que tem funcionários de lojas (não do Boticário, mas da vida!) que fazem isso e pegam o valor em produto. Daí já acho que é muita teoria da conspiração e muita má fé das criaturas que fazem. E, pelo que a Roseli me falou, a funcionária que me atendeu no relatado episódio é uma funcionária de mais tempo de casa e que eles nunca tiveram problema desse tipo com ela, então creio - de verdade mesmo - que essa hipótese que o pessoal levantou nos comentários esteja descartada.

      Excluir
  45. Considerou a possibilidade de ela não embolsar o dinheiro, mas sim um batom igual ao que vc comprou pra ela mesma? Meus pais tem loja e lidam com funcionárias há anos e, acredite, essas coisas acontecem mais do que a gente pensa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colar o que eu escrevi lá em cima:

      Algumas pessoas levantaram nos comentários que tem funcionários de lojas (não do Boticário, mas da vida!) que fazem isso e pegam o valor em produto. Daí já acho que é muita teoria da conspiração e muita má fé das criaturas que fazem. E, pelo que a Roseli me falou, a funcionária que me atendeu no relatado episódio é uma funcionária de mais tempo de casa e que eles nunca tiveram problema desse tipo com ela, então creio - de verdade mesmo - que essa hipótese que o pessoal levantou nos comentários esteja descartada.

      Excluir
    2. Concordo com a Thabata. Isso nunca aconteceu ou ela nunca fez isso com uma pessoa que botasse a boca no trombone? Como vc mesma afirmou, a funcionária sequer comentou o ocorrido com a gerente. Quantas vezes isso pode ter acontecido e quantas clientes lesadas podem estar até hoje esperando uma ligação como vc ficou esperando?

      Excluir
    3. Olha, ser a funcionária de mais tempo na casa não quer dizer grandes coisas. Temos uma funcionária que está com a gente há 08 anos e de 01 ano pra cá ela se tornou infeliz com o trabalho, e por falta de peito de pedir demissão, ela começou embolsar venda, mercadoria, e destratar os clientes. Até a gente pegar... :)

      Voltando ao seu caso, talvez essa tenha sido apenas a primeira vez que alguém se manifestou, ferrando com ela.

      Pra mim não se trata de teoria da conspiração, mas sim da pura realidade do nosso país.

      Excluir
  46. Oi Brena acompanho seu blog e fiquei sabendo deste episódio pelo face, até já comprei um batom do Botica a cor por um elogio seu.Gosto de vários produtos da Boticário e consumo produtos da marca há anos, mas fiquei muito decepcionada com a resolução de problemas deles. Resolvem pois tem um nome a zelar mas não sem antes haver um desgaste do cliente e longa demora sendo que pode ser tão simples. Comigo aconteceu numa compra pelo site de quatro intens que comprei um perfume veio com defeito na válvula impossibilitando seu uso, depois de muita lenga lenga, e de frases "é o sistema, é o procedimento da empresa" foram simplesmente 14 dias para eu receber o produto, o que achei absurdamente sem sentido pois a entrega deles é por SEDEX e na minha cidade tem duas lojas da marca.

    A Panvel já me mandou um produto errado (sou de Brasília e a loja também é do Paraná ) liguei pra eles no outro dia o carteiro foi na minha casa buscar, no dia seguinte chegou o produto correto. Simples, rápido, prático e eficiente.

    Quando fui à Disney no terceiro dia de visita aos parque vi (quando estava na entrada) que tinha perdido o ticket que dava direito à entrada nos parques por toda a minha viagem, fiquei desesperada pois ele custou R$500 reais, fora o preju a frustração de não conhecer o Miceky :) quase aos prantos e em um inglês arranhado fui explicar minha tragédia para uma das monitoras da entrada e ela falou pra mim relaxe, respire fundo, isso acontece todo dia, vamos lá no caixa para emitir outro. Contei resumido porque meu coment já tá gigante mas se eu já amava a Disney amo mais ainda depois dessa solução imediata, para um problema que ao pé da letra nem era deles

    Minha saga com o perfume com defeito e todas as maneiras que imaginei de resolver rapidamente e sugeri para a atendente (mas os procedimentos não permitiam) falei no meu blog, nest link http://www.deniseestachamando.com/2012/06/post-4-sobre-troca-perfume-capricho.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Achei a solução dada bem insatisfatória. Devolver o dinheiro em espécie era O MÍNIMO que eles poderiam fazer. Pelo aborrecimento que te causaram e para corrigir a má impressão que deixaram, deveriam ter te oferecido a devolução não só do valor cobrado indevidamente, como do valor da compra feita (R$29,00).
    Compro muuuito em sites internacionaisn e o atendimento é absurdamente diferente, principalmente em lojas sediadas na àsia oriental. Certa vez comprei um produto e ele chegou quebrado; por mais que a culpa pudesse ser dos Correios, era obrigação do vendedor embalar bem a mercadoria, por isso entrei em contato; ele me pediu desculpas (disse que estava envergonhado de ter me causado o aborrecimento) e me mandou outro grátis sem mesmo me pedir fotos para comprovar que o produto enviado estava quebrado. Em outra vez, a mercadoria demorou muito para chegar e eu reclamei (estava desconfiada que não havia sido postada); eles me mandaram outra e me disseram que caso chegasse a da primeira encomenda eu poderia ficar com ela de presente.
    Isso que é fidelização de cliente, e não apenas fazer o mínimo exigido por lei, que é devolver o dinheiro.
    Também não acho que deveriam ter te mostrado o funcionamento do sistema. Você é cliente e não te interessa se o sistema deles falhou ou se o problema foi com a vendedora; é obrigação deles manter o sistema sem falhas e as funcionárias bem treinadas; você tinha um comprovante e eles tinham que ter te devolvido o dinheiro na hora, independentemente do que o sistema dissesse.
    Da minha parte digo que, se já não gostava muito de O Boticário por achar os preços dos produtos caros considerando que são produzidos no Brasil, agora tenho mais uma razão pra dar preferência a outras marcas. D'O Boticário só quero o batom 101 da linha Intense e nada mais.

    ResponderExcluir
  48. Olá! Li aqui o post sobre seu caso e acho que não foi resolvido apenas pela visibilidade na internet. Tive um problema com eles no final do ano passado, nada que envolvesse valores e sim um brinde. Mas sou tbm da opinião de que se tenho direito, eu quero.
    Realizei uma compra no Iguatemi Campinas acima de uma valor X (não lembro de quanto deveria ser) e assim ganharia um kit com dois lápis retráteis(um labial e um para os olhos). Paguei e fui embora. Mas não colocaram na minha sacolinha o brinde. Voltei lá e falaram que não havia mais. Estranhei porque a promoção havia começado naquela semana. E não me saia da cabeça que ficavam guardando os brindes para as "clientes" da loja (vááárias lojas tem esse procedimento infelizmente). Fiquei encucada e mandei um formulário de contato explicando o ocorrido no mesmo dia por meio do site do O Boticário. Dois dias depois me responderam pedindo milhões de desculpas, que não havia como verificar se havia ou não brindes, mas que eles querem os clientes felizes. Assim, me enviariam o brinde por correio. Uma semana depois chegou em casa o brinde com uma cartinha de desculpas assinada a mão pela pessoa que me atendeu qdo entrei em contato.
    Outro problema que eu tive foi com o creme anti age. Dei de presente para a minha mãe. Mas em uma semana a pele dela ficou muito sensibilizada. Acho que foi alergia a algum produto. Ela levou o creme na loja, explicou o caso e imediatamente a vendedora avisou a gerente e realizou a troca por produtos no mesmo valor.
    Acho que são uma empresa sim preocupados com o cliente. As lojas, por serem franquias, às vezes não mantém os valores da empresa - o que não deveria ocorrer. Acho difícil 100% dos funcionários serem excelentes e há muito o que mudar no atendimento brasileiro. Falta treinamento, ética e conhecimento. Não gosto de julgar o todo pela parte, até pq há algumas funcionárias em Americana que eu amo! E já conheci algumas péssimas em outras cidades que eu morei.
    Mas fico feliz que a empresa se importe com seus clientes e sempre que precisei recorrer a eles, fui muito bem atendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As empresas hoje, de modo geral, estão cada vez mais preocupadas com o consumidor. E isso é ótimo.

      Excluir
  49. Nada compensa todo o desgaste com o occorrido, apesar do caso solucionado. Falta integridade no comércio brasileiro de maneira geral. Apesar de encontrarmos muitas pessoas honestas e educadas, esta parcela de mal preparados ou intencionados compromete a imagem dos comerciantes. Lamentáv el.Beijocas de Elisabeth-Perfumes Bighouse

    ResponderExcluir
  50. Eu teria feito o barraco na loja mesmo e nao sairia de lá sem meu $$ tiveram sorte que como vc disse seu barraco foi virtual eu quebrava td mesmo rsrsrs sou um tamtico esquentada
    Bjos parabens

    ResponderExcluir
  51. Oi Bruna,
    Isso mesmo, coloca a boca no trombone.
    Eu tive 2 batons estragados da Vult, mandei email e até hoje nem se prestaram a me responder: "tá perdendo seu tempo em reclamar, cachorra!".
    Como não entendo muito de facebook e nem de twitter, joguei fora os batons, os quais a validade termina em agosto de 2013 e sigo a vida.
    Graças a Deus resolveram o mau entendido.
    Bjs
    Marcia, Niterói, RJ

    ResponderExcluir
  52. Comprei na loja CRAZY4MAKE, com frete com rastreio, 70 dias, e não recebi! E ela, após reclamação no Paypal, já retirada - q raiva!, me ferrei! - admitiu q mandou - ñ sei se mandou -, mas com o frete sem rastreio, embora tenha escrito no pacote "priority" - palavras da dona, Aline Gonçalves! Hã? Oi? Q desonestidade! E a qual disse q, como ñ era justo eu pagar p ter rastreio e ñ tê-lo, por culpa dela, ela iria me reembolsar. E ñ o fez! E disse q nem o fará! #ficadica!!! Está no face do blog momento beauté e tb no face da própria loja, crazy4make.

    ResponderExcluir