24 de setembro de 2012

A SAGA DO CARÓN PEREBÓN

Depois que eu fiz o post sobre água termal e contei sobre minhas alergias de contato aqui, muita gente veio me perguntar sobre como estava minha pele, o que aconteceu, como está agora e tal. Então decidi fazer um post que já conto tudo e também - acho - posso ajudar algumas pessoas que viveram coisa parecida.

COMO TUDO COMEÇOU?

Eu estava com umas coisas na pele, tipo umas espinhas, mas cutucava e saía uma aguinha, não tinha nada. E aquilo coçava sem parar. Daí, fui no dermato (que é especialista em "pereba" e não em estética) e ele me passou um remédio pra tomar e uma pomada pra passar, Epiduo.

Passei o tal do Epiduo à noite e fui dormir. Aquilo coçaaaaaava, mas o médico havia me dito que a pomada poderia causar um pouco de irritação no começo. Então, não me preocupei. Quando é no dia seguinte, genteeee, acordo assim (no rosto inteiro):


Além de vermelho, irritado, não sei se vocês conseguem perceber, mas estava suuuuper inchado. Fora o tanto que ardia e coçava isso, gente!

Então, liguei pro médico. Ele mandou eu suspender o Epiduo (óbvio!) e passar Berlison por uma semana. Berlison é um corticóide e, teoricamente, ia resolver o problema. 

Acontece que fiquei usando o Berlison e meu rosto nada de melhorar. Então, voltei no dermato e ele fez testes pra ver se eu tinha alergia de contato, alergia a algumas substâncias que estão presentes em medicamentos tópicos, cosméticos e outras coisas que a gente usa na pele.


[Nem vem falar que eu to "sensualizando" porque nenhum ser humano nesse mundo acha "sensual" um monte de esparadrapo colado nas costas, viu?!].

O rosto já não estava como na primeira foto, mas ainda estava bem "detonado" - tipo nas próximas fotos que vocês vão ver. Não dá pra ver na foto acima pois o carón estava na contraluz.

Fiquei "colada" assim por longas 72 horas e isso coça mais do que qualquer coisa que vocês imaginam que coça. Os três mais longos dias do meu ano! Resultado: sou alérgica a propilenoglicol, etilenodiamina, formaldeído e quaternium-15 (fora os que dão reação cruzada com esses, mas vamos nos ater aos principais).

O tal do propilenoglicol está presente em tudo que é cosmético, creme, pomada! Ou seja, maquiagem, filtro solar, tudo! Um inferno pra achar produto sem isso. A etilenodiamina está presente no Berlison, pomada que eu estava usando pra "consertar" a cara. Resultado: ao invés do Berlison "me melhorar", ele estava irritando ainda mais a minha pele. Assim que descobri, suspendi também.

O formaldeído está presente em um monte de esmalte por aí (dentre os nacionais, não está presente nos da Colorama!). E o quaternium-15 não achei nada com ele!

Aí, o carón ficou um tempão (tipo dois meses) ainda assim:



E eu sem poder usar maquiagem, filtro solar, hidratante, nada nada nada! E esse "trem" coooooooça, gente! Vocês não fazem idéia do DESESPERO de coceira!

Pense eu no elevador encontrando o vizinho gato com essa cara!

[A testa, no meio, tinha melhorado, mas as laterais estavam um caos também].

Bom, passados 90 dias (completa 90 dias hoje) do ocorrido, a pele começa a dar sinais de melhora. Pra quem olha, já está normal, mas ainda não estou usando nenhum tipo de cosmético, nem nada no rosto, fora água termal que comecei a usar depois de um tempo. No começo, até a água termal estava irritando.

Então - tristeza em Cristo - tudo que eu comprei na viagem não pude usar ainda! Por isso, várias coisas nem mostrei pra vocês. Mas acho que agora vai!

"Foteenha" bem da mequetrefe, hiper mega master saturada, com câmera de celular, mas é só pra mostrar que the dog days are over!!!


Tirei essa foto horas antes de publicar este post.

Ah! E o Epiduo, coitado, não foi o culpado. Eu tive uma reação a esse medicamento, mas muita gente faz uso e dá tudo certo. Inclusive, quem quiser o meu, que usei apenas uma vez, está à disposição, só me falar (UPDATE: já doei pra uma leitora do blog).





54 comentários:

  1. que saga! mas que bom que vc e sua pele estão bem agora! Bjos Brena!

    ResponderExcluir
  2. acompanhei de perto e fico feliz que vc esteja bem de novo, linda e loira! bj

    ResponderExcluir
  3. Que bom :)

    Tô fazendo tratamento com ácido e já tô achando um saco ficar com o rosto descascando, imagino o que vc passou...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que coisa...eu também passo muito por isso!

    A gente devia nascer com um manual né! rs

    Que bom que melhorou!

    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Vixe que foi tenso... que bom que agora vc está bem!!
    Bjsss
    Kaká.

    http://fiquelindagastandopouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que coisa! Mas depois da tempestade... a bonança! E bem vinda seja ela...
    Bjs

    http://filhadefrida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Flor,
    Melhoras e agora total vigilância nos rótulos de cosméticos e afins. bjo

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que tragédia...ainda bem que tá acabando bem né.
    Mas vc sempre usou make e nunca teve nada? Foi a primeira vez que aconteceu?
    Fico horrorizada só de pensar em acontecer comigo, pois me maquio todos os dias.
    Bom retorno ao mundo das makes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, a alergia sozinha nao é o problema. o mais grave foi a pomada que me deu essa reacao, daí a pele tá bem sensível.

      =/

      Excluir
  9. dESSE JEITO VOCÊ PODE ESCREVER UM LIVRO.. KKKK

    BOA SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  10. Fia, e como não aconteceu isso antes com vc??? Tipo, vc sempre usou maquiagem e só foi aocntecer agora???

    Dózinha... <3

    ;-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, o problema na verdade foi a reação à pomada, daí a pele ficou bem sensível e tudo que eu tenho uma alergia e não aparecia antes, começou a irritar.

      acho que normalizando, essas alergias não vão atrapalhar em nada!

      Excluir
    2. Sabe o que eu acho??? Que vc é tão phyna que nao pode colocar qualquer coisa na cutis de diamantes!

      Hehehehehehe....

      Bom, melhoras. E pra quem viveu com Satanas por 90 dias [conforme vc mesma disse no post], logo logo vc estara com a beleza em Cristo novamente! E encontrará o vizinho gato pra compensar o dia falho! :o)

      Excluir
  11. nossa, mas se esses componentes estão presentes em tantas maquiagens, como que só agora foi te dar reação alérgica? ;o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rayme, vou copiar a resposta que dei pra mayra, tá?!

      então, o problema na verdade foi a reação à pomada, daí a pele ficou bem sensível e tudo que eu tenho uma alergia e não aparecia antes, começou a irritar.

      acho que normalizando, essas alergias não vão atrapalhar em nada!

      Excluir
  12. Tem produtos que possuem sensibilidade que reagem diferente em cada organismo.Mas graças à Deus tá tudo bem. E você descobriu à tempo. Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Brena, melhoras, nós que gostamos de make nao esperamos que isso aconteca conosco, mas passa, voce tem pele sensivel, bem provavel, uma cuts delicada, hihi

    ResponderExcluir
  14. Céus eu quis dizer que provocam alergias à pessoas sensíveis. Beijos! Melhoras!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que pena o que aconteceu. Mas pelo menos serviu para que fizesse o teste e descobrisse logo o que tem alergia! Minha pele é muito sensível, tenho até suspeita de rosácea. Quase tudo a deixa vermelha e irritada, tenho vasinhos nas laterais do nariz e alguns produtos, quando uso com muita frequência, fico com coceirinhas nas bochechas. Esse teste que fez foi no consultório normal do dermato? Tem algum nome específico?

    Bjos e boa semana =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi no dermato mesmo, mas não sei se tem nome específico (deve ter).

      sei que foi teste pra ver alergia de contato apenas. não tem nada a ver com outros testes que ja fiz e via alergia de poeira, alimentos, etc.

      Excluir
  16. Assunção!
    Menina graças a Deus vocês está bem melhor, e isso irá passar e não irar mais voltar. Tive essa reação alérgica imagina aonde,nem imagina eu falo logo, nas axilas. Se você não aguentava, eu então não podia usar um desodorante ou perfume, tive que partir para pomada, e tubos, e tubos, e põe mais tubos no verão para as axilas, hoje em dia tenho que tomar um maior cuidado em tudo que uso, graças a Deus descobri que tinha alergia a uma substância chamada aluminium, imagina lê rótulos de desodorante, tive que caçar aqueles que não me davam mais alergias, foi uma saga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa! mas passou?
      pq já ouvi vários casos de alergias que somem depois de um tempo.

      Excluir
    2. Assunção!
      Brena passou sim, mas tive que tomar cuidado depois disso. As alergias somem sim, depois de um tempo, e um bom tempo. Agora estou bem melhor. Bjs.

      Excluir
  17. Que bom que está melhor... Logo mais ta linda e loira de novo, enchendo esse blog de dicas legais... estamos ansiosas!
    Mas quanto ao Epiduo, se puder me mandar vou ficar mto feliz!HAHAHA Pago caro nesse tubinho, e meu tratamento é de 5 meses! To aceitando sim, pq já to falida...

    Tomei um susto quando você falou da reação alérgica, to usando o Epiduo a um mês e o trem faz milagre, meu rosto já ta limpinho! Além disso uso um sabonete líquido que retira MESMO toda oleosidade da pele! Suavié! Indico demais, isso se ele não conter uma dessas substancias que vc não pode usar

    Beijocas e Melhoras flor!!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, sarah! realmente fiquei arrasada de não ter dado certo com ele.

      =/

      me envie um email que combinamos: acordeilinda@gmail.com

      beijos

      Excluir
    2. Nos primeiro dias ele explode todos os cravos e espinhas, tudo que é impuro na sua pele começa a sair, e depois seca tudo! Até aqueles cravinhos pretos... Achei um máximo! Uso duas vezes por dia! Ele deixa a pele sequinha...

      ps.: Já enviei o email!

      Excluir
  18. Ah.. O Epiduo para mim já fez mal também, sabia?! Não fez tanto.. mas, deu uma alergiazinha chata e não senti melhora! acho que a pele não pode ser nenhum pouco sensível para usá-lo... =/

    ResponderExcluir
  19. o.o
    Eu tive uma pequena alergia, como a sua estava no começo, há um tempo atrás, mas nem procurei dermato ><'
    Agora fiquei até com medo, eu não sei sobreviver sem make e esmalte ;o hahahaha
    E essa coisa de teste de alergia é bem incômodo mesmo né? Tive uma amiga que teve que fazer isso e ela ficou doida haha'
    Adoro teu blog mulheeerr!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  20. Oi Brena !! Que bom que essa fase chata já passou ! Que Deus não deixe nunca mais acontecer isso com vc, imagino a agonia, tendo que trabalhar assim...
    Passei por quase isso, tenho uma dermatite séria no rosto, e um médico passou corticoides para tratar...acontece que minha pele "viciou" na pomada, tinha que usar todo dia, e um dos efeitos colaterais do corticoide é afinar a pele, então meu rosto está cheio de micro vasinhos muito feios, que só com laser sumirão...Depois disso fui em outra dermatologista que me receitou um peeling para a dermatite, e meu rosto ficou igual ao seu, fiquei uns tres meses nesse sofrimento tbm, só que minha boca fixou horrível tbm, parecia herpes, sei lá...enfim, sou solidária a vc,melhoras lindona !! Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Brena!! Isso aconteceu comigo quando passei um creme prescrito pela dermatologista, contendo ácido glicólico, numa dosagem bem baixinha. Para minha tristeza era véspera de ano novo e amanheci com o rosto enorme, inchado, vermelho. Achei interessante você postar os exames e a que vc é alérgica, porque percebi que todos os cremes que possuem algum tipo de ácido irritam minha pele. Já imaginou fazer um peeling e acontecer isso??

    Obrigada, porque agora irei fazer esse teste alérgico e só depois farei um peeling.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marli, já ouvi casos, viu?!

      de gente que fez peeling e amanheceu desse jeito aí!

      medo!

      Excluir
  22. Olá querida!! estava lendo seu post e me identifiquei com as manchas que me saem de vez em quando, só que não coçam nada. fui ao médico, e como não coçam ele pediu para que eu fizesse 3 tipos de exame de sangue, assim foi feito; e nada foi diagnosticado. só descobri que minha saúde está ótima, se melhorar estraga, também podera, com boa alimentação e musculação. :D
    Ele perguntou se eu era muito brava, eu disse que sim. Ai segundo o medico quando eu fico muito brava, estressada, minhas micro veias dilatam formando manchas que parece alergia. Duvidei, mas... até que me provem o contrário. Não sei se devo procurar outro médico, ou me estressar menos rsrs; até porque nã me encomoda, que foi o contrário do seu caso. bju bju

    ResponderExcluir
  23. \o/ que bom que tá melhorando! Que acabe logo isso de uma vez! :)

    ResponderExcluir
  24. ohhhhhh nossa vc tinha comentado mas não sabia a gravidade.... nossa que tenso, ainda bem que está melhor! mas você vai poder voltar a usar make normalmente?? Se precisar de dicas de makes super naturebas eu te passo!! :-****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, dhy!
      acredito que vou poder usar sim. mas ainda não estou usando nadica
      #trauma! kkk
      nunca tive problema antes desse acontecimento, então, acho que assim que a pele normalizar, vai ficar tudo bem!
      inclusive, to LOUCA pra testar no rosto a base que vc me deu e pra testar as coisas que trouxe da viagem que nem abri ainda.

      =/

      Excluir
  25. Tomei um susto quando vi sua foto! Uso Epiduo há anos e nunca tive nada, ele é ótimo! Minha pele nunca ficou tão boa!
    Caso vc ainda não tenha se desfeito dele me avise. Sou daqui de Bh tb!!
    elaine.nana@yahoo.com.br

    bjs e melhoras!
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine! Enviei hoje pra moça o Epiduo. Vou até atualizar o post falando isso! Beijos e obrigada.

      Excluir
  26. mas esse vermelhidão ficou aí por todo esse tempo? tô passando por algo parecido: um dia surgiram umas plaquinhas vermelhas que coçavam MUITO na minha perna, fui ao médico e era urticária. mas a urticária vem e volta, numa hora tô toda embolotada, minutos ou horas depois tô branquinha e lisinha como se nada tivesse acontecido. só que da perna se estendeu pro corpo todo, e agora, se eu ficar sem o anti-alérgico, a crise vem tão forte que chega ao rosto, minhas mãos incham... fui parar no PS duas vezes, porque esqueci do remédio antes de dormir e acordei um tomatão :P
    disseram que poderia ser algo que eu ingeri e logo ia passar... mas começou em julho. interrompi alguns medicamentos, cremes, comidas (frutos do mar, nozes, leite) e nada. ou seja, provavelmente é algo que eu continuo usando, mas não tenho a menor idéia do que seja (e só tem alergista pra outubro pelo meu convênio-diliça, até lá, dá-lhe Allegra!). enfim, uma merda mesmo!
    mas, boa sorte pra nós.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, já tive duas experiências dessa. só que isso que vc relatou é grave, viu?! fui parar no hospital também, com princípio de choque anafilático.
      provavelmente é medicamento oral ou comida mesmo. se vc quiser, me mande um email que te mostro as fotos de como eu fiquei. vc já foi num alergista? não caia nessa de "logo vai passar" pois da mesma forma que incha pra fora, incha pra dentro. se inchar pescoço, CORRE pro hospital na hora porque vc pode morrer. não espere passar sozinho.

      Excluir