3 de setembro de 2012

ÁGUA TERMAL SERVE PRA QUEM?



Venho há dias programando este post. Já comentei aqui no blog que eu sempre tive a pele oleosa, com tendência a acne inclusive (por problemas/desajustes hormonais), mas, como cuido, sempre tive a oleosidade sob controle. Porém, recentemente (tipo menos de 2 meses), tive uma SUPER reação alérgica a um medicamento (Epiduo) que usei no rosto e minha pele ficou assim:


Ficou assim, gente, no rosto inteiro. Vermelho, inchado, ardendo, irritado. Isso aí da foto ficou no rosto todo! Estou poupando vocês das imagens porque assim... pra vocês terem idéia, eu não estava nem saindo na rua. Ficou uma semana assim e depois começou a melhorar, muito lentamente.

Guardem essa informação a respeito da minha pele, que vocês já vão entender porque eu estou contando isso.

Bom, então, voltando... eu sempre tive a pele oleosa, a vida inteira. Aí eu lia - em blogs de beleza - o pessoal falar da maravilha que é a água termal pra pele, isso e aquilo. Mas sei lá. Não me convencia. Até que um dia, li a Vic Ceridono falando que quando ela "cutucava" as espinhas do rosto e passava água termal depois, a pele dava uma acalmada, os vermelhos causados pelas "cutucadas" no rosto sumiam, que cicatrizava mais rápido, isso e aquilo... enfim, comprei a bendita.

Escolhi uma da La Roche, nem sei porque:


(Imagem da internet, pois não tenho mais o produto pra fotografar).

Resultado da água termal na minha pele oleosa: NENHUM.

Gente, fiquei tão revoltada porque não aconteceu NADA na minha pele. Não vi aquele milagre todo que o pessoal fala, na verdade, não vi nenhum milagre, não vi foi nada mesmo. Acabei desapegando da tal água termal.

Bom, aí depois do ocorrido com a minha pele (episódio que contei no começo do post), quando a pobrezinha começou a se recuperar, ela ficou extremamente seca, repuxando, descamando, sensível, vermelha, enfim, um CAOS. E pensei: quem sabe a água termal pode servir pra isso?

Comprei a da Avène dessa vez:


E, gente! Descobri pra quem (e pra que) a água termal funciona de verdade! E não é pra quem tem a pele oleosa!

Não rolou nenhum milagre, obviamente, porque minha pele estava sofrida além do limite de uma pele sofrida em condições normais. Mas notei que a água termal teve um efeito, pelo menos. Acalmou a pele, hidratou (dentro dos limites) e aliviou um pouco a queimação que eu estava sentindo no rosto.

Resumo da ópera: se você tem pele oleosa, a água termal não vai fazer absolutamente NADA por você. Agora, se você tem a pele seca, sensível ou que se irrita/fica vermelha com facilidade, a água termal é pra você!

.......................................................................

Depois desse episódio, fiz aqueles testes (sofridos) de alergia e descobri que sou alérgica a vários conservantes usados em medicamentos tópicos e cosméticos, como propilenoglicol, etilenodiamina, formaldeído (muito usado em esmaltes).

Atualmente, não estou podendo usar maquiagem, filtro solar, esmalte, nada. Mas creio que depois a vida voltará ao normal. Conto com a compreensão e paciência de vocês pois não tenho testado os produtos no rosto nas resenhas aqui do blog.

E a parte boa: vou precisar desapegar de várias coisas que comprei, algumas que nem usei, inclusive. Farei um desapego esta semana ainda!

63 comentários:

  1. Eu uso a da Avène a uns 3 anos e adoro provavelmente obtenho resultados positivos pq minha pele é bem seca e sensível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. apesar de ouvir falar tão bem, nunca usei água termal!

    ResponderExcluir
  3. Água termal é um produto ainda muito caro pra gente desembolsar se não for realmente muito eficaz pra algo. Prefiro investir em outros produtos (hidratante, sabonete facial). Acredito que pra tem pele sensível é bom, então.

    Valeu pela dica e melhoras!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Super informativo!

    Melhoras!

    http://julianaasevedo.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Juliana Asevedo

    ResponderExcluir
  5. Ow minha pekena!


    Eu lembro de vc sofrendo em Cristo com akele teste de alergias.

    =D

    Mas tudo logo passa!


    Muito boa essa resenha, pq né eu sempre quis uma Água Thermal...

    Agora nem vou perder meu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brena, nao sei se vc leu a bulda do epiduo, mais nele fala q causa irritação, pra poder a pele descamar, uso ele ha 2 meses e minha pele começou a descamar e ficar irritada bastante no primeiro mes, agr parou e varias manchinhas ja sairam

      Excluir
  6. Eu gosto de usar a água termal depois que lavo o rosto e deixo secar naturalmente. Parece que minha pele fica mais calma...eu gosto! Tenho a pele oleosa também, mas além disso, realmente não vejo outro beneficio.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ai Brena... nossa!

    Que situação triste... que alergia filha da p*ta!
    E maquiagem mineral vc pode usar? Bom que pelo menos elas combinam com pele oleosa.

    Tomara que vc melhore rapidinho e... parabéns pelo post! O melhor sobre água termal com certeza!!

    Bjão,
    Kaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nada! Pelo menos por enquanto até a pele se recuperar totalmente. Mas já está bem melhor, não está como na foto mais não.
      =)

      Excluir
  8. Assunção!
    Aí Brena, espero que você melhore logo, é um sofrimento essas alergias, eu tomo vacina e faço testes alergicos de seis e seis meses, e quando nós não sabemos realmente o que nos faz mal, e acontece algo como foi na sua face, é uma tristeza muito grande, porque coça, arde e ficamos super irritados e sensíveis. Melhoras menina.
    Obrigada pelo post, minha pele é oleosa, e desembolsar mais de R$ 60,00 reais numa água termal que não faz muita coisa para nossa pele oleosa, prefiro investir em outra coisa. Ainda bem que você fez o post, e ainda bem que não comprei. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é.... fora que a danada é cara ainda por cima!

      Excluir
  9. adoro água termal, mas é aquilo que conversamos: minha pele é seca e sensível! bj

    ResponderExcluir
  10. Brena, eu comprei água termal por curiosidade e não vi efeito nenhum na minha pele oleosa. Mas fiz um peeling antes do casamento e minha pele ficou ultra seca e sensível por uns 10 dias, e o que me salvou foi a bendita da água da Avene.
    Melhoras pra você! E pode me mandar as coisas que você não pode mais usar! kkkkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente. tem tudo a ver com meu "relato". rs

      Excluir
  11. Sinceramente? Eu q adoro comprar tudo. Não tenho lá, "tesão" com agua termal, tenho pele normal, e minha pela é otima pra minha idade (39 anos), então, acho melhor nem mexer...
    Tb sou alergica a esmalte, não sei bem qual componente, sei q só posso usar colorama dos nacionais, e qdo a alergia atacava, tb tinha na área dos olhos, rosto, onde passava as mãos.
    Melhoras !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. what? 39? lembro de ja ter visto uma foto sua e não parece!

      Excluir
    2. Também tenho alergia a esmalte. Nunca fiz o teste pra saber exatamente a qual componente, mas evito tudo que tem tolueno e formaldeído. Eu uso sempre os da Revlon, que são ótimos e nunca me deram reação.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Engraçado... eu nunca tinha ouvido falar em água termal. Não sabia nem qual é a função. Mas enfim, de qualquer forma não vou poder usá-la. Minha pele é super oleosa, principalmente na região T. Sofro! :/
    Beijo, Brena. Melhoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... não vai mudar nada sua pele com água termal.
      =/

      Excluir
  14. Seremos solidárias a vc e compraremos seu bota fora...Oba!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk
      vou vender um kit com 4 bases da revlon (photoready). talvez te interesse!

      Excluir
  15. Brena, estou torcendo para que melhore logo!! :)
    Durante a leitura do post me identifiquei com o seu problema de pele oleosa e tendencia a acne! A questão hormonal até eu já controlei, e a oleosidade da pele melhorou com alguns produtos da Vichy Normaderm que eu passei a usar e com maquiagem free oil e beeem leve, mas mesmo assim, as danadinhas das espinhas insistem em aparecer, deixando minha pele muito manchada, que além de sensível, é moooooooito clara! Queria saber, se tens alguma dica e se tu te importa em me passar?
    obrigadaa!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele!
      O meu problema é que eu tenho ovário micro policístico. Então, eu preciso tomar pílulas específicas pra regular o hormônio que meu ovário não produz direito. Essas pílulas podem ser: yasmin, yaz ou elani ciclo, que têm os mesmos hormônios.
      Se vc já não é adolescente mais e tem acne, sugiro dar uma olhada nisso, pq fiquei "pelejando" um tempão, tomei Roacutan e tudo mais, e o problema estava nos ovários, na verdade.

      =/

      Beijos.

      Excluir
  16. Heloisa

    Brena ja tive uma SUPER alergia a cosméticos e principalmente a esmaltes.
    Ficava com a cara toda inchada, olhos que mal abriam, era só passar o esmalte na unha. Com maquiagem era mais de leve, mais as maças do rosto e os olhos SEMRPE inchavam, era terrivel.
    Mais melhorou sozinha, passou 'do nada', um dia pintei a unha e nao tinha mais nada, com maquiagem a mesma coisa. Creio que a sua vai passar tbm ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heloisa! Obrigada! Deus te ouça, viu?!

      Já ouvi vários casos assim como o seu, mas olha... acho tb que com o tempo, as empresas foram mudando as fórmulas e abolindo alguns "ingredientes" piores.

      Hoje, já temos várias opções sem formaldeído, tolueno e outros mais comuns por causar alergias.

      =)

      Beijos

      Excluir
    2. Heloisa

      Vc ainda ficou sabendo de qual substancia tem realmente alergia, eu nem esse teste fiz, nao podia nem sentir o cheiro do esmalte, tragedia. Mais como eu disse passou kkkk

      Excluir
  17. NOSSA ESPERO QUE VOCE MELHORE!!!!!!

    BEIJÃÃO
    TEM SORTEIO ROLANDO LÁ NO BLOG. ^^

    http://brincandodesemaquiar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Os produtos da La Roche são meus favoritos para o cuidado da pele!

    Ah, mas fiquei triste com o que aconteceu com vc! Espero que já esteja 100%!!!

    http://totalpinkprincess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Vejo muitos elogios para esse babado de água termal! Não tenho ainda! E com uma pele sensível como a sua fiquei com dó do seu rosto fico imaginando o incômodo afê! bejin

    ResponderExcluir
  20. Nossa Brena, bom o alerta! Tenho pele mista mas nunca experimentei água termal, bom saber que nao é esse milagre todo que o povo diz.
    Melhoras viu linda.
    Bjo Bjo
    VamosNaModa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, Brena! Vc realtou direitinho os anti que tomava para regular os hormônios. Depois de uns 4 anos, o Elani ciclo começou a me dar espinhas loucamente. Pensei até em tomar Roacutan, mas troquei de anti e a pele está voltando ao normal (sem espinhas) além de usar um sabonete da Vichy muito bom q até reduz os poros... Melhorar para vc, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ce trocou por qual?
      Vai ver ele ficou fraco pra vc, não?
      Já tentei trocar pelo Yaz, mas foi fraco pra mim...

      Excluir
  22. Brena, ótimo ler seu post, porque eu já vi muitos sobre água termal e achava que seria bom pra pele oleosa (e a minha pinga óleo). Poupei meu dindin, porque eu ia comprar pra testar!
    Ainda bem que ajudou a acalmar sua pele, melhoras!
    Beijos

    Sama
    www.blogdatarde.com

    ResponderExcluir
  23. Brena, adorei o post, nao desanime, a pele da face é realmente algo muito sensive :(

    ResponderExcluir
  24. Olá adorei seu blog, e estou fazendo tratamento com EPIDUO gel também, a minha pele está avermelhada e ressecada, más nada de muuuiito absurdo não, e li na bula que é normal isso...
    Você desistiu do tratamento com o EPIDUO gel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal ficar avermelhada e sensível e o médico havia me alertado sobre isso. O problema foi que eu tive uma reação alérgica e meu rosto ficou inteiro como vc viu na foto e também muito inchado.
      Suspendi imediatamente.
      Já faz 2 meses e ainda estou tratando a reação que tive.

      Excluir
  25. Olá adorei seu blog, e estou fazendo tratamento com EPIDUO gel também, a minha pele está avermelhada e ressecada, más nada de muuuiito absurdo não, e li na bula que é normal isso...
    Você desistiu do tratamento com o EPIDUO gel?

    ResponderExcluir
  26. Legal o jeito que vc lida com as coisas, tipo assim isso aí fiquei com uma alergia mas vamos lá, daqui a pouco melhora :) Parabéns pela atitude positiva, conheço gente que faria um dramalhão....
    Eu tenho pele seca com tendência a acne, então se uso algum hidratante muito gorduroso já viu... Aprendi a usar hidratantes mais leves durante o dia, para desviar a acne(uso o embryolisse durante o dia e o chronos noite para dormir). O problema? Não hidratavam 100%, a pele sempre ficava um pouco seca. Depois de ver muitas resenhas sobre água termal por aí, finalmente comprei uma. Mudou minha vida cutânea! Hahaha. Pra mim funciona assim: borrifo e deixo a pele ficar quase molhada e passo o hidratante. Potencializa o efeito sem engordurar o creme. Será que faz sentido? Hahaha.
    Tenho outra função pra ela tb: adoro maquiagem mas não gosto de ficar comprando muitas coisas. Comprei a base em mousse da Maybelline e não gostei do acabamento. Como não queria comprar uma nova até essa acabar fui tentando lidar com ela. Funcionou: Passo a base com os dedos mesmo, e depois borrifo um pouco de água termal naquelas esponjinhas de maquiagem e dou batidinhas leves no rosto. Melhora o acabamento em 200%.
    Acho que a água, só ela, não tem muita serventia não, não substitui nenhum outro produto. Mas em conjunto com outras coisas ela tem lá sua serventia... (comentário mais longo ever)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, cacá!
      esse esquema da água termal + hidratante é interessante. vou tentar qdo minha pele melhorar.
      =)
      obrigada!

      Excluir
  27. Pra mim é um mistério essa água. Eu tenho pele MUITO oleosa E com rosácea! Ou seja: os produtos pra pele oleosa e com tendência a acne irritam a minha rosácea; os produtos pra rosácea aumentam a oleosidade e consequentemente as espinhas. Uma merda, hehe. Aí comprei essa aguinha pensando nas duas coisas, pois vi muita gente falando que notou diminuição da oleosidade com o uso. Mas não fez nenhuma diferença, nem na rosácea... PORÉM, passei um dia nas pernas depois de depilar e foi ótimo! Borrifei ela por tudo e passei um hidratante com a pele ainda úmida e não tive as coceiras de sempre. Agora só uso pra isso :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas faz todo sentido. Tem a ver com aquilo que a Vic falou de acalmar a pele depois que a gente "cutuca" as coisas. Acho que a função é bem essa mesmo. De acalmar coisas irritadas. Bjos
      Adorei a dica.

      Excluir
  28. ola!!adorei seu blog pois me identifiquei muito com as alergias!!!!já sofri muito com as benditas, mas depois de muitos testes descobri que tudo que tem formol,formaldeido,tolueno deixa a coisa bem feia:P...entao os esmaltes da Revlon sao a salvacao no caso das unhas!!existe uma pomada chamada Diprogenta que salva minha vida quando fico atacada, mas precisa de receita...e muito cuidado ao testar novos cosmeticos!!!melhoras..

    ResponderExcluir
  29. Oie,, sou Viviane, e este teu Post caiu no ceu.... pois comprei a mesma agua thermal que voce usou, e tenho tbm pelo oleosa, uma passada e meu rosto ficou igual ao seu, todo vermelho uma sensação que meu rosto esta aspero... um horror,,, pois agora nao estou podendo passar nem filtro solar,,,,
    estou desesperada pois to sofrendo com meu rosto assim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, leia novamente o que eu escrevi no post. Não foi a água termal que deixou meu rosto assim. Acho que vc não entendeu direito...

      Excluir
  30. Oi, pelo incrível que pareça... eu comecei a usar o epiduo (não tenho alergia), mas ele deixa a pele um pouco vermelha. Eu tenho 17 anos, tenho acne, poucos poros dilatados, poucos cravos e pele quase oleosa... eu posso usar-lo? O que eu quero saber é se pessoas com pele oleosa e com espinhas podem usar isto... mais uma coisa, quantas vezes por dia? 2x?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, só o seu dermatologista vai saber te falar como vc deve usar o Epiduo (se é 1x ou 2x) e se esse é o medicamento certo pra vc.

      Pele é assunto sério, como vc pode perceber aqui neste post, então todo cuidado é pouco.

      Excluir
  31. Nossa, meu rosto está igual ao seu...não sei o que fazer, a dermatologista falou q podia ficar vermelho com o uso do Epiduo, mas creio que o meu evoluiu p uma alergia, como a sua....demorou muito p seu rosto clarear? vc usou só agua termal?
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. demorou porque eu continuei usando filtro solar e alguns produtos que me dão alergia, então, com a pele sensibilizada, acabou piorando.

      tomei antialérgico, corticóide e parei de usar tuuuudo que usava no rosto. tem mais de 4 meses já.

      Excluir
  32. Eu uso água termal brasileira é ótima porque além de tirar todas as impurezas , ela hidrata além de tirar toda oleosidade da pele ,ela deixa com uma suavidade total eu recomendo o uso diário porque é sensacional. conheça o site e saiba mais sobre essa preciosidade que é a água termal brasileira: www,aguasdesaopedro.com.br.

    ResponderExcluir
  33. vi a imagem da sua pele.. eu tambem uso produtos, e estou com a mesma coisa... é muinto feio, voce fez o que para sair? esperou? passou alguma coisa?

    ResponderExcluir
  34. Olá Brena Braz, parabéns pela postagem, vai ajudar muitas pessoas. E agora o que você está usando como protetor solar, já que é algo de estrema importância pra pele? Bjos!

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de saber quantos dias,meses leva para desintoxicar de alergia de esmalte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. varia de pessoa pra pessoa e do "grau" de intoxicação. recomendo vc procurar um médico.

      Excluir
  36. gostaria de saber quanto tempo leva pra sair a vermelhidao do epiduo

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.