27 de setembro de 2011

COMO NÃO SE MAQUIAR (APRENDENDO COM O PASSADO)

Se inspirar em maquiagens das décadas passadas é super bacana. Assim como na moda, muita coisa volta a ser tendência também na maquiagem depois de algum tempo. Hoje em dia, por exemplo, maquiagem inspirada nos anos 50-60 está super em alta. Exemplo disso são os cílios postiços, delineadores e os chamados cílios-aranha (spider lashes), inspirados na modelo Twiggy (ícone dos anos 60). Enfim, todo esse papo é pra dizer que a moda, a maquiagem e as tendências vão e voltam.

Porém, voltam "repaginadas", com uma outra leitura. Nunca idêntico ao que era. Devemos nos inspirar nas tendências apontadas pelo passado, mas tomarmos cuidado com as armadilhas dele.

Os anos 80, por exemplo, foram ótimos. Sim, eu vivi neles e posso falar, mas foi uma década muito over, inclusive na maquiagem. Tudo muuuuuuuuito. Muito blush, muita sombra, muita cor, muito batom vermelho, enfim, o caos instalado (na cara da pessoa). Então, bora pegar o passado (mais especificamente essa década de 80) pra aprender o que a gente não deve fazer! Hahaha


Madonna e Cindy Lauper foram dois grandes símbolos da década de 80. Naquela época, as pessoas, sim, se maquiavam quase desse jeito. As mulheres até hoje se espelham nas famosas (seja da novela, da música nacional ou internacional) e, na década de 80 não foi diferente.

Hoje em dia, achamos tudo isso é bem over. Too much. E, ainda que a gente queira se inspirar em algo dos anos 80, algumas coisas realmente devemos deixar pra trás. Vamos a elas!

Lembrando, sempre, que os posts de "como não se maquiar" criticam a maquiagem das celebridades e não o caráter ou a competência, nem muito menos a importância delas para nossa cultura!

- Sombras multicores combinadas com batom também colorido. Nos anos 80 tinha disso. As pessoas usavam azul + verde nos olhos, por exemplo, e um batom vermelho na boca. Hoje em dia, quando usamos um batom vermelho, por exemplo, optamos por tons mais neutros nos olhos. Não estou falando que não se deve usar olho preto com batom vermelho, por exemplo. Ou olho super marcado combinado com batom vermelho ou pink. É perfeitamente possível e fica lindo em alguns casos. Só estou dizendo que a combinação frenética de muitas cores numa make só... ficou pra trás.


- Sombra escura ou colorida até a sobrancelha. Outra tendência que ficou pra trás. Usar uma cor de sombra na pálpebra inteira, desde os cílios até a sobrancelha. Queria ter achado uma foto ilustrando isso com sombra verde, azul ou outras cores bem "cheguei" pra vocês lembrarem como fica bizarro, mas não achei de famosos, apenas pessoas aleatórias anônimas, então não rolou.



- Blush na diagonal. O mais importante deste post, sem dúvida, é esse modelo de blush. Aquela época em que as mulheres faziam biquinho chupando as próprias bochechas pra passar blush ficou definitivamente pra trás. O blush super marcado e na diagonal ficou morto e enterrado junto com a década de 80. Hoje, o blush remete mais a um corado natural das maçãs do rosto e é aplicado bem onde a gente cora naturalmente mesmo.

Aqui, ó:


Óbvio, com moderação. Ninguém vai fazer uma bola de blush na bochecha, né?! O modelo ideal fica assim, como na minha musa, Vanessa Rozan:


Tipo "sou rica... tava ali fazendo uma caminhada e tomando uma água de coco". Hahaha

Até agora, você deve estar se perguntando "a Brena não queria pegar fotos de anônimas, mas quem são aquelas pessoas ali em cima?". Explico: A foto que tem duas pessoas juntas é da abertura do Fantástico na década de 80. E a outra não faço a mínima, mas claramente se vê que é uma foto de divulgação e não uma foto caseira que uma cidadã qualquer postou no Facebook, por exemplo.

Então, é o que eu sempre digo: não tem certo nem errado na maquiagem. Tem o bom senso e tem a falta de noção. Um pouco de bom senso é bom pra gente não sair por aí parecendo que saiu da abertura do Fantástico:




Esse tipo de maquiagem só fica bom em uma ocasião: Festa Trash 80's. Fora isso, esquece!

Só relembrando que tudo isso é exemplo do que não devemos fazer na hora da maquiagem. De novo, não estou criticando ninguém, apenas relembrando técnicas de maquiagem que ficaram em tempos remotos e não devem ser relembradas na vida real.

MUDANDO DE ASSUNTO:

Gente, to toda feliz que me achei maquiando neste vídeo:


Mais ou menos no 0:30.

Como eu pareço fofa quando to muda, gente!!!

20 comentários:

  1. Nossaaa super boa dica e verdade criticam mesmo !

    Bezos ---> Bikoti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ha ha ha Adorei o post, sempre divertido e muito instrutivo!
    Os anos 80 tiveram seu valor, mas ficaram para trás (ainda bem, né?).
    Me lembrou muito minha mãe usando uns blushs rosas super pigmentados e muito batom vermelho, rs.
    Ah! consegui te ver no vídeo, estava linda!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. BRENA,TEM SELINHO PRA VC NO BLOG...

    BJINHOSSSS

    LU

    http://blush-lu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que não podemos deixar pra trás dos anos 80 é a ... música!!! eu adoro as músicas meio bregas meio bizarras e meio felizes dos anos 80!! hehe... agora a make e moda... com certeza foi o ápice da decadência!! hehe mas acho engraçado, em pensar como as tendências chegaram naquilo rsrsrs
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Ahh achei você no vídeo, tava linda! :-)

    ResponderExcluir
  6. Leila, brigada! Sempre presente aqui!

    Dhy, concordo! Epoca de musica boa mesmo, tambem amo.

    ResponderExcluir
  7. nessa época era uma combinação trááááaáááágica entre cabelo+roupa+maquiagem kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. ah eu dou o sorrisinho pra passar o blush ate hj, dica da minha mae, as vzs esqueço mas qnd lembro acho válido hahahaha minha mae eh bem da decada de 50 mas ela se maqueia sozinha mto bem, e um detalhe ela é CEGA completamente, faz tudo pelo tato, eu soh fico de olho pra saber se nao ta carregado demais essas coisas..... mas bom gosto nao tem geração neh? bjusssssss primeira vez que comento

    ResponderExcluir
  9. Brena, minha maquiadora sempre me disse para eu passar o blush abaixo do ossinho da maçã do rosto, sabe? Eu acho o osso e passo embaixo dele. Ela me disse que não se passa blush na maçã do rosto (no osso), como na foto da Vanessa Rozan. Está errado?

    ResponderExcluir
  10. Oi, anônimo!
    O blush pra ficar com cara de saúde é nas maçãs, como na foto. Se vc aplicar ele embaixo da maçã do rosto, ele afina, mas, pra esse efeito, vc tem que usar uma cor mais pro terra.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adoramos o post e o conteúdo do blog :)
    Acabamos de postar uma matéria sobre um concurso de fotografias em alguns países, dá uma passadinha por lá =)
    Uma ótima quarta-feira para você!

    ResponderExcluir
  12. OI Brena!

    Viajei no tempo com esse post...ainda bem que eu era criança nessa época e não usava maquiagem, senão eu teria péssimas lembranças!!hahaha
    Mas eu me lembro de tudinho, das revistas NOVA (eram as piores no quesito exagero), MANCHETE (hahaha), os cabelons com permanente...ui!!!

    Beijos,

    Lu Vilela

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica do blush e tbm agradeci por ser criança nessa época.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Realmente era trágico as maquiagens e estilo de roupa dessa década, my God. rs

    ResponderExcluir
  15. Breníssima, também te achei no video.

    Tá linda (:

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  16. amei sua visitinha, venha sempre!!!


    http://castro-pri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post e o blog! Que bacana saber que tb é de BH!
    Vamos seguir uma a outra?? Te convido a conhecer meu blog tb. Bjosss
    http://corinamvieira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Amo tudo que é dos anos 80. Mas a make, realmente não dá...kkkk

    Bju linda.. amei seu Blog!

    http://pink--blush.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. A música do Fantástico (a desta época), com aquele uh uh ah uh uh ah ah ficou na minha cabeça! Vc adora fazer posts de como não se maquiar! É legal, mas faz aí um de como se maquiar tb! BJ

    ResponderExcluir
  20. Debaixo do pé esquerdo, escreva o nome dele. Repita três vezes: Debaixo do meu pé esquerdo eu te prendo (dv) , eu te amarro(dv), eu te mantenho (dv) pelo poder das 13 almas santas e benditas e por São Cipriano, você vai ficar apaixonado por mim (sg) e confessar o seu amor por mim, vai ficar comigo para sempre e me fará muito feliz. Que você (dv) só tenha pensamentos, olhos, coração, amor, desejos, tesão, admiração, respeito, carinho, paz e realização sexual comigo (sg). Que você seja um amante fiel, dedicado e completamente apaixonado por mim (sg). Assim eu quero, assim será feito, assim já está feito, Amém. Publicar 4 vezes essa oração (forte para amarrar alguém) simpatia infalível, porém não se pode voltar atrás.

    Pense bem antes de fazer, que depois será difícil fazer ele largar do seu pé.

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.