29 de setembro de 2011

FILTROS SOLARES

Há anos que não tomo sol no rosto mais e vivo de filtro solar o dia inteiro. Acordo, lavo o rosto e já passo o filtro solar. Faça chuva, faça sol. Se eu for pra rua ou for ficar em casa. Não dispenso o filtro solar no rosto por nada. E, nesses anos de "luta", fui experimentando, testando e conhecendo várias marcas de filtro solar. Seja indicada pelo dermatologista ou outras que conheci por indicação de amiga, propaganda, e tal.

Mas então, resolvi mostrar pra vocês alguns filtros solares e fazer uma "resenha" (continuo odiando essa palavra) com minha opinião sobre cada um pra ajudar vocês na hora de mudar de filtro solar.

Vamos a eles:








1- Anthelios XL Fluide Extreme, La Roche-Posay.

Foto do produto no dorso da mão (pra mostrar a textura) e foto do produto espalhado:





FPS: 60.
Textura: líquida.
Cor: branca.
Livre de óleo? Não especificado.

Meu pitaco: a textura líquida facilita a aplicação do produto que se espalha super bem. Foi recomendado pelo meu dermato por eu ter a pele bem oleosa com tendência a acne. Eu joguei a caixinha fora e não lembro se tem alguma especificação sobre esse filtro solar ser livre de óleo. Na embalagem não diz nada.

Ponto positivo: é o filtro solar mais recomendado pelos dermatologistas por ter alta proteção contra os raios UVA, o que a maioria não tem (apesar de dizer que sim). Interage bem com a maquiagem.

Ponto negativo: deixa o rosto branco, igual um fantasma. Por mais que você espalhe o produto, ele fica com aspecto esbranquiçado. E também deixa o rosto com aparência de pele oleosa. Não fica sequinho.


2- Anthelios XL Tinted Cream, La Roche-Posay.

Foto do produto no dorso da mão (pra mostrar a textura) e foto do produto espalhado:


FPS: 50.
Textura: creme com cor de base.
Cor: de base.
Livre de óleo: não especificado.

Meu pitaco: textura creme com cor de base que, na minha pele ficou com aspecto super "gorduroso". Não sei se existe outra opção de cor, só encontrei essa e ficou bem escura em mim.

Ponto positivo: assim como todos protetores da La Roche, são os mais indicados pelos dermatologistas pela qualidade de proteção oferecida e pelo alto fator de proteção UVA.

Ponto negativo: super ultra mega oleoso, deixa a pele com aspecto de gorduroso e não seca nunca.


3- Fotoequilíbrio Ultra, Natura.

Foto do produto no dorso da mão (pra mostrar a textura) e foto do produto espalhado:

FPS: 30.
Textura: creme fluido.
Cor: branca.
Livre de óleo: sim.

Meu pitaco: não gostei da textura. Por mais que você espalhe, ele parece que não "interage" com a pele.

Ponto positivo: o preço, que é bem mais em conta do que os outros indicados pelos dermatologistas. 

Ponto negativo: esse filtro solar não interage com a pele, muito menos com a maquiagem. De dia, gosto de passar o filtro solar e base por cima. Todas as bases que já testei por cima desse filtro solar não funcionaram. Você aplica e ela "esfarela" com o filtro solar. Forma gruminhos, sabe?! Não rola!


4- Solar Expertise, L'oreal Paris.

Foto do produto no dorso da mão (pra mostrar a textura) e foto do produto espalhado:


FPS: 30.
Textura: creme.
Cor: branca.
Livre de óleo? Sim.

Meu pitaco: não consegui usar este filtro dois dias. O rosto fica super ultra mega brilhante. Pode ser livre de óleo, mas o aspecto é de pele oleosa, de tanto que brilha. Aspecto de pele suja, na verdade. Cheguei até a ligar no SAC da L'oreal quando comprei, mas a  atendente falou pra eu usar "menos" produto. Ou seja, se eu passo um grão de arroz e espalho no rosto inteiro, não tenho proteção solar nenhuma! Isso non-ecziste!

Ponto positivo: cheiro agradável, textura fácil de espalhar e de aplicar. Interage bem com a maquiagem, porém atrapalha um pouco o aspecto seco da base, se sua intenção for um resultado matte.

Ponto negativo: foi o que eu escrevi aí em cima no pitaco... o rosto fica muito brilhante, com cara de sujo e gorduroso.


5- Minesol Oil Control, Roc.

Foto do produto no dorso da mão (pra mostrar a textura) e foto do produto espalhado:



FPS: 30.
Textura: gel creme.
Cor: branca.
Livre de óleo? Sim.

Meu pitaco: quando encontrei esse filtro solar, encontrei meu amor eterno! É o único realmente seco. Depois de aplicado, fica matte, brilho zero.

Pontos positivos: pra quem tem pele oleosa é o achado, como eu disse no pitaco aí em cima, ele fica super seco. Interage bem com a maquiagem.

Ponto negativo: o cheiro não é o melhor do mundo. Na verdade, cheiro é muito pessoal. Eu não gostava no início, mas hoje, me acostumei.


6- Minesol Antioxidant Serum, Roc.

Foto do produto no dorso da mão (pra mostrar a textura) e foto do produto espalhado:

FPS: 30.
Textura: serum (o fator 30 é o único que tem a versão serum).
Cor: branco transparente.
Livre de óleo? Sim.

Meu pitaco: comprei esse filtro solar com a maior expectativa de que ia ser O filtro solar. Comecei a procurar por ele mesmo antes de ser lançado porque achei bem interessante essa textura serum, mas não achei grandes coisas.

Ponto positivo: cheiro agradável, textura fácil de espalhar e interage bem com a maquiagem.

Ponto negativo: acontece uma coisa muito estranha com esse filtro solar: você passa ele, acha que tá arrasando e sai linda. Aí, de repente, quando você olha no espelho, tem umas coisas brancas na sua pele. Fica uns esbranquiçados do nada, em algumas partes. Super mico!


7- Spectraban T Color Base, Stiefel.

Foto do produto no dorso da mão (pra mostrar a textura) e foto do produto espalhado:

FPS: 35
Textura: loção fluida.
Cor: de base.
Livre de óleo? Não especificado.

Meu pitaco: é o filtro solar que eu estou usando atualmente. Adoro a textura e a cor desse filtro solar. Tem dias que uso o Minesol e por cima o Spectraban.

Ponto positivo: já tem uma cor que funciona como base. É uma "base" bem translúcida, tipo a Face and Body da M.A.C. Textura inclusive parecida. Cobertura leve. Tenho usado esse filtro solar bastante.

Ponto negativo: a pele fica com bastante brilho (tipo a Face and Body mesmo). Pra quem gosta da pele mais sequinha, recomendo usar um pó de leve por cima, que já resolve isso. Outra coisa é que na embalagem diz que a proteção UVA é +++, o que, pra mim, significa X, ou seja: X.

Ufa!!!

O post ficou enorme, né?! Mas então, essa é só a minha opinião e como funcionou pra mim. Cada pessoa, cada pele é de um jeito. Só lembrar que a minha pele é oleosa e com tendência a acne, então, uma pessoa com a pele seca pode ter uma impressão pessoal totalmente diferente desses filtros solares.

E vocês? Alguém usou e teve a mesma experiência? Alguém usou algum desses e teve uma impressão oposta da minha? Me contem!

57 comentários:

  1. Me vi em vc quando falou do Minesol Oil Control. Eu sou apaixonada poe ele e não troco por nada!!! ;]

    ResponderExcluir
  2. Nossa que luxo esse post, adoreii.
    É muito bom conhecer os protetores solar e usar também.
    Queria convidar a visitar o meu Blog, tem post novo.
    Adoraria te ver por lá também *-*
    Beijos e tenha uma ótima quinta-feira.

    http://flash-vip.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho o minesol oil control da Roc e realmente ele é maravilhoso para peles oleosas. Foi minha dermato que indicou, gosto tanto dele que tenho até medo de esperimentar outros!
    Proteção UVA +++ significa alta proteção UVA. Isso significa que é bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, no Blog tem convite:
    Encontro de Belas 2ª edição.
    Se curtiu publique.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. ooi (:
    Adoreei o blog! ♥
    Já estou seguindo!
    Se gostar,segue o meu tbm:

    mycherryfashion.blogspot.com
    :*

    ResponderExcluir
  6. Eu amo muito o Spectraban, Brena! Usei durante um tratamento contra espinhas que fiz aos 15 anos de idade, foi sucesso! kkkkk
    Mas faz uns anos que uso esse aí da L'oreal, amo muito tb! Em mim não fica com aspecto espelhado, e funciona como um primer. A maquiagem fica grudadinha que é uma beleza! Pra mim, é o único que posso usar tanto no corpo quanto no rosto, o que é raridade!

    ResponderExcluir
  7. Então, minha pele é oleosa e tal, mas a minha dermato disse que óleo é diferente de água, minha pele precisa de hidratação, água. Daí ela me receitou a SUN MAX sensitive fator 30, é um gel-creme, resistente à água e hipoalergênico. Uso todos os dias antes da maquiagem e tal, eu adoro. =D

    ResponderExcluir
  8. Eu sou apaixonada pelo minesol oil control... nunca vi um protetor que deixe a pele tão sequinha como ele deixa!!

    Mas agora quero muito um com cor... O spectraban eu odiei, meu rosto ficou muito brilhoso...

    Beijinhos,
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Se for do seu interesse depois experimente o episol water gel FPS30. Achei que deixou a pele sequinha, ja que tambem tenho a pele oleosa! Beijos, Lídia Coelho.

    ResponderExcluir
  10. Patrícia, sim, eu sei que +++ significa proteção alta. Mas alta é relativo. Os da La Roche têm um fator em número na caixa (que eu não coloquei pois joguei as caixinhas fora).
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Priscila, isso mesmo. Pele oleosa também precisa de hidratação. Mas o que ela não precisa é de mais óleo de um protetor solar. Já vi esse Sun Max na farmácia, mas nunca usei. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Carolina, eu também odiava o Spectraban, mas experimente usar ele com pó por cima. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Lídia, já usei esse que vc falou, mas não tenho ele no momento, por isso não falei dele! Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Brena,florzinha, to te seguindo, me segue tb???

    ResponderExcluir
  15. OLá Brena
    Adoro seu blog! passo aqui sempre sempre!
    ótima dica dos protetores solares.
    Eu atualmente uso aquele creme da Avon da linha de espinha (Clear Skin), o Blemish Clearing.
    Acho a consistencia muito boa, não tem cheiro, e funciona como hidratante tb. Pq eu queria um produto que fosse tipo 2 em 1, pq eu acho que passar hidratante, protetor, base, corretivo, etc, vai virar uma melca enorme, e as vezes a gente tá com pressa e não dá pra esperar secar. Já pensei em comprar a Spetra ban, mas não tinha certeza se era boa, agora, vou correr na farmácia! bju!

    ResponderExcluir
  16. Tive a mesma impressão sobre o protetor da La Roche, o rosto fica oleoso! Experimentei o que vc citou no post e o Anthelios AC fator 40, que, mesmo sendo indicado para pele oleosa e acneica, deixa um mega brilho!
    Só "me encontrei" mesmo quando usei o Minesol Oil Control, a pele fica sequinha, parece um milagre! Só fico meio incomodada por causa do fator de proteção 30. Minha pele tem tendência a manchar, então me sinto mais segura ao usar produtos com proteção mais alta...
    Parabéns pelo blog!
    Bjs,
    Paula

    ResponderExcluir
  17. Paula, meu caso é idêntico ao seu. Minha pele mancha também. Mas vc sabia que o responsável pelas manchas são os raios UVA? E o FPS do filtro significa o Fator de proteção UVB?
    O fator de proteção UVA não é especificado na embalagem, apenas os da La Roche especificam.
    As outras marcas apenas colocam: alta proteção UVA, ou então UVA+++. O que não quer dizer nada!

    =/

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post! De todas as marcas eu prefiro o Minesol, ele é realmente incrivel, quem tem pele oleosa sofre pra usar filtro solar. Adoro o blog, totalmente utilidade pública!

    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Brena, eu também encontrei meu amor eterno no Minesol. Faço o seguinte: passo um tônico anti-oleosidade, um hidratante pra pele oleosa, o Minesol e o pó da Shiseido com filtro solar por último. Em dias de preguiça vai só o Minesol mesmo e às vezes o pó.
    Comprei esse Anthelios XL Fluide Extreme, mas não deu certo pra minha pele.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  20. ai adorreiiii tudo e exclusivamente seu blog sigo ah algum tempo ja e adoro entrar ,e me espelho no seu blog !!
    beijinhos
    entra la no meu http://nataliabda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Flôr, li o post inteiro e adorei, estou usando o Filtro da Vichy, mas já anotei o Minesol Oil control para minha próxima comprinha. bjs

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post.. Estou usando Minesol-triple defense da ROC... e é ótimo.. Também uso "Sun Wer ces oil-free" da Banana Boat. É perfeito.. fica sequinha a pele!!!
    Agora estou a procura de alguns com cor de pele, pois fico o dia todo de maquiagem e passo base po cima do protetor, acho que fica um pouco carregado... e morro de dó da pele. heheh adorei as dicas. bjuss

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post.. Estou usando Minesol-triple defense da ROC... e é ótimo.. Também uso "Sun Wer ces oil-free" da Banana Boat. É perfeito.. fica sequinha a pele!!!
    Agora estou a procura de alguns com cor de pele, pois fico o dia todo de maquiagem e passo base po cima do protetor, acho que fica um pouco carregado... e morro de dó da pele. heheh adorei as dicas. bjuss

    ResponderExcluir
  24. Uso desde sempre o Minesol Oil Control, pois tenho pele oleosa e acne. Mas minha dermato passou agora o Heliocare Compacto FPS50 cor de base. Segundo dizem, é maravilhoso, mas o preço não é nada camarada...

    ResponderExcluir
  25. Já quase todos esses e minha opinião bateu muito com a sua. Tenho a pele morena escura, mas mesmo assim não deixo de passar filtro solar dia nenhum! Sou completamente apaixonada pelo Roc Minesol Oil Control. foi o único que conseguiu segurar o brilho e a oleosidade da minha pele.

    ResponderExcluir
  26. Uso o Sun Max fator 30. Muito bom também!

    ResponderExcluir
  27. OI Brena,

    com exceção do Natura eu conheço todos, e também acho o Minesol o campeão!

    Bjos,

    Lu Vilela

    ResponderExcluir
  28. também uso o minesol e adooooooro!

    ResponderExcluir
  29. Brena...
    Minha dermatologista me receitou Episol COLOR fps 20. Vem em duas cores apenas... E não encontrei em lugar nenhum da minha cidade
    Acabei comprando o La Roche Posay, é o mesmo nº 1 da tua lista, mas não é essa cor, não. É FPS40 e 'se adapta a cor da pele', ou seja, não fica esse branco... Gostei bastante... :D

    ResponderExcluir
  30. Oie Brena!
    Eu tenho o 1, realmente o rosto fica meio melequentinho.
    Voce já testou o Episol sec?? Eu gostei e tem proteção bem alta, acho q tem 30 e 45. A unica desvantagem é que ele deu uma esfacelada quando passei na perna, não sei porque...
    Bjss

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, Brena.

    Não sabia que tem até da cor creme, que substitui uma base.

    Muito bom.
    Eu vi um médico falar na TV, que o filtro solar é um dos melhores produtos para deixar a pele bonita e rejuvenescida. Disse também que a mulher nem precisa gastar com outros cremes.

    Estou lhe seguindo.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Seguindo seu blog lindo *-*

    http://sonhodeconsumoteen.blogspot.com
    beeijokas :*

    ResponderExcluir
  33. gostei bastante do seu blog,,muito muito legal,vou com certeza seguir..posso?se gostar do meu blog tambem segue.bju no coração..bom final de semana!
    http://samaraveras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Brena, tem um filtro solar chamado PHOTOPROT FPS COLOR CLARO/ESCURO/TRANSPARENTE.
    que é simplesmente MARAVILHOSO. É da empresa Biolab. Eu adoro haha

    ResponderExcluir
  35. Brena!! te sigo desde os primórdios do ateondevai.com!! =) Parece que você advinhou o dilema que ando passando: protetores solares!!
    Mas, creio que o que mais se adapta a minha pele (oleosinha, especialmente na zona T e no período pré menstrual) é o SUN MAX da Stiefel (esse você não falou aqui e sugiro que experimente). Ocorre que, fui na farmacia comprar e tinha acabado, acabei comprando o SpectraBan T da mesma marca.. achando que era igualzinho.. lendo engano, minha pele fica oleosa, brilhosa e espinhosa!! não gostei dele.. e agora, tenho que usar, porque jogar R$50,00 no lixo não dá, né??!
    Um beijão!!

    ResponderExcluir
  36. Lais, use com um pó por cima, como eu falei no post! Dá certo, vai por mim! Bjos

    ResponderExcluir
  37. Menina, eu adorei esse seu blog!!! Sou aki de Natal-RN e com Certeza vou indicar a minhas amigas...
    Mas me tira uma duvida; Vc ja viu a linha de maquiagem da asepxia? Na verdade é so a base e o pó, como uso maquiagem todos os dias ouvi falar que ela é excelente para uso diário, queria saber se realmete é uma boa indicação.
    Bjuss Gatona!!!

    ResponderExcluir
  38. oi, daiana!
    j;a vi propaganda, mas nunca usei.
    acredito que é tipo esses clean & clear da vida... mas realmente não sei te dizer.
    agora eles fizeram uma linha de maquiagem que diz que combate a acne.
    se souber mais, me conta. bjos

    ResponderExcluir
  39. OI Brena, to conhecendo seu blog hj, adorando! Eu estou usando o protetor solar da Mary Kay, Free oil, to gostando muito!
    Rita riranff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Brena! eu comprei o Minesol Antioxidant, (n 6 na imagem). Concordo com vc, ele deixa uns esbranquiçados do nada! e me preocupou uma coisa: na "bula" diz para não usar base líquida após o protetor. fiquei mega preocupada com isso. Moro no Rio e o sol aqui... bem, parece que o sol está a um metro das nossas cabeças... então o que faço? uso maquiagem todo dia e tenho que proteger muito a pele. Você sabe de algum que não tenha problema algum em interagir com a base? beijos!!!! adoro seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  41. Oi, Julie! Estranho... não me lembro de ter lido nada sobre isso não. Mas se vc leu... melhor não usar mesmo. Eu sempre acredito nas bulas!

    =)

    ResponderExcluir
  42. O próximo que eu quero testar é o minesol,todas que tem pele oleosa falam bem dele!
    Eu tenho o da avon,que é uma porcaria!Só uso na praia mesmo,pq lá não uso maquiagem.
    Já usei outros,mas nenhum me adaptei :/

    ResponderExcluir
  43. Olá Brena! Gostei muito do seu blog! Você já experimentou o Filtrum Ultra Seco 30? Tem muitos dermatologistas que estão adorando e alguns acham até melhor do que o Minesol Oil Control. Ah , e melhor parece que também é mais barato. Bj CintiA

    ResponderExcluir
  44. olá, adorei as dicas eu tambem uso minesol control ,mas só consigo achar o fator 30 ,então quando o sol está muito forte e vou ficar um tempo exposta acabo usando minesol antioxidante pois dele achei até o fator 70.
    na minha opinião é otimo para uso diario,mas quando vou entra na agua uso o anthelios ele me parece ser oleoso e ter maior durabilidade na agua

    ResponderExcluir
  45. Acho o minesol excelente... Resolvi usar o Spectraban e não estou tendo uma boa experiência, minha pele é muito oleosa e deu uma piorada, mesmo com o pó não ficou bom, para não perder o produto, vou aproveitar a dica de usar o minesol por baixo.

    Obrigada pelas dicas

    Big Bjs

    ResponderExcluir
  46. Pessoass ... Fiquei sabendo de 2 protetores cor base

    Adcos http://belezaesaude.dae.com.br/tonalizante-adcos/

    Valmari http://valmari.com.br/produtos/clientes/facial-clientes-1-1-1-1-1-1/hidra-cor/tonalizante-fps-15-60g/


    Faz um tempão que usei valmari e gostava.

    Bjss

    ResponderExcluir
  47. Eu já testei o Adcos :-D

    ResponderExcluir
  48. Eu uso o Neutrogena Ultra Sheer Dry-touch Sunblock FPS 70 e o La Roche-Posay Anthelios XL FPS 50+ com cor e os dois ficam muito bons na minha pele! O da La Roche fica um pouquinho oleoso no início sim, mas, depois de alguns minutos, no meu caso, é como se eu não estivesse com nada no rosto =/ Acho que isso vai de pele pra pele, e olha que a minha é bem oleosa, qualquer coisa ela fica um pastel. Eu normalmente passo um adstringente antes de aplicar o protetor, para retirar o excesso de oleosidade. Quase nunca mais passei pó compacto, apenas quando eu não posso esperar os 15 minutos para o protetor assentar.

    ResponderExcluir
  49. ACHO QUE JÁ FIZ MINHA ESCOLHA, OBRIGADA GENTE.RSRSRS

    ResponderExcluir
  50. Eu comprei o minesol Oil Control fator 70!
    e me arrependi , ele deixa a pele sequinha mas deixa uns trecos brancos na cara, ele esfarela . HORRIVEL !!!

    Agora quero testar o minesol oil contro fator 30
    que me falaram que não deixa assim...

    ResponderExcluir
  51. Tive espinha a vida inteira e pele oleosa o único q eu indico é o minesol oil control fator 70 pq é mais fácil de aplicar ele deixa a pele branca mais pelo menos não da espinha e não deixa a pele oleosa. Tem um tal de isdin erifotona mnsc no mercado gostaria de saber se é bom para pele oleosa e com acne

    ResponderExcluir
  52. Parabéns pelo post, muito bom! Gosto muito de ler comentários a respeito de proteção solar para o rosto, mas já aprendi que cada pele reage de forma diferente. Já li elogios incríveis a produtos que não funcionaram na minha pele... O jeito é, na medida do possível, experimentar e tirar as próprias conclusões. Mesmo assim, obrigada por esta prestação de serviço.

    ResponderExcluir
  53. Otimas dicas mas vc com essa pele duvido que tem manchas rssss estou super empolgada e espero que de certo para mim bjs Gil

    ResponderExcluir
  54. Graciane Gostaria de saber se o Roc Minesol Antioxidant Gel-Creme FPS 70 atua no tratamento contra melasma? A esposa do meu tio disse ter usado esse bloqueador e com o tempo sumiram algumas manchas na testa. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o filtro solar faz é impedir que as manchas piorem, mas não faz sumir não.

      Excluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.