9 de setembro de 2014

ALERGIA DE CONTATO

Sempre fui suuuuuuuuper alérgica desde criança. Mas, antes, eu tinha alergia respiratória apenas.

Depois de "velha", desenvolvi alergias de contato (ocorre na pele, quando a gente passa alguma coisa) e alergia alimentar (empolo, vomito e tenho edema de glote se como semente de girassol - e custei a descobrir o que era).

Neste post, vou falar sobre alergia de contato pois acredito que é o problema de muita gente que lê o blog e, de repente, posso dar uma luz pra alguém!


Minha alergista me explicou que qualquer tipo de alergia pode aparecer em qualquer idade. Até mesmo, vamos supor, um produto que você usa há 10 anos, uma hora resolve te causar alergia.

Devemos lembrar, antes de começar a entrar em detalhes, que não é O produto ou A marca X e sim determinado componente/substância que nos causa alergia. Outra coisa: alergia é uma coisa pessoal. Não tem naaaaaaada a ver com o produto ser ruim, por exemplo. Ou seja, produtos caríssimos podem causar alergia e também produtos baratinhos e bem vagabundinhos podem não causar. A culpa é da sua pele que não tolera o componente tal.

Para saber a quais substâncias você tem alergia, é necessário um teste de contato. O médico (dermatologista) vai fazer um "mapa" nas suas costas colocando gotas de várias substâncias, te encher de esparadrapos e te deixar sofrendo e coçando por 72 intermináveis horas!




As substâncias que te causarem alergia vão manifestar "erupções" como estas:


Gente, e isso coooooooooooça, mas coooooooooooça, coooooooooooçaaaaaaa!

Bom, então meu teste de contato apresentou que sou alérgica aos seguintes componentes:

- Etilenodiamina.
- Hidroquinona.
- Formaldeído.
- Propilenoglicol.
- Quaternium-15.

(Na verdade, a lista tinha outros itens, mas listei somente os que podem estar presentes em cosméticos).

O problema para quem é alérgico é que nem sempre ler o rótulo vai resolver, pois essas substâncias podem aparecer com uma infinidade de nomes diferentes! Fora a tal da reação cruzada, que nem vou entrar nesse assunto senão o post não vai acabar nunca! Mas é tipo: seu corpo entra em contato com uma outra substência que não é a que você tem alergia mas ele acha que é aquela e resolve manifestar reação contra ela também.

O formaldeído foi a substância que "me ferrou" mais no teste. O médico marcou 3 cruzinhas para ele (não lembro se o máximo era 3 ou 4 cruzinhas). Mas, não dei muita bola. Pensei: que tipo de cosmético que passo no rosto ou corpo vai ter formaldeído??? Nenhum. Olha a inocência!

Para ler mais sobre o formaldeído e formol, clique aqui.

Bom, a hidroquinona foi suspensa da minha vida - infelizmente - e os outros componentes, como propilenoglicol, aparecem em quantidade tão pequena nos produtos que não chegaram a me causar problemas.

Bom, daí eu tinha comprado um Carmex pro corpo: Carmex Everyday Hydrating Lotion. E não tinha usado ainda. 



Resolvi usar semana passada e achei a textura incrível! Excelente. No dia seguinte, notei pelo corpo pequenas bolinhas com água, como se fossem picadas de insetos. 



No dia seguinte, usei de novo. Toda feliz.

Quaaaaaaaando foi no ooooooooutro dia, senti coisas coçando... e quando reparei, minha pele estava assim:

Braços:






Panturrilhas:




Coxas:




E coçaaaaaaaaaava, coçaaaaaaaaaaaaava, coçaaaaaaaaaaaaaaaava!

Gente, cheguei a pensar que fosse algo que eu tinha comido porque era demais pra ser uma coisa causada por um cosmético simplesmente!

Mas daí reparei que só tinha isso nas regiões onde eu passei o hidratante. Não tinha, por exemplo, na barriga, costas e ombros!

Bom, resolvi fazer um trabalho de Sherlock Holmes, peguei minha listinha do teste de contato e resolvi olhar no Google ingrediente por ingrediente na lista do Carmex. Mas nem tive muito trabalho. 

O primeiro componente era água. Água, até onde sei, não me causa alergia. Hahaha.



O segundo ingrediente, ou seja, que está mais presente na fórmula, depois da água, era um tal:

BEHENTRIMONIUM METHOSULPHATE. 

Joguei no Google e achei em um site em inglês onde consegui ler algo sobre esse palavrão ser um composto de quaternium! E o Quaternium-15 é um conservante da família do formaldeído!

Corri pra minha lista:


As anotações à caneta são minhas, feitas no momento dessa descoberta.

Ou seja, o Carmex para o corpo simplesmente tem como ingrediente maior (depois da água), a coisa que mais me causa alergia no mundo! Um composto desse rái desse Quaternium-15.

Não bastasse isso, ainda lá no final da lista de ingredientes, aparece: DIAZOLIDINYL UREA, que também é da família do formaldeído e aparece na minha listinha (acima) das substâncias que me causam alergia.

Ou seja, eu JAMAIS poderia usar um produto como esse!!!

Como eu disse lá no começo do post, isso não significa que o Carmex seja um produto de má qualidade, nada disso. Alergia é muito pessoal e esse produto está no mercado há muito tempo, sendo usado e muito elogiado (por isso que comprei).



18 comentários:

  1. Brena,

    eu tbém tenho uma alergia super parecida com a sua. Sofro com cremes hidratantes, pois minha pele é seca e preciso usá-los sempre. Os únicos creme que uso é o Neutrogena Body Care e Nivea Hidratante para o Banho. Fazer o que, né??? Pelo menos são cremes baratos e vou alternando entre eles.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc sabe exatamente o que te dá alergia?

      Excluir
    2. Nunca fiz o teste, acredita? Mas a alergia começou com um inocente creme da Johnson & Johnson. E se estendeu para Natura, Boticário... Bjs

      Excluir
  2. Eu tb tenho problemas de alergia....no meu caso é a urticária...que coça muitoooo, e descobri q preciso usar um creme de hidratação mais intensa, não tomar banho muito quente (que fica difícil com essa friura que tá em BH ultimamente, rs) e usar um sabonete específico e claroooo o antialérgico que só me dá vontade de dormir....affffff

    ResponderExcluir
  3. Fiquei passada ao ler q vc teve reacão alégica usando produto q contém hidroquinona ( q é extraída do arroz) e o q contém propilenoglicol (desconheco a origem). Qdo iniciei meu tratamento usei por indicacão e a médica sempre diz q procura indicar produtos hipo alergênicos e gracas a Deus não tive problrma ate hoje. A sua história é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a hidroquinona começou a me dar alergia depois de um tempo usando. desenvolvi isso

      o propilenoglicol é velho conhecido dos médicos que lidam com alergia.

      =\

      Excluir
  4. Gostaria de saber se vc dara curso de automaquiagem no Atelie niveis livre e basico este mës.Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. É verdade o que sua alergista disse. Eu apresentei uma séria alergia ao sabonete Natura Tododia, que eu já havia usado antes sem nenhum problema. Depois disso, eu desenvolvi alergia à sabonetes de outras marcas e tive que ficar trocando até achar um que eu pudesse usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. É algum componente que a marca usa nos sabonetes.

      Excluir
  6. Assunção!!!
    Excelente post Brena, bem esclarecedor.
    Menina você sofreu com essas alergias, achei que você tivesse com aquelas vermelhidões, mas não foi só isso estava bem pior.
    Eu tive que tomar as injeções Brena para poder melhorar das alergias, estava me causando rinite alérgica e sinusite crônica.
    E realmente alergia pode aparecer em qualquer idade.

    ResponderExcluir
  7. Qual hidratante vc usa ,agora que sabe que tem tal alergia?bj

    ResponderExcluir
  8. Nossa, muito chato esse negócio de alergia, né? A gente fica velha e fica cheia de problema kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Ah, super entendo. Quando uso (não usarei mais) o hidratante Natura Todo dia Algodão, fico com as mesmas bolinhas cheias de água. Coçaaaaaaaaaaaaaaaaa mesmo!!!!
    Próximo passo, visitinha ao alergista.
    Beijos, Cláudia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tudo bem? Muito esclarecedora sua publicação. Estou sofrendo muito com a alergia, no meu teste deu só quaternium 15, estou tentando cortar o selante da minha vida, mas não estou conseguindo. e Pioro cada vez mais. O que vc toma pra ajudar? Pois meu remedio funcionam temporariamente (aminarys, alegra d, hidrosin e agora meticorten). Ha mais de 14 anos faço selante e agora deu alergia. As vezes tenho duvida sabe, mas minha vida e uma correria e não fui fazer o teste novamente. Estou pensando em cortar o cabelo tipo Maria João pra ver se o que esta acabando comigo é mesmo o selante. Meu e-mail kasanches81@gmail.com

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.