11 de agosto de 2014

MAQUIAGEM DÁ ESPINHA?

Como maquiadora, ouço com frequência a pergunta: maquiagem dá espinha? As pessoas têm essa idéia de que maquiagem pode favorecer o aparecimento da acne.

Então, vamos por partes.

Eu, Brena, tenho a pele oleosa e ovários micropolicísticos, o que faz com que eu precise tratar isso com pílula anticoncepcional (uso Yasmin e similares) pois, do contrário, viro a Miss Acne. Usando a pílula com o hormônio correto, esse problema diminui consideravelmente (não acaba por completo). Estou fazendo um tratamento bapho com cápsulas, depois conto aqui no blog.

Somado a isso, sou uma pessoa que, de uns anos pra cá, vive maquiada tipo cinco dias na semana ou mais. Mas estou contando tudo isso pra dizer que SIM, eu sou a pessoa que pode falar desse assunto.

Ai, Brena, pára de enrolar e responde: afinal, maquiagem dá acne ou não?

Depende!

Na verdade, as maquiagens de hoje em dia são, em sua maioria, oil free, ou seja, livres de óleo. 



Procurar por um produto oil free (principalmente se for pra pele, como as bases, por exemplo) é o primeiro passo pra garantir que a maquiagem não vai piorar o aspecto da sua pele, aumentando a oleosidade, por exemplo.

Alguns outros produtos são controladores de oleosidade. Com relação a esses, devemos ter algumas reservas pois, tudo que tira o óleo da pele em excesso faz com que nossa pele produza ainda mais óleo depois, como um efeito rebote.



Bom, então, se a maquiagem é oil free, é garantia de que ela não vai me dar espinha?

Não! O óleo na verdade, nem é o grande vilão!

O maior problema - e o que vai sim, te encher de espinhas - é não retirar a maquiagem no final do dia.

Aqui entra a parte mais importante: limpar bem a pele (também sem excessos) antes de dormir

Existe maquiagem que, apesar de não conter óleo em sua composição, é meio "grude" e bem difícil de a gente remover. Por isso, lavar o rosto com sabonete próprio NÃO é suficiente pra remover a maquiagem à noite antes de deitar.




É importante retirar toda maquiagem - inclusive aquele restinho de lápis que fica rente aos cílios - com um bom demaquilante. Porque só isso vai garantir que sua pele fique totalmente limpa, sem resto de produto e que a pele possa "respirar" enquanto você dorme.

Tomando essas medidas, a maquiagem não causa acne. O que vai dar acne é: o uso de maquiagem inadequada ou a não remoção dela no final do dia (ou ainda a soma das coisas).


Sou a prova viva disso. Apesar de todos aqueles fatores que comentei no começo do post, tomando esses cuidados, a maquiagem em nada piora o "fator acne" em mim.


6 comentários:

  1. Boa tarde!! Tenho alguns makes oil free que sim dao espinhas...isso tambem depende da minha alimentacao e como estou no dia...
    besos y buena semana
    www:cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Brena! Creio que depende,existem produtos próprios para acne,que por incrível que pareça,possuem ingredientes que são altamente comedogênicos. Um exemplo disso é o effaclar duo,que tem um ingrediente que obstrui os poros,mesmo sendo um dermocosmético específico! Temos que ficar atentas aos componentes da maquiagem e a lista de componentes comedogênicos,mesmo estes não sendo óleos.
    Brena,por favor comente sobre o tratamento em cápsulas!
    Bjs,linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou fazer já já. estou esperando completar os 3 meses que é o tratamento mínimo.

      Excluir
    2. Quando comprei uma base, tive esse cuidado pra nao prejudicar o meu tratamento e gostei muito.

      Excluir
  3. Uma base tem que ser super oleosa para me dar espinhas.
    Brena por favor conta qual sua base da Mac favorita e me conta qual você indica para quem tem pele oleosa. Beijos.
    www.blogdebatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.