7 de outubro de 2013

MELASMA: COMO EU ME LIVREI* DESSAS MANCHAS

Antes de começar este post, preciso fazer duas importantes observações: 

- NUNCA, em hipótese ALGUMA, use NADA no seu rosto sem o conhecimento de um dermatologista competente. O barato pode sair caro, a indicação da amiga pode ser um caos no seu rosto. Cada caso é um caso, e não é porque algo funcionou pra sua vizinha que vai funcionar pra você. Haja vista que eu como uma média de 200g de chocolate por dia e sou magra/fiapo. Quantas pessoas podem fazer isso sem engordar? Estou comentando isso só pra exemplificar que o que funciona pra uma pessoa não funciona pra outra.

Não siga NADA que você tiver lido neste post sem antes conversar com um dermatologista e não siga NADA que te falarem (vou pecar por repetir, mas né...) senão vou começar a dar receita de como ser magra comendo 200g de chocolate por dia, tá?!

- Segunda coisa é que MELASMA é um tipo de mancha que você terá que tratar o resto da vida*. E por isso coloquei o asterisco. Eu não me livrei definitivamente. Algumas épocas, ele (o melasma) pode ficar quase invisível e outras ficará mais aparente (pra essas fases, a gente tem maquiagem, coisa de Deus pra combater o encosto do melasma).

Estou insistindo nisso de ir ao médico pois todos esses produtos são ácidos fortes e podem causar alergias severas. Pra vocês terem idéia, o meu tratamento era de 3 meses e depois eu deveria voltar ao médico. O que eu fiz? Não voltei e continuei com o tratamento por 5 meses, ao invés de 3. Resultado: desenvolvi uma alergia à hidroquinona e agora não posso usar mais. Lindo e inteligente isso. Só que não!


MINHA HISTÓRIA:



Eu sempre tomei sol e, antigamente, tomava sol no rosto (ah, se eu pudesse voltar no tempo!). Resultado: ao longo dos anos - e quando eu falo anos, eu me refiro a 10 anos de sol - foram aparecendo pequenas manchinhas na pele da face. Normal.

Anos de sol + pílula e comecei a notar uma mancha maior aumentando cada vez mais, escura e disforme. Começou a primeira entre as sobrancelhas subindo pela testa. Depois com o tempo, outras foram aparecendo nas maçãs do rosto. E também aumentando e escurecendo cada vez mais.

Importante observar que MELASMA é uma mancha maior, que se manifesta geralmente na testa, nariz e maçãs do rosto. Não tem nada a ver com essas pequenas manchas de sol. Sabe grávida com rosto manchado de gravidez? É tipo isso.

Falando leigamente, pois não sou médica, o melasma é causado pela conjunção do mal: hormônios + sol. E o hormônio geralmente é o feminino, aqueles de pílula. E fora isso, parece que tem um fator genético também, enfim... nem a medicina sabe direito.

Mas a fase pior que "atingi" foi em junho/julho de 2011. Meu rosto estava assim:




Só que nessa fase da vida, nem base estava dando conta das minhas manchas. Precisava usar base com cobertura muito alta pra ficar decente (ou corretivo). Ou seja, de dia, ou eu era um travesti maquiado ou eu era uma cara cagada manchada.

Ao longo dos anos (desde que começou a aparecer o melasma propriamente dito), tentei vários tratamentos. 

Peeling químico, ácido retinóico, hidroquinona, vitamina C... Nada disso resolveu ou sequer amenizou o problema. 

Aí vocês estão pensando: por que você não tentou laser?

Nem os próprios médicos indicam laser para melasma. Todos os tipos de laser existentes no mercado são pouco ou nada eficientes para esse tipo de mancha, apesar de usados para tratar diversos outros tipos de manchas no rosto.


Bom, daí teve uma época que me deu a louca e resolvi suspender a pílula (tomo Yasmin) e resultado: minha pele LOTOU de acne em 20 dias. Pânico total! Pele manchada e cheia de espinha!!!

Então nisso, resolvi procurar um outro médico, menos voltado para questões estéticas e mais voltado para patologias em dermatologia. 


Foi aí que tudo começou a se resolver. Quando comecei a ver minhas manchas como uma patologia e não como um problema estético.

A primeira providência foi tratar a fase aguda da acne com Roacutan (medicamento que NÃO resolve o meu problema, uma vez que minha acne é um problema de deficiência hormonal, então eu poderia tomar Roacutan pelo resto da vida, que uma vez suspendido o medicamento, a acne volta toda. Meu tratamento pra acne é com pílula mesmo, não tem outro jeito).

Tomei uns 3 meses de Roacutan só pra "me tirar da crise" e voltei com a pílula, que é a única coisa que controla a minha acne a longo prazo.

Bom, nisso, as manchas PIORARAM. Pensem meu desespero, gente! Agora, sem acne e com a pele TODA manchada. 

Chegou uma época que eu estava tão desesperada que pensei: foda-se! Vou torrar a cara no sol e manchar ela toda! Bom que fica tudo de uma cor só #MichaelJacksonReverso Hahaha Mas o médico me disse que não ia funcionar esse meu "plano".

Daí, depois de um tempo suspenso o Roacutan, comecei o tratamento para melasma propriamente dito.


Na primeira "fase", o médico me passou um medicamento manipulado para passar no rosto à noite. À base de tretinoína, hidroquinona e dexametasona. Ele receitou que eu usasse por 3 meses e acabei usando por 4 antes de retornar lá.

Não obtive resultados significativos, mas saí daquela fase pior que eu estava pós Roacutan.

Ah, o médico me explicou também que existem melasmas mais superficiais, moderados e mais "profundos". Quanto mais profundo ele estiver na camada da pele, pior é (ou até impossível) de ser removido. #pânico.

O meu parece que está numa camada média (leigamente falando, tá?!).

Bom, na segunda "fase" do tratamento, eu alternei dois produtos à noite no rosto:

- NeoStrata Pigment Lightening
- Triluma

O Triluma é uma associação de hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida. Que é, pelo menos pra mim, que sou leiga, quase a mesma coisa da fórmula manipulada da primeira fase: hidroquinona + tretinoína + um corticóide.

Mas obviamente que deve ter diferença na prática.

(Só um parênteses aqui que fui Googlar a fórmula do Triluma e achei gente fazendo RESENHA dele. Gente! Tipo: oi??? Bom senso, cadê??? Bora incentivar as pessoas a usar tudo que é trem na cara!)

Enfim, depois dessa fase do tratamento, a pele melhorou muuuuuuuuuuuuito. Hoje, está assim (considerem o lado direito da foto):


Foto de um post de setembro deste ano. Não é a pele perfeita, mas quanta diferença! Não tenho mais uma "asa" no meu rosto.

O único problema, no meu caso, foi que era pra eu ter usado por 3 meses e retornado ao médico. Eu usei por 5 meses e só voltei depois desse tempo. E HOJE encontrei isto na bula do Triluma:

"TRI-LUMA é indicado no melasma moderado a grave da face, para tratamento de curta duração e intermitente (não contínuo)."

"Os seguintes pontos são importantes com relação à indicação e uso de Tri-luma Creme: Tri-luma Creme não deve normalmente ser utilizado para o tratamento de manutenção do melasma"

Bom, o resultado disso vocês já sabem. Desenvolvi alergia à hidroquinona (que ótimo!) e atéee eu descobrir isso, passei bons bocados com uso de outros medicamentos que agravaram a situação e eu cheguei a ficar assim:


Pra quem não acompanhou, tem post sobre isso aqui.

A sorte é que tudo foi feito com acompanhamento médico, então, no final, deu tudo certo e hoje estou bem. Por isso que insisto tanto para você NUNCA USAR NADA que você tenha lido na internet ou que tenha sido indicado pela amiga/vizinha.  

Parece bobagem, mas esse é um assunto muito sério. É o SEU rosto!
E aí, bom... depois desse perrengue da alergia, eu já estava sem manchas mesmo e não usei mais nada no rosto pra tratar as manchas (uma vez que elas estão discretas e não me incomodam mais também).

E hoje em dia, tomo luteína (falei sobre isso aqui) como uma forma de manter as manchas adormecidas. Não sei se o efeito é psicológico, mas pelo que o médico me explicou, o melasma volta. Eu estou há 1 ano e 4 meses sem usar nada contra manchas no rosto e elas não pioraram. Creio que a luteína não vai resolver a mancha mas pode impedir que ela piore. Bom, pelo menos, assim tem funcionado pra mim. Imagino que em 1 ano e 4 meses sem tratamento, era para as manchas terem voltado e isso não aconteceu.

Se é isso ou não, nunca saberei, mas não tenho coragem de parar de tomar mais (comecei em setembro do ano passado).

Bom, essa é a MINHA história e o que funcionou pra mim. Converse com seu médico antes de usar qualquer coisa no rosto e siga o tratamento à risca pois seu médico é a pessoa que estudou pra isso - e não alguém que ficou lendo coisas pela internet!


287 comentários:

  1. Oi Brena!
    Melasma é uma patologia complicada mesmo...
    Ele até some por completo mas é preciso ter cuidados diários para que não volte.
    Um tratamento aromaterápico poderia te ajudar e provavelmente mau não faria, pois este tratamento é feito com óleos essenciais, argila e óleos vegetais de BOA QUALIDADE!
    Procure se informar sobre isso.. Você vai se surpreender! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !! Fui para SC com o sol muito forte ... o melasma apareceu ... manchas escuras nas bochechas e no buço um horror... procurei minha dermatologista e ela me indicou o Tri luma para passar a noite uma fina camada sobre as manchas e demanhã tomar o HELIORAL este ajuda a não produção de manhas pelo sol igual temos que usar protetor solar uso o laroche fator 60 reaplico durante o dia "pasmem" estou fazendo o tratamento apenas uma semana e a mancha esta bem fraca e vai sumir não vai sair dali pois ela mora alirsrsrs... mas fica escondida e a pele meninas fica uma beleza uma vzs por semana tenho que passar em todo o rosto para emparelhar a pele isso mas é bem pouquinho até adesaparecer ""fina camada" a tri luma 15 g custa aqui 72 reais e o helioral 92 mas vale cada sentavo e ainda lavo o rosto com um sabonete liquido da laroche super bom para pele eu estou feliz e por isso estou dividindo com vcs... A dermato falou para não fazer piling de maneira nenhuma pois só piora então nunca farei.... serio para uma semana de marrom escura a cor ir para um tom pouco mais escura que minha pele é pq funciona!!!

      Excluir
    2. valeu pela dica Brena,muito boa ! a melasma também me atacou ,mais já estou no tratamento, espero me livrar de uma vez por todas dessas terríveis manchas que acabaram com a minha alto estima,no meu caso adquiri esse mal tomando muito banho de mar e sol quando adolescente, pois, como moro no paraíso das Águas" Maceió" todos os finais de semana estava na praia e nunca me protegia usando protetor,e só agora veio as consequências,portanto minha gente vamos abusar dos protetores e bloqueadores solar....bjus!

      Excluir
    3. Meu caso ainda é pior pois foi ocasionado pela incompetência de uma Dermato que vivia fazendo especializações, ido a Congressos, etc, etc, Procurei-a pra um rejuvenescimento. Pois, após 60 anos de idade, minha pele estava somente opaca, sem brilho, sem colágeno, devido também a menopausa. Não produzia mais esse hormônio que dá a juventude a pele. Pra minha surpresa, após, indicações de Carbox, radiofrequência, peeling de TA médio (ácido) acreditei que ficaria com uma pele linda. Mas, qual minha decepção...desenvolvi Melasma. O pior que a médica sugeriru LP (Luz Pulsada). Lá fui eu fazer (gastar) e de nada adiantou. Várias fórmulas manipuladas e caríssimas, cremes, oral, protetor, etc., etc, Hoje, me convenci de que realmente não tem cura. Também, deixei de frequentar a clínicas de estéticas que só querem lucrar. O pior é que ninguém se responsabiliza pelos "danos" estéticos e psicológicos que esses resultados desastrosos nos trazem. Enfim, hoje procuro só me proteger o máximo do sol com uso de protetor, chapéu e sombrinha. Pareço uma "mula" transportando peso. Falo de coração, se soubesse, tinha ficado com minha pele opaca, envelhecida. Porém sem manchas. Hoje, só existe arrependimento pois, serei que terei de conviver com isso o resto da vida. No verão, só falta usar "burca" também. Abraços a todas vocês.

      Excluir
    4. com certeza.
      olha, meu médico desaprova todos os aparelhos de laser.
      a verdade é que em termos de laser, nada deu 100% certo ainda. há casos de piora, há casos de nada acontecer e há casos de melhorar e depois voltar pior ainda. agora, caso de cura, desconheço.

      meu médico sempre fala uma coisa e é verdade: eles compram esses equipamentos caros e depois ficam empurrando isso pras clientes pra poder pagar a compra.

      Excluir
  2. Excelente post, Brena! Um bom dermatologista é essencial, e nós tb temos que ter consciência!
    Sofro com a acne, mas estou conseguindo um excelente resultado com o RETIN-A MICRO, um creme a base de tretinoína tb. Já tem 6 meses que to usando e minha pele está reagindo super bem! *_*
    bjs
    Ana Letícia.
    www.mineirasuai.com
    www.mulherzinhas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, Brena! Um bom dermatologista é essencial, e nós tb temos que ter consciência!
    Sofro com a acne, mas estou conseguindo um excelente resultado com o RETIN-A MICRO, um creme a base de tretinoína tb. Já tem 6 meses que to usando e minha pele está reagindo super bem! *_*
    bjs
    Ana Letícia.
    www.mineirasuai.com
    www.mulherzinhas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Imagino seu desespero quando as manchas surgiram... Não tenho esse problema, mas eu ficaria desesperada com certeza!
    Que bom que conseguiu amenizar a situação!

    Beijoka


    www.sthefanydejorge.com

    TEM SORTEIO NO BLOG!

    ResponderExcluir
  5. esses tempos atras que você tomava sol não usava protetor solar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nãaaaaaaaao. eu era louca, nova e achava que mancha no rosto era lenda ou coisa de mulher "velha"!

      Excluir
  6. amore, o que você falou é pura verdade: não usar nada sem conhecimento do médico!!!!

    seu rosto tá lindo!

    odeio gente que fica fazendo resenha de produtos que devem ser receitados por médico, ou ter acompanhamento nutricional.

    bjokas!!!!!

    http://www.blogdacividini.com/2013/10/perfumes-linha-mulher-poesia-da-avon.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, fátima!
      também odeio. esse povo presta um desserviço enorme!

      Excluir
    2. A internet virou terra-de-ninguém, já vi gente receitando remédio, ensinando a abrir embalagem na farmácia pra testar cor de base e até gente ensinando a ser anorexa... Muito triste.

      Excluir
  7. Muito bom, já vi muita gente com essa mancha e não trata. Será que homem também desenvolve? Valeu. Mesmo sem poder usar os mesmos medicamentos, é bom ter informações para conversar com o médico.
    Laura Mesquita
    Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que homem pode ter também. pq eles produzem também hormonios femininos, apesar de ser em menor quantidade.

      Excluir
  8. Muito legal. Informação é tudo. Inclusive do que vc não fez direito... Será que homem tem? Meu marido tá com uma mancha escura no rosto... Valeu...

    ResponderExcluir
  9. Oi Brena, então eu uso a teína da Eurofarma pois ela pode se misturar com o "massa capilar"da ineov sem dar efeito colateral, mas estou gostando muito do resultado também! É aquilo que conversarmos, a teína evita que a mancha se torne mais escura.
    Grande beijo
    www.desafetada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Brena, me desculpe, mas achei imperceptível sua mancha...na realidade, achei que sujeira do meu monitor! hehe

    Eu tbm estou fazendo uma via sacra ao dermato, estou tomando alta carga de vitamina E e usando pomada Propiosol para a esclerodermia que desenvolvi nas costas, devido ao stress, ansiedade e outras merdas da vida moderna, vamos ver o resultado né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na foto tá menos do que estava na vida real.

      Excluir
    2. Dá pra ver perfeitamente a mancha antes do tratamento, Brena. Eu estou há 4 anos com essa "via sacra" contra o melasma e depois de todo tratamento e esforço, adivinha? Apareceu uma nova mancha enorme na testa. Já passei por todas as fases também, do não tomar pílula ao torrar a cara no sol pra manchar inteira. Agora também tomo teína. Me identifiquei muito com seu artigo e espero que logo descubram um tratamento definitivo pra esse castigo!!! *rsrs Beijão

      Excluir
  11. Menina, minha mãe tem melasma profundo nas maças do rosto, parece que ela usou blush marrom. Pensa na tristeza? Ela já tentou de tudo, e foi como vc falou, tem medicamento que clareia a mancha, mas depois de um tempo ela volta a escurecer e começa o desespero de novo...a mancha dela foi decorrente da gravidez. Eu sempre usei filtro solar, mas ainda assim estou com uma mancha nas têmporas...agora é esperar o neném chegar para tratar! Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. O Licopeno que vc toma é de quanta MG?

    ResponderExcluir
  13. Fiz esses tratamentos em casa receitado pela Dermatoligista e nada de resultado,depois peeling no consultório+comprimidos via oral,meus melasmas aumentarm ,fiz td certinho,filtro solar direto,estou traumatizada as manchas ficaram mais escuras!Deve existir na Natureza alguma erva para isto,não é possível,Cleópatra passava o que no rosto??

    ResponderExcluir
  14. Olá Brena. Sem querer acabei lendo seu post, pois no decorrer dele esperava uma solução pra mim. Veja, meu problema é bem pior que as demais aqui: Desde cedo na vida, saia ao sol em pleno meio-dia, sem proteção alguma no rosto. Não lembro exatamente quando, mas há uns 10 anos+ os melasma apareceram (sou morena, mas as manchas são mais acastanhadas a escura) aumentando a cada dia, uma em cada maçã do rosto e com o tempo começou a coçar entre as sobrancelhas e a testa surgindo uma mancha a qual começou a aumentar. O chato de tudo isto é que nunca tive filhos, nunca tomei anticoncepcional, não tomo outros medicamentos, enfim, uso até fps... Já fui a uma dermato que me passou fórmula manipulada não muito forte. Usei conforme prescrição... Minha pele deu uma clareada, mas voltou a escurecer. Percebi que minha pele também se irritava (ardência) com a fórmula. Desisti. Posteriormente, acabei indo no embalo de uma esteticista a qual foi bem sincera comigo sobre luz intensa pulsada (seria um teste, poderia tanto clarear ou escurecer). Bom lá fomo nós pro teste, sempre me recomendou muito a principalmente usar FPS +50. Fazíamos as aplicações com intervalos de 30 dias, ardia um pouco sim, após, passava Hipoglós e usava o fps; formava-se então aquelas crostinhas de feridas.. Na segunda seção, como bem disse ela, melhorou muito, mas infelizmente lá pela 5ª seção notei que as manchas escureceram de tal jeito que é vergonhoso o meu estado. Pra vcs terem uma idéia, nem a base pra minha cor de pele tá disfarçando. Vivo um drama, há ponto de alguém chegar á mim por curiosidade, perguntar indiscretamente o porquê destas manchas, além de eu notar muitos olhares de estranheza.
    Não sei o q faço, já olhei bastante na web soluções pra isto. Já percebi q o laser (solução rápida) não é tudo "aquilo" que prometem além de ser caro. Estou pensando no peeling de fenol (caramba! super caro! Mas resolveria, tipo matar dois coelhos com uma cajadada sò? Digo, rejuvenescer e ter a pele de uma jovenzinha?! Q maravilha... É bom sonhar.. Acordando: não tenho grana ao vivo pra isto, só se for parcelado xxx. Gente, queria uma solução rápida, pois tô me sentindo a verdadeira Cuca, do sítio-do-pica-pau-amarelo; tenho baixo auto estima, e me sinto ridícula!!!! Por favor me ajudem... Estou pensando em procurar um hospital universitário...sei lá

    Thank's por lerem meu desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, sugiro que você procure um dermatologista que não seja voltado pra área de estética e sim de patologia, pois infelizmente hoje dermatologia virou um comércio e eles querem empurar tudo que é tratamento caro pra gente e não resolve nada.

      esqueça tb esteticistas. siga meu conselho. se vc for de bh, tenho um médico pra te indicar.

      Excluir
    2. OI meninas, fiquei aflita com a leitora acima, pois sei o que eh ter melasma...Minha pele estava horrivel, rosto, testa, sobrancelha e ate um bigode, feio mesmo, me achava horrorosa. Vivia nos dermatologistas, ja fiz de tudo, triluma, peeling hidroquinona, peeling diamante, cristal e o caramba a quatro rs, nada resolvia, enfim o que me fez se livrar foi o peeling vulcanice fase 3, eh bem forte, mas foi o que resolveu, agora ele esta famoso e esta super caro a sessao, mas tente c um dermatologista te indicar eh maravilhoso viu... Claro que tenho que fazer peeling todo ano, mas com outros produtos mais leves e parei com anticoncepcional tb bjus adoro seu blog
      Marcia

      Excluir
  15. Olá Brena!
    Tenho melasma mais ou menos 1 ano e meio, já usei de tudo também, vários ácidos diferentes que contem hidroquinona. O último dermatologista me receitou o Pri-Luma, porém não tive coragem de usar, pois aqui no sul é muito quente nesse período de verão, mas ele disse que poderia usar mesmo assim, então conversei com a farmaceutica e ela não me indicou a usar nesse período. Para de tomar o anticoncepcional e uso filtro solar todos os dias fator 60 da La Roche, mas minhas manchas só aumentam.
    Acha que eu poderia usar o Pri-luma nesse período?
    Vou providenciar a luteína!Adorei saber disso!!!
    Obrigada!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, acredito que seja o Tri-luma. Letra de médico é meio bagunça mesmo.
      Quando eu usei, me deu muita acne pq minha pele é oleosa. Converse com seu médico sobre isso.

      Excluir
    2. Isso mesmo, é Tri-luma, desculpa... Não deu para entender direito.
      Mas você chegou a usar esse medicamento no verão? Fico com receio de usar, pois os outros dermatologistas me disseram que não podia usar no verão e esse disse que esse medicamento não tem contra indicação para usar no verão.
      Tenho a pele seca, acredito que não terei problemas com acne.
      Já estou começando a tomar a luteína!!!
      Obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. o que eles falam é que esse tipo de tratamento deve ser feito no inverno pq a incidência de raios uv é menor. não faria no verão não.

      Excluir
    4. Só hoje me dei conta de que não foi o Tri-luma que me deu acne. Foi o klassis.
      Tri-luma é a mesma fórmula desse manipulado que usei.

      Excluir
  16. Contrai melasma com uso do anticoncepcional selene e roacutam para tratar acne. Apareceram manchas no buço, testa, nariz e sobrancelhas. Depois me indicaram luz intensa que queimou meu rosto e vulcan ice que deixou minha pele em carne viva, com as narinas e cantos da boca corroídos. Hje com a pele hiper sensivel e feridas ao redor da boca, nariz e testas, vejo que nao valeu a pena, tratamento de pele q me deixou invalida e sem vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA!! EU ME INDENTIFIQUEI MUITO COM VC, ACONTECEU BEM PARECIDO COMIGO, E HJ OLHO OS DERMATOLOGISTAS COM OUTROS OLHOS, POIS MUITOS SÓ QUEREM LUCRAR COM OS TRATAMENTOS..

      Excluir
  17. Apareceram manchas nas minhas bochechas, um formato de uma bolinha de cada lado do rosto. Não me lembro quando começaram, não são manchas de sol, pq não fico no sol, mas fico com lampadas ligadas o dia todo, e na frente do computador. Olho nas minhas fotos de antes sei que a uns dois anos atrás não tinha isso. Ainda não procurei um dermatologista, mas uso protetor todos os dias, mas não adianta nada viu. O jeito vai ser eu fazer um tratamento mesmo, tenho medo que piore mais que esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luciana, o sol é UM dos fatores. O pior mesmo são os hormônios.
      Depois procura um post meu assim: Luteína para manchas na pele.

      Excluir
  18. ola sera que eu tenho que parar de tomar o anticoncepcional tb to com a pele manchada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu parei e minha pele encheu de espinha. resultado: continuei manchada e com acne. uó.
      parar o anticoncepcional não faz as manchas sumirem, só evita que continuem piorando, mas às vezes a gente precisa dele, né...

      Excluir
  19. Bom Dia!

    Estou cheia de manchas ,qual anticoncepcional e indicado ???manda seu e-mail para podermos trocar ideias?

    Grata;

    Cristiane Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristiane, é melhor ver com seu médico porque eu por exemplo, tenho ovário policístico e só serve um tipo de anticoncepcional. que é exatamente o que mancha mais.
      então, como eu disse aí em cima, se eu paro a pílula, loto a cara de espinha.

      Excluir
    2. Olá vendo peeling oli ola é um tratamento oral - claudiafernanda_atryos@hotmail.com ou 62-9657-2377 - entre em contato tiro suas dúvidas. Abraço

      Excluir
  20. tinha manchas de melasma no buco e bochecha só que bem clarinhas e faço uso do filtro solar porém sabe como é clinicas de estética e mulher com baixa auto estima acabaram me convencendo a fazer um peeling ,depois da terceira sessão qual foi a minha surpresa alem de escurecer muito minhas manhas antigas ainda apareceram outras maiores e mais escuras imagina como eu fiquei e estou ate hoje arrasada fiz tratamento com tri-luma e um outro para acne pois o meu rosto que não tinha esse problema passou a ter agora estou correndo atras do prejuízo até promessa eu já fiz .Se arrependimento matasse eu estaria morta!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como diz meu médico... as clínicas compram essas máquinas caríssimas e depois ficam empurrando pros pacientes, mesmo os que não precisam, pra poder pagar a máquina (de laser).

      Excluir
  21. Oi Brana, segunda vez que seu blog aparece nos meus interesses de pesquisa google rs. Melasma é um saaaaaaco mesmo, a minha sorte foi ter percebido logo no inicio porque uma amiga minha tinha e eu logo percebi o que era. Me atendia com uma medica muito reconhecida na área, mas essa minha amiga que tambem se tratava com ela teve uns problemas. Qualquer agressão à pele o melasma piora, não tem jeito, o organimo entende melanina como uma proteção então se você agride forte o melasma normalmente piora. Essa minha amiga fez tratamento a laser gastando 3 mil reais com o laser e piorou o caso dela. Primeiro que eu vejo que melasma é coisa individual, o que funciona com uma não funciona com outra as vezes. Comigo o vitacid plus e o klassis associado a peelings superficiais esporadicos deu uma melhorada. Maaaaas o vitacid tem corticoide, e todo corticoide deve ser usado de forma intermitente, senão o organismo da gente entende que não precisa mais produzir corticoide e fica viciado no medicamento. Mesmo assim, o que eu percebi era que se eu usasse o vitacid todo dia a pele ficava avermelhada e as vezes ate dava uma piorada no melasma, entao comecei a alternar: uma noite usava vitacid na outra usava algo pra hidratar a pele, e durante o dia sempre o klassis emulgel (a forma emulgel é pra evitar espinhas). A coisa de uma noite agredir (vitacid) e na outra hidratar que foi dando uma melhorada na mancha, mas fiquei, sem saber que nao podia, usando vitacid plus direto durante 2 anos! Quando tirei o vitacid, deu uma pioradinha (a coisa do vicio do organismo) mas hoje já melhorou um pouco, o klassis ainda uso direto. Essa minha amiga começou agora a frequentar uma dermato que preza pelo tratamento de dentro pra fora (ingestao de capsulas) e esta adorando, vou marcar minha consulta. Como me caso em exatos 25 dias, vou voltar a usar o vitacid até casar só pra dar uma amenizada maior na manchinha e depois vou nessa dermato! Ir em um dermatologista especializado em melasma é o melhor caminho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu que o médico mandou usar 3 meses, eu usei 5 e desenvolvi alergia à hidroquinona!!!!!!!!!!!!!
      =\

      não conhecia esse klassis emulgel. o outro me dava muita acne.

      Excluir
  22. Eu tbm desenvolvi o melasma(maldito melasma),no meu caso foi exposição ao sol mesmo que fez as manchas aparecerem. Eu saia muito ao sol sem proteção usava só óculos escuros por causa do meu astigmatismo,e no que resultou umas belas manchas na linha dos olhos,tipo a marca do óculos. No começo eu nem dei muita importância pq ás manchas eram claras e davam para se cobrir usando só um pó compacto básico,dps de um certo tempo elas foram piorando que nem o pó cobria mais e eu ainda pecava em usar pouco filtro solar. Às manchas começaram a aparecer no nariz fazendo a mesma linha dos olhos e apareceu uma bem na testa entre as sobrancelhas,entrei em pânico pq meu rosto estava horrível,tinha uma aparência de sujo e isso me deixava com á auto-estima super baixa,chorava muito escondido ,sorte que eu tenho um namorado maravilhoso que sempre me colocava pra cima. Nosso rosto é nosso cartão de visita e eu não queria viver o resto da vida dependendo de bases. Depois de usar muita coisa inventada e que não dava resultados(só piorava),resolvi procurar a Derma.. me passou um manipulado á base de hidroquinona e ácido retinoico e outros trecos lá rsrs. Não ficou a maravilhava que meu rosto era antes mas deu uma boa clareada masss ás mancha elas voltam. O que me trouxe ate esse blog foi procurar relatos de pessoas que passaram ou estão passando pela msm experiência que eu,gostei muito da historia da Brena,como ela mesma disse nada melhor que um especialista para resolver seus problemas e nuncaaaa jamaisss em hipótese alguma use produtos sem orientação médica,experiência própria piora a bagaça..... Hj eu me cuido usando a pomada que a derma me indicou e usando muitooo protetor solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha historia é parecida com a amiga da Ana Claudia Marinho, fiz 3 sessõe de laser e na ultima a dermato fez junto a luz pulsada, minhas manchas estavam clarendo com o laser mais a LP escureceram muito as manchas, estou agora sem sair de casa de vergonha, gostaria de saber de um médico de SP ou Curitiba que trate de melasma, sem oferecer esses pacotes, se alguém puder me ajudar fico agradecida.

      Excluir
    2. Gostaria de saber mais sobre cosmelan, alguem ja faz uso?

      Excluir
  23. Olá Brena, desenvolvi o melasma após a minha segunda gestação,minha bebê tem 1 ano e 4 meses. Tenho 36 anos e estou com duas manchas marrons no rosto. Choro muito e me desepero por isso me sentindo horrorosa. Não tenho vontade de sair de casa, pois já tinha a autoestima baixa agora então me sinto a pior das piores. Parece que todo munda tá olhando pras manchas. Já fiz vários tratamentos, e o melhor deles foi o triluma, porém basta parar de usar por alguns dias e volta tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é desse jeito. séculos pra tratar e um final de semana pra voltar tudo.
      e eu que nem tenho filho e tenho melasma!

      Excluir
  24. Hj saí arrasada do consultório da minha derma justamente por causa de melasma...ela falou que não tem cura e é sim um fator genético que se desencadeia por causa de qq tipo de luz...sol, computador, televisão e o uso contínuo de anticoncepcionais...logo já foi me tirando de cara a possibilidade de laser pq ela disse que nem sempre limpa totalmente e que com certeza voltaria caso frequentasse praia, piscina e o computador...achei que o laser seria minha saída pq sou alérgica a certos ácidos mais fortes...mas ela me falou que seria um gasto desnecessário já que não teria garantia definitiva...e os remédios são caríssimos...tenho até que tomar um cp que ajuda a manter o melasma sobre controle depois do clareamento pelo resto da vida...aí fiquei imaginando pq eles não criam tipo uma dermo pigmentação como fazem em sobrancelhas e maquiagem definitiva só que de uma maneira inversa que funcionaria como uma base para tampar estas manchas escuras...e eu por ser mulata minhas manchas são mto mais escuras...mas foi bom ter lido sua postagem pq vi que não estou nesta sozinha...pq minha libido e minha auto estima com certeza ficaram prá sempre dentro daquele consultório...um abraço Érica.

    ResponderExcluir
  25. após o uso de luz intensa e Vulcan ice pra manchas, fiquei c feridas no local das manchas. Com a boca e nariz soltando pele e em carne viva, estou com uma depressão profunda a ponto de cometer suicídio. Dermatologistas estão indicando tratamento c cosméticos que provocam câncer de pele. Cuidado com os ácidos e laser que queimam a pele pra sempre. Com 33 anos, estou com a pele toda ressecada e dura, com a aparência de 60 anos. Talvez vcs acham que foi azar, talvez isso está mais comum do q parece, e ao invés do sol, são os lasers e ácidos que provocam câncer de pele. Vcs meninas, estão sendo cachorrinhas beagles, cobaias humanas, que irão ser mortas precocemente pela vaidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os médicos que indicam laser para esses casos estão pensando apenas no $$$ pq laser não resolve esse tipo de mancha.

      Excluir
    2. Li seu depoimento e fiquei chocada, não cheguei ter depressão profunda mais tenho pavor de espelho tenho melasma há 8 anos devido minha gravidez de gêmeos e 4 anos que trabalhei como Agente comunitário de saúde , exposta ao sol muitas vezes sem protetor, na vdd eu não sabia ao certo o que era realmente o Melasma, hj moro em Curitiba e a 2 meses iniciei o tratamento co dermato descobri que Melasma não tem cura e que terei que usar protetor o resto da minha vida. Como eu disse estou tratando e como meu melasma é severo e escuro o médico me deu uma série de tratamento para melasma mais comprei e uso o que deu pra comprar pois o tratamento é caríssimo no mais estou contente até o momento pediu a Deus que me livre disso sei que é demora mais estou confiante, no momento estou usando Protetor Isdin ultra fusion 100 (melhor protetor que eu conheci e usei até hoje), capsula Helioral (protetor em compremido), e comecei essa semana com Peeling em comprimido novo no mercado o Oli-Olá...vamos ver no que dá vou tirar fotos e postar pra vcs...Desistir nunca!!!

      Excluir
    3. oi edilainemarcos! que médico vc faz tratamento? eu moro em uma cidade perto de Curitiba, onde moro só tem um dermato mas não tem especialidade em manchas, pode me passar o nome do seu médico? muito obrigada.

      Excluir
  26. Faço pesquisa há anos a respeito do melasma. Procurei até artigos científicos. A hidroquinona é a grande vilã da história. Depois q a utilizei para pequeníssimas marcas de acne, o melasma comecou a tomar conta do meu rosto. Em vários países da Europa, ela já foi proibida e as pessoas continuam utilizando-a no Brasil. Esqueça tb qualquer tipo de tratamento com laser, pois é dinheiro jogado fora. Volta tudo de novo. E, por favor, não culpe Jesus pelas suas atitudes, Ele não tem nada a ver com isso. Então, quero te indicar o ÙNICO produto, após anos de pesquisa, q realmente clareou mais de 90% a minha pele: COSMELAN. É um produto importado, q vc pode encontrar em importadoras (comprei o meu no site glamourosa). É caro, ms vc vai fica satisfeita logo nos primeiros dias da aplicacao. Um abraço, q Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem nada a ver com jesus não... aquilo é uma foto antiga, como eu escrevi, retirada de outro post... e foi apenas uma brincadeira.

      deus é ótimo pra mim! posso reclamar não. nem to.

      Excluir
    2. Gostaria de saber se esse cosmelan é com hidroquinona, pois já ouvi falar, mais nunca usei pq tenho alergia a hidroquinona.

      Excluir
    3. Vou comprar esse cosmelan não aguento mais já fiz de tudo e estou c depressão.bjo obrigada!

      Excluir
  27. Aaaaaa, os melasmas! Também luto contra eles (e como!). Conto minha batalha aqui: http://mparaphernalia.blogspot.com.br/2013/08/os-invenciveis-melasmas.html
    E assim como você, às vezes, as espinhas me atormentam!!
    É uma labuta diária e, com um minutinho de sol, ela vai por água abaixo!!
    Bj

    ResponderExcluir
  28. Oi, sou "sortuda" tb, pq além de melasma eu abusei de hiddroquinona e bummmm.
    Hj uso clarifiant e bloqueador solar c cor para não parecer suja.

    Uma dica super, hiper, mega.... sigo torquatto no instagran e ele postou sobre dica para disfarçar: pele limpa, passar prime, base e CORRETIVO ROSA EM CIMA DAS MANCHAS (para peles claras, pq para outros tipos eu não me lembro), após passar corretivo no tom da sua pele. É a dica.
    Eu uso assim: pele limpa, passo bbcream (ou base) depois corretivo rosa, depois reaplico só um pouco do bbcream. Melhorou a aparência.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  29. Tenho melasma há uns quatro anos. Desde então trato com a dermatolista que ja me receitou de tudo, acidos, hidroquinona, clareadores. Esse ano passei numa outra dermatologista que me receitou clob x usado por 10dias seguidos e depois alterarnar triluma e clarifiant da Roc. Alguém ja usou esse medicamento? Adorei a dica da luteina, vou verificar com ela para poder tomar. Obrigada Camilla

    ResponderExcluir
  30. Olá! Sofro de melasma e vem aumentando demais... Procurei tratamentos, mas são muito caros. Será que poderia postar aqui o nome e telefone do médico que te tratou???

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Olá, boa tarde!!! Será que haveria a possibilidade de divulgar o nome e telefone do médico que a tratou??? Sofro de melasma, e este vem aumentando cada vez mais.... Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  32. Olá Brena, adorei as suas informaçôes, uso Mirena e também percebi que minhas manchas aumentaram estou ficando neurótica de tanta procura, falaram muito do Cosmelan importado que é ótimo mas o preço!! Uns R$ 400,00, já ouviu falar?? Eu estou tomando Helioral que minha dermato indicou e quero comprar a Base Dermablend da Vichy, estou em duvida da cor Nude ou acima dela,essa que você usa é muito escura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca ouvi falar...
      sobre a base, difícil te responder assim. dá uma olhada em resenhas no google de várias cores.

      Excluir
  33. Comecei recentemente meu tratamento para melasma com o vitacid. tenho melasmas na testa e nos dois seios da face, as manchas são bem escuras. Fui na dermatologista pois pensei que somente ela saberia o que fazer, e ela realmente não me indicou o laser, pois ele resolve a curto prazo e tem que ficar mantendo. Notei que as manchas estão ficando mais claras e agora posso utilizar até base para escondê-las (o que é um tremendo avanço) pois antes elas estavam tão escuras que quando eu passava a base, ficava parecendo um palhaço.
    O Bloqueador solar se tornou meu melhor amigo, sendo que a dermato me indicou um que não fica empapuçado na pele com aquela textura horrível. Ela ainda teve dó e me indicou uma base com proteção também.
    Indico que todas procurem um dermatologista, e não o esteticista, porque só o dermato saberá o que é melhor para o rosto. O esteticista quer empurrar produtos que podem funcionar, ou não

    Minha autoestima está voltando com força total \o/

    ResponderExcluir
  34. Ola...tenho melasma ha muito tempo.Ja usei de tudo, tentei me proteger do sol de varias maneiras mas mesmo assim as manchas aparecem.Estou fazendo a alguns meses o uso de Triluma...e complicado mas da resultados visíveis. Ele descama a pele, mas passo ele alternadamente e uso hipoglos pra hidratar.Ta dando resultado.

    ResponderExcluir
  35. Oi Brrena,
    como descobriu sua alergia a hidroquinona. Fez algum teste.
    Usei tri-luma para clarear as manchas... e agora alguns meses depois estou com reação alérgica no rosto, suspeito que seja da hidroquinona.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive irritação, daí fiz teste de contato. e depois, de teimosia, usei de novo e confirmei o que já sabia.

      Excluir
  36. A culpa é do Yasmin, pronto falei! Antes dele usava anticoncepcional injetavel e nunca tive manchas, troquei pra yasmin e no primeiro verão com uso dele comecei a ter manchas no buço ;/
    Detalhe uso protetor fator 60, chápeu e de baixo do guarda-sol e não tem jeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sERÁ QUE É O yASMIM, EU TB ESTOU COM UMA MANCHA PRETA NO BUÇO?

      Excluir
    2. O meu melasma se desenvolveu depois do uso do Yaz :(

      Excluir
    3. hormônio é um dos principais responsáveis mesmo pelo aparecimento do melasma. mas dependendo do caso, não tem como ficar sem ele =\

      eu parei e minha pele lotou de espinhas. foi pior.

      Excluir
  37. OI BRENDA, TENHO MELASMA E TRATO A 8 ANOS, E A CADA DIA AUMENTA MAIS.JÁ CONSULTEI VARIOS DERMATOLOGISTAS E NÃO CONSIGO RESOLVER MEU PROBLEMA, TENHO UM PROBLEMA SERIO HORMONAL E TODOS DIZEM QUE A CAUSA É ESSA, MAS A GENTE SEMPRE TEM ESPERANÇA, SOU DE BHTE E GOSTARIA QUE VC ME DESSE O TEL OU ENDEREÇO DE SEU MEDICO, AGRADECIDA, BJS..........

    ResponderExcluir
  38. amigas..melasma é uma luta eterna. Eu estou fazendo uma coisa que está ajudando muito!!!!!
    Para disfarçar
    1)marque toda a área do melasma com um lápis corretivo , delimite certinho.
    e
    2) onde NÃO TEM MELASMA, passe autobronzeador ..passe duas a três vezes por semana. A cor fica mais parecida..
    3) importante não passar oo autobronzeador nas bordas do Melasma..por isso proteja bem as bordas com o lápis corretivo
    No final a gente usa menos maquiagem, bem menos. O que é feio no Melasma é o contraste.
    Se o rosto fica moreno e o corpo branco é estranho então invista em sessões de autobronzeamento e não faça no rosto..no rosto faça em casa como disse!
    Experimentem...ajuda muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tbém sofro a anos com esse tal de melasma.
      Gostaria de saber qual é o autobronzeador que vc usa?, vc passa com o quê? e a área dos olhos vc passa tbém?
      Aguardo sua resposta ansiosa, achei interessante essa idéia.

      Obrigado.

      Excluir
  39. Oi Meu nome é Tatiane e também sofro com essas manchas...Fiz tratamento no inverno mas agora estou só com o protetor solar.. cansa um pouco tantos cremes e pouco resultado apesar de saber que é assim mesmo..enfim fiquei bem interessada nessa luteína, vc acha q dá para começar a tomar sem a consulta com a dermato??? Outra coisa vc tem sugestão de corretivo e base para as manchas ??? Nossa já comprei tantos e agora parece que nem consigo esconder mais... fico no aguardo...abçs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a tomar por conta própria. Mal não faz. Acho que rola sim.

      Excluir
  40. gente toda vez que me olho no espelho me dar uma grande desepçao por essas manchas no meu rosto me dar uma vontade ate de chorar quero ter uma pele saldavel me ajude por favor tenho malesma

    ResponderExcluir
  41. Esse medico e de Brasília??

    ResponderExcluir
  42. Olá a todos, Não é só vocês que estão sofrendo com esse problema com o melasma, tem muitas pessoas no Brasil e no mundo estão passando terror com isso, por isso algumas pessoas cansaram de ficar gastando dinheiro com tratamento que nunca resolve nada e estamos nos unindo para nós mesmos bancar uma pesquisa. Se você é uma pessoa que está realmente querendo mudar essa situação, entre no grupo do Facebook, lá estamos planejando estratégias de como acabar com isso. O grupo é esse https://www.facebook.com/groups/1420305844878258/ entrem pessoal, vamos nos unir que juntos venceremos essa doença.

    ResponderExcluir
  43. tenho varias manchas pelo rosto todo e estudo todos me zuam e outros fazem cara de do nao godto de sair de casa e ninguem da minha familia intende o que eu faço se me acho feia com essas manchas em meu rosto se der me responda por favor

    ResponderExcluir
  44. Na minha família temos esse problema de melasma, minha mãe teve e nós fomos presenteadas com isso, só que hoje em dia minha mãe tem o rosto limpinho porque ela usava uma fórmula que era feito de banha de tartaruga,depois dessa ela nunca mais teve esse problema. Mas não gostei da formula porque é oleosa demais e me dava agonia ao dormir. Hoje eu cuido com um sabonete clareador natural que eu comprei na venezuela, ele não tira as manchas, mas ameniza a cor escura e com a maquiagem, dá uma melhorada. Eu uso protetor com base no tom da pele, e o pó facial com proteção. Depois de tantos outros tratamentos me aquietei com esse sabonete, porque até espinhas não apareceu mais,já havia gasto tanto dinheiro, com dermatologistas, e em clinicas de estéticas, mas agora sei que cuidar de melasma é pra vida toda. Então não vou desembolsar tudo o que eu tenho só pra ter raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual sabonete clareador é esse adriana ??? vlw

      Excluir
  45. Bom dia. Adorei o post. A luteína vc começou depois de usar os clareadores ou junto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu precisei suspender o uso dos clareadores e daí que eu comecei a luteína.
      como expliquei no post, ela não clareia mas ajuda a manter sob controle o resultado que obtive com os ácidos.

      Excluir
  46. Vc usa anticoncepcional ainda? se sim, Qual?

    Brigada

    ResponderExcluir
  47. Você ainda usa anticoncepcional? se Sim, qual?? eu estou usando o selene senti uma melhora na pele em relação a oleosidade e acne mas estou receosa de parar e meu rosto ficar com muitas espinhas!

    ResponderExcluir
  48. Oi Brena, eu sofro com o melasma a dois anos e o pior....eu é que "plantei essa jossa" no meu rosto. Comecei com uma mancha suave por causa do Yasmin, que nem sabia que era melisma pois nunca tinha ouvido falar e recomendado por uma médica recem formada, que me indicou informalmente, passei um clareador a base de hidroquinona e foi um estrago total! tbem desenvolvi alergia e meu rosto que era meu orgulho, pois não tinha um sinalzinho sequer, ficou com aquelas manchas escuras na maça do rosto em formato de olheira, pra piorar a situação. Sofri demais!!!!Resultado: gastei R$13.000,00 com tratamentos, cremes e consultas com os mais conhecidos médicos de BH e rasguei dinheiro, pois só piorou. Segue para as leitoras do blog uma lista dos "lixos" que eu usei e que só pioraram e definitivamente não recomendo: Laser Spectra (lixooooo!!! Fiz 21 seções, o normal são 10), Peeling de cristal, Peeling Yellow Peel, triluma, vitacid, blancy, klassis, cosmelan (uma porcaria), acido tranexamico a 3% manipulado e biomedic pigment control (tenho minhas dúvidas em relação a ele) . Enfim, não vou a nenhum dermatologista mais em BH, pois só querem arrancar nosso dinheiro e já ouvi cada bobagem deles que deu até pra duvidar que tem especialidade em dermato e trato por conta própria me baseando pelos resultados de algumas leitoras que tbem já passaram por isso e tbem tentaram de tudo o que eu tentei. E a combinação que uso e deu uma melhorada tanto pra mim qto para várias outras mulheres foi a seguinte: (Ah, vale informar que na verdade esse é um tratamento para a pele como um todo e não só melasma, pois ficar usando um monte de clareadores, somente agride e satura a pele. Depois que enxerguei isso realmente começou a melhorar) Primeiro "um choque de vitamin C na pele" com o antioxidante Phloretin da Skinceuticals + Hidracid C20 da SVR + Protetor Solar com base fator 100, o Photoprot. De tarde alternando Redermic R da la Roche e de vez em qdo o Biomedic Pigment Control da La Roche (as vezes acho que ele melhora e as vezes piora,...então não cheguei ainda a uma conclusão sobre o Biomedic) + Protetor solar fator 100 de novo. De noite o Derma AHA da La Roche só no melasma (Excelente!!!)+ Clairial C10 da SVR. Várias pessoas, até de um blog famoso sobre o melasma que é o Salada Médica, tbem tiveram uma boa melhora com esta combinação acima. Bom, fica a dica. Abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu dermato é uma das poucas pessoas sérias nessa área. A grande maioria não sabe nada e quer empurrar laser pros outros.

      Excluir
    2. o vitacid para mim deu super certo

      Excluir
    3. Realmente cada pessoa reage de forma diferente aos medicamentos. O Cosmelan 2 está sendo ótimo para mim. Em duas semanas de uso, já percebi o clareamento das manchas de melasma.

      Excluir
    4. Onde vc comprou o cosmelan 2? Vc fez o c9smelan 1 que é o peeling q é indicado fazer no consultorio

      Excluir
  49. ola Brenda 1º quero agradecer por vc ter publicado o seu problema, isos ajuda e muito,
    estou lendo muito sobre o assunto, gostaria de saber de vc sobre este aparelho.

    Spectra laser toning™

    NDICAÇÕES

    Melasma , Remoção de Tatuagem, Manchas , Acne Ativa e Onicomicoses



    TRATAMENTO

    O Spectra possui uma tecnologia exclusiva chamada Laser Toning, especialmente desenvolvida para a remoção gradual e eficaz do melasma, removendo o pigmento sem irritar a pele de forma mais definitiva, evitando os efeitos adversos como retorno pior da lesão ou manchas na pele e, sem necessidade de associação com cosméticos ou outros produtos, apenas protetor solar. Em média, são necessárias 10-15 sessões com intervalo semanal. A aplicação do laser dura, em média, 15 minutos e é praticamente indolor.

    Para a remoção de tatuagem, o número de sessões depende de alguns fatores: tempo da tatuagem, localização, tipo de tinta utilizada, se está superficial ou profunda e do tipo de pele do paciente. É necessária a avaliação dermatológica e, em geral, são tratamentos longos. O intervalo entre as sessões varia entre 45 a 60 dias.

    ResponderExcluir
  50. gostaria muito de saber se vc ja ouviu falar desse LASER ..

    Spectra laser toning™

    Spectra Laser Toning™ é a única tecnologia com a certificação da FDA para o tratamento do melasma e de diversos tipos de lesões pigmentares, bem como diferentes cores de tatuagem, preservando a pele saudável.

    Fabricante: Lutronic®
    Tecnologia: Laser Q-Swiched Nd-YAG 1064

    INDICAÇÕES

    Melasma , Remoção de Tatuagem, Manchas , Acne Ativa e Onicomicoses





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não arriscaria.
      laser nenhum resolve melasma.

      Excluir
    2. Eu fiz 10 sessões do Spectra, 1 por semana, e minhas manchas só pioraram!!

      Excluir
    3. fiz 13 sessões do spectra laser toning (semanais) em uma renomada clínica de SP, e não gostei, gastei em torno de 3 mil e mesmo eles comparando as fotos do antes e depois, não enxerguei grandes resultados, talvez seja recomendado para outro tipo de manchas, mas para melasma, em mim, não surtiu efeito, sou clara de olhos verdes

      Excluir
    4. Meninas, deixem seus depoimentos sobre esse laser no meu post chamado: Melasma deixe seu depoimento.

      Assim, ajuda as outras meninas.

      Excluir
  51. já tenho a mto tempo esses melasmas.Pra mim,eu reparei q apareceu qdo troquei meus anticoncepcionais e depois da minha gravidez.Tentei alguns tratamentos mais acabei desanimando pois os protetores sempre acabavam deixando a minha pele mto oleosa e além das manchas as espinhas explodem.Já fui em "alguns" dermatologistas e a vezes tenho a impressão q não se interessam mto e não tem noção do q são essas manchas na nossa vida.As vezes tenho um sentimento d não estar fazendo o suficiente e q as pessoas pensem q não me interesso.Valeu.Vivemos em nosso mundo e não temos noção d qtas pessoas passam pelo mesmo problema.Passo pelas pessoas na rua fico tentando ver se tem mais pessoas como eu.Nunca falei nada disso com ninguem.obrigada pela a possibilidade do desabafo.

    ResponderExcluir
  52. tenho melasma ha uns anos e só melhorou com triderm e para disfarçar o melasma uso bloqueador adcos com base é ótimo para disfarçar essas manchas no rosto eu recomendo esses produtos.

    ResponderExcluir
  53. Adorei as informações....inclusive amanhã tenho consulta com o Dermatologista, justamente por causa de Melasma......compartilharei o resultado do tratamento com vocês!........já estive em um estado crítico, a ponto de nem querer sair de casa. Mas graças a Deus superei, outra coisa, tbm tive essa mesma experiência de não usar protetor solar e quando comecei usar anticoncepcional o desastre aconteceu....meu rosto ficou horrível.

    ResponderExcluir
  54. gostaria de saber o por que que o melasmo aparece e desaparece n decorrer do tratamento?

    ResponderExcluir
  55. Oi Brena, muito bom seu post e claro em circunstancia alguma fazer o uso de qalqer produto sem antes consultar um demart...
    Bom eu tenho varias manchas situadas no queixo nas maças do rosto testa e sobre a ao lado das sombracelhas a MALDITAAA melasma :S
    Bom assim como vc ja fiz tratamentos de peeling com e seu axido e nada resolveu :( ao contrario parece qe elas ficaram mais videntes ainda...
    Bom passei por uma demartologista, na semana retrasada e ela me receitou o Tri-Luma 30g comprei esta semana, passei na qinta anoite na sexta de manha lavei o rosto normal passei protetor, ai na parte da tarde o noite de sexta " ontem" meu rosto começou ficar a vermelho nas regiões que passei o tri-luma sobre as manchas!! E assim como tive reação alergica quando fiz peeling, a medica disse para eu usa na 1ª semana um dia sim ou nao, mais ainda esta vermelho hj seria dia de passar novamente, e agora nao sei oq faço :/ ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. converse com quem te receitou. pode ser alergia a um dos componentes, até mesmo à hidroquinona.

      Excluir
  56. Oi meninas,

    Que drama....hj me disseram q meu rosto estava sujo. Q lastma! Tenho esse problema a um bom tempo e marquei uma dermato para segunda. Estava ate mais clarinha apenas fazendo uso do protetor e mais nada no rosto, mas foi so ir ao nordeste e mesmo com protetor, chapel e etc.... as benditas nao so ficaram mais escuras como aumentaram. Tenho 3 irmas e so eu tenho essa meleca e olhe q nem tenho filho, mas fiz uso do selene por muitos anos... o pior é q tenho pelos no bulso e preciso tirar, a cera piorou muito, um dermato chegou a sugerir q eu usasse gilete...pode? Encontrei a depilacao com fio q nao agride muito, aparentemente nao esta piorando o melasma. Vou ver o q a dermato recomenda, mas muiiiito obrigada pelas sugestoes de todas e iniciativa da Brena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma luta coletiva.
      esses dias, vi uma moça na rua com melasma (ela estava sentada à mesa do lado da minha) e ela usava uma base bem clara, creio que na tentativa de esconder as manchas. mas o resultado é que as manchas estavam aparentes e cinzas.

      eu, como maquiadora, quase fui lá falar com a moça que ela não estava escondendo da melhor forma. me deu dó. o rosto estava beeem manchado e notava-se que ela tentava esconder com maquiagem.

      =\

      Excluir
  57. Nossaa! Sua história pareceu um pouco com a minha. :/
    Fui diagnosticada com melasma tbm, a médica passou os remédios, ainda não comecei pq não encontrei alguns, morro de medo de esse negócio na minha pele aumentar... Pior que a médica falou que não existe uma cura específica e que talvez suma e apareça de novo. :/ Realmente é um tratamento que não pode ser parado, como vc falou... :( Mas, bora pra frente que o negócio vai clarear!! rs Obrigada e abraço. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente, tem tratamento mas não tem cura. e o tratamento é pro resto da vida.
      e pior que a gente passa 6 meses tratando pro trem voltar todo em um final de semana na praia.
      dá uma olhada no meu post "luteina para manchas na pele".

      Excluir
    2. Vou olhar sim! E qualquer novidade, compartilha com a gente. ^^
      Abração.

      Excluir
  58. o vitacid resolveu para mim, só que só usei pq o médico recomendou. usar pomadas e tratamentos que deram certo para outra pessoa sem antes ir ao médico é ignorância né? seu post me deu uma ajuda pq o médico só esqueceu de colocar se era pra usar todo dia. eu usei toda noite durante 3 meses. mas quando achava que estava vermelho dmais dava um tempo de 2 ou 3 dias. e como ainda tem algumas manchinhas q não sumiram definitivamente estava procurando sobre qto tempo usar.. espero q eu não tenha ficado alérgica a hidroquinona. agora preciso retornar ao médico para saber o que fazer com as que reduziram.. mas nao sumiram total. PROTETOR SOLAR até dentro de casa.

    abraços!!

    ResponderExcluir
  59. POSSO USAR TRI-LUMA TANDO USANDO ANTICONCEPCIONAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim. não sou médica, mas sempre usei os dois ao mesmo tempo.

      Excluir
  60. Respostas
    1. pergunte seu médico, então pois cada caso é um caso. eu sempre tomei pílula, inclusive durante o tratamento com triluma e meu médico sabia disso. e não tive problemas.

      Excluir
    2. Li agora na bula e acho que o contexto é outro. Lá fala que o melasma pode voltar quando vc suspende o uso do triluma. Então lá fala: "portanto os pacientes devem evitar a exposição solar, utilizar filtros solares com fator apropriado, usar roupas protetoras e não utilizar métodos anticoncepcionais hormonais."

      Essas são medidas pra evitar o melasma.

      E não significa que não pode usar anticoncepcional quando está usando o triluma.

      Tanto que está nas indicações e não nas interações medicamentosas.


      Excluir
  61. é verdade mesmo,voce usou quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 meses, mas meu médico havia recomendado apenas 3.
      fora isso, já usei em outras épocas da vida.

      Excluir
  62. Oi Brena, tudo bem?
    Fui ontem na dermatologista pela primeira vez.
    Não tenho acne, somente melasma. Sempre tive sardas, mas a 1 ano e meio que começou as manchas e quero tratar.
    Mas ela disse pra eu escolher o layser ou peeling, mas dando a entender que o layser será melhor.
    Lendo todos os comentários fiquei tão confusa e com tanto medo de voltar pior.
    Você acha que devo procurar outro médico? Eu estava feliz e confiante no layser para tratar as manchas do melasma mas já estou mudando de idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho. esses "dermatologistas" de hoje só sabem fazer indicar laser.
      voto de vc consultar outro.

      Excluir
  63. Boa tarde Brena!

    Meu nome é Adelita, gostei muito do seu Blog. Parabéns!
    Tambem tenho problemas com melasma.
    Em pesquisa na internet percebi bastante informações sobre Cosmelan, vc tem algum comentario ou esperiencia sobre este produto? Tenho consulta com dermato marcada e quero saber quais as melhores opções no tratamento.

    Obrigada e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  64. Bom dia!

    Segue algumas informações Cosmelan / Dermamelan. Caso tenham interesse em presquisar mais sobre o produto.

    O dermamelan é um creme com acção peeling, regeneradora da pele, despigmentante, que actua na origem das desordens de hiperpigmentação de origem melânica: o melanossoma.
    Ele inibe a melanogénese, interrompendo a produção de melanina durante um longo período de tempo, durante o qual, a esfoliação e a regeneração das células do extracto córneo da pele (camada mais externa) removem os depósitos de melanina.


    Abraços Adelita

    ResponderExcluir
  65. oi, tenho uma manchinha escura na maçã do rosto do lado direito, ela é clarinha, não sei se é melasma, pq eu não tomo sol, acho que é pontos negros, tipo aqueles furinhos de cravo que surge no rosto sabe? nunca usei nada e agora ele ta desaparecendo, não tem quase nada, nem da pra ver que tem mancha, pode ser tambempor causa das manchas de espinhas que tinha no rosto antigamente, parabens brena braz pelas dicas que vc passa as pessoas. bjsss

    ResponderExcluir
  66. Tenho melasmas por usod de anticoncepcional Selene. Após peeling Vulcan ice e sessões de luz, fiquei c a pele queimada, com feridas no lugar das manchas. Agora estou com os cantos do nariz todo infeccionado, jorrando pus e sangue. Meu rosto arde 24 horas, não durmo, não me alimento, não saio de casa, diagnostico de depressão grave. Só gostaria de morrer para aliviar minha dor. So queria q as pessoas se conscientizassem q mancha não sai e q é um crime oferecer tratamentos q apenas prejudicam a saúde da pele. Que Satanás domine a vida de quem vende clareadores de pele, e abram feridas em suas faces, q jorrem pus e sangue. Acabaram com minha vida com esta desgraça de clareamento de pele

    ResponderExcluir
  67. Oi Brena! Vc pode me indicar seu médico e o tel dele? Tb sou mineira e já fui em inúmeros, mas nada resolveu :(
    saramenezes@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá Brenda!
    Tb. sou de BH e depois da graviedez sofro muito com melasma...
    Vc. poderia tb. me indicar o seu médico?
    Já fui em vários dermatos, e todos me indicam o lazer... e eu realmente, não estou a fim de fazer...não acredito que este seja o caminho...
    Adorei encontrar o seu blog.... me ajudou muito...

    vanessaalves@hotmail.com

    Muito obrigada!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  69. Olá Brenda,
    Fui a minha dermato e ela me passou uma formula associando o arbutim a Synovea.
    Lendo sobre a Synovea vi q ela eh mais eficiente q a hidroquinona, só q mto mais segura e eficaz, sem o perigo do efeito rebote.
    Vc conhece?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço. quando voltar ao meu dermato, vou perguntar pra ele.

      Excluir
  70. olá boa noite gostei muito do seu relato...me identifiquei bastante...mas minha pele é coberta de manchas marrons na lateral de cada face...um horror...minha dermato indicou a triderme e a teína ...onde csg a teína mais barata? vc sabe? nossa é mto caro aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estava comprando luteína na onofre, mas esgotou na minha cidade (bh). se tiver onofre na sua cidade, recomendo olhar la. da marca sundown.

      Excluir
  71. Brena Braz,..estou fazendo intercâmbio na Espanha, mas sou de BH. Amei seu post. Estava desesperada. Creio que meu problema é bem parecido com o meu e só me dei conta da gravidade por agora que minha base acabou e vi meu rosto direito.kkk.Tenho tendência a desenvolver melasma, e para piorar, tomo pílula- yasmin-a mesma que você. Até pensei em suspender a pílula, mas como tenho acne hormonal, já prevejo o resultado. Além disso, preciso consultar minha ginecologista antes. Sou super neurada com minha pele. Continuo até hoje usando produtos para acne. No momento, differin 0,3% e um sabonete da La Roche- Effaclar. Mas como minha acne esta controlada por causa da pílula, minha prioridade quando voltar para o Brasil em julho vai ser o tratamento do melasma. Queria saber qual é seu médico? E ele atende pela Unimed? Outra dúvida, você continuou a tomar a pílula? O tratamento é muito caro? Qual protetor solar você está usando?Você usa protetor com maquiagem ou passa por cima? Muito obrigada!!!!!!Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não atende pela unimed e a consulta é 500 reais!!!!!!!!! mas olha, valeu muito mais do que eu ficar indo nesses que atendem, me passando peeling e etc, tudo caro e nunca funcionou.

      se quiser, me manda um email que te passo o contato dele: brenabh@hotmail.com acho que ele tá ficando mais rico ainda depois do meu post pq já indiquei um monte de gente! rs

      sobre a pílula, não para. eu fiz isso e lotei a cara, colo, costas, tudo de espinha com 20 dias de ter parado. depois pra normalizar demora uns 3 meses!

      Excluir
  72. Adorei o post. Obrigada pelos esclarecimentos. Ando com a alto-estima baixa em virtude desse problema. Essa semana estou agendando uma dermatologista para começar um tratamento. Acho que vou encontrar uma saída para voltar a me sentir mais segura e bonita. rsrsrs
    Telga Lima www.telgalima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  73. Melhor publicação que já li sobre melasma. Tenho manchas no rosto e já tem uns 2 anos que trato, uso filtro solar sempre, ando de guarda-chuva pela rua para pegar sol, etc faço o qe for para minha pele voltar a ser bonita, mas não tenho tido sucesso. Sou muuuuuuuuuito vaidosa e fico passando base o dia todo para esconder, mas não está resolvendo, estou muito triste, me sinto feia por conta dessas manchas, já passei por 5 demato... ontem marquei outra para o dia 03 de junho já estou sem esperança, já usei uns 8 tipos de ácidos e cremes clareadores, mas as manchas cresceram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super te entendo. é uma coisa que acaba com a auto-estima da gente mesmo, mas não perca a esperança.
      dá uma olhada no meu post: luteína para manchas na pele.

      Excluir
  74. Tenho pesquisado sobre melasma, e creio que deixar de comer glúten pode ajudar a fazer com que elas não piorem.

    ResponderExcluir
  75. Não querendo desanimar ninguém, mas trato de melasmas desde 1996, isso mesmo, há 18 anos, entre idas e vindas porque ficar escrava de tratamentos cansa, as manchas na maçã do rosto continua aqui e já fiz todos os tratamentos disponiveis, é sim uma patologia que tem controle, mas não tem cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá desanimando, não. foi exatamente isso que foi dito no post.

      Excluir
  76. Eu gostaria de achar um dermatologista que se interessasse em ajudar e que não chutasse para canto as minhas preocupações. Parece que é o que acontece com os dermatologistas onde já fui e, por isso, as pessoas como eu fazem asneiras. já confiei em alguns e não deu certo, enfim, até mostram um completo desinteresse e desdramatizam o que nós sentimos em relação ao nosso problema de pele. Se os procuramos e pagamos bem caro por isso, é porque para nós a situação é dramática. Vivo em Portugal e preciso de um dermatologista preocupado e de confiança. É que desde que a situação patológica como a acne esteja resolvido, deixam de ter preocupação estética e essa também me preocupa.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Meninas!

    Tbm sofro com melasma, e iniciei com minha dermato a 2 semanas tratamento com Dermelan.
    É um tratamento caro, mas está valendo cada centavo. Vejo melhoras a cada dia, e estou muito feliz em estar resolvendo esse incomodo.

    Caso alguem queira o contato sou de SC Florianopolis, ela faz a consulta pela unimed, mas o tratamento é particular.

    ResponderExcluir
  78. Meninas ha seis anos comecou a surgir melasma no meu rosto, era branquinha de porcelana e hj nem me reconheco mais... ja fui em tres dermatologistas e a receita eh sempre a mesma ( tretinoina, hidroquinona ou similares) nada curou entao decidi por conta propria parar com o anticoncepcional pois pesquisei mto sobre melasma e descobri na medicina alternativa q os hormonios do anticonconcepcional sobrecarregam o figado e este por sua vez sobrecarrega tb o intestino ccausando estas malditas manchas mas eh claro q os medicos nao vao dizer isso ate pq remedios sao uma fabrica de dinheiro p eles mas acredito nessa teoria e vou tentar...tomei por 15 anos e parei faz dois meses...daqui uns meses conto se ajudou...e nao esquecam do protetor solar sempre! Bjs lLou

    ResponderExcluir
  79. Oi amigas, também sofro com este melasma!! Mue dermato também de Floripa tem feito um tratamento aos poucos, dois meses usando dois ácidos intercalando e agora tirluma, disse que tem que saber usar a hidroquinona e não uso todos os dias e em conjunto duas capsulas de Flebom que é o pycnogenol, agora ele quer fazer peeling??? Por favor quem postou sobre o dermato de Floripa tenho interesse no contato!!

    ResponderExcluir
  80. Olá meninas, também sofro com melasmas, meu medico indicou por 2 meses intercalando 02 tipos de creme com acido, a hidroquinona apenas final de semana e agora ele trocou, e deu o triluma apenas de segunda da quinta, o problema do uso da hidroquinona é o seu mal uso, uso constante tem que saber usar e indicou o Flebon que tomo todos os dias duas vezes ao dia. Agora ele quer fazer um peeling, estou receossa, a amiga acima pode me passar o nome da dermato pois sou de floripa e me interessei!!

    ResponderExcluir
  81. fiquei mais feliz e esperançosa depois q li os comentários aqui

    ResponderExcluir
  82. gostei do que li aqui,e ainda bem q ja marquei um dermato,valeu pessoal.

    ResponderExcluir
  83. Ola meninas....sempre eu tirava os pelinhos do buço com aquela cera própria industrializada. Após a depilação ficava um pouquinho irritado mas logo voltava ao normal. Foi entao que comecei a perceber meu buco escurecendo. Parei de depilar com cera pois andei lendo sobre o assunto e vi que cera mancha, so faco a depilacao na linha agora. So que para minha infelicidade a mancha ficou e que está me incomodando agora. Tenho a pele clara e o buço escurecido fica bem visivel. Fui a dermatologista, ela passou um creme manipulado a base de acido glicolico acido latico hidroquinona drieline e ceramidas para aplicar todas as noites no buco. Iniciei a pouco tempo o tratamento, mas ja naquela expectativa de melhorar. Espero que de certo. Nessas horas paciencia e imprescindível.

    ResponderExcluir
  84. Sera que voce poderia me passar o contato do seu medico que te ajudou no tratamento do melasma ???

    ResponderExcluir
  85. Poxa minha situacao está muito ruim, vou ver se volto com o tratamento, já tinha até perdido as esperancas, se vc puder passar o nome do seu medico, te agradeco. Ana Paula

    ResponderExcluir
  86. MUITO BOM, TBM TENHO ESSE TROÇO,VOU COMEÇAR ALGUM TRATAMENTO COM POMADAS!!!

    ResponderExcluir
  87. Ola meninas. Para começar sou homem tenho 38 anos. Vi os relatos e resolvir tbm falar do meu problema. Ja sofro com isso tem mais de 15 anos, ja usei de tudo, de receitas caseiras ate hidroquinona. Mas sempre melhora um pouco e tudo retorna novamente, bate um desespero e a auto estima vai la pra china. Penso em parar de usar essas coisas mas , quando para 15 dias ai vejo q tem q continuar. A medicina esta tao avancada sera q esse povo nao descobre algo q funcione. Socorro preciso de ajuda tbm mulheres. Meu email moreno.bravo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. ola , bom as minhas manchas melasma , surgiram d um dia pro outro , depois d um dia na piscina, sempre gostei d pegar sol ,mas por causa do anti, muitas espinhas , tudo isso colaborou pras manchas surgirem ,meu rosto ficou cheio d manchas, isso foi em 2011,usei vários cremes , fiz peeling, nada ,usei triderm, deu bons resultados ,mas as manchas não sumiram totalmente , agora faz um ano q parei com tratamentos , só protetor solar , espero q alguém faça um creme poderoso mesmo , q suma essas manchas pra sempre ,bjus

    ResponderExcluir
  89. Olá,
    Também tenho melasma há 2 anos e há 1 que iniciei os tratamentos!
    Usei o TRILUMA associado ao sabonete EFACLAR e ao protetor solar ANTHELIOS UNIFIANT 50 e foi uma decepção o uso do clareador,pois ficou muuuuuuito vermelho meu rosto,queimava feito fogo.Comecei a alternar os dias,até que os sintomas pioraram e eu fiquei com o rosto completamente inchados,ia trabalhar porque não tinha jeito.Voltei a dermato e ela receitou o CLARIFIANT,mas eu não comprei por medo de comprar algo caro novamente e não me adaptar!Foi aí que mudei de dermato porque a que eu ja era paciente,saiu do plano de saúde!A "nova" dermato receitou o clareador BLANCY,o mesmo sabonete EFACLAR e o protetor EPISOL WHITEGEL 45.Usei todos e senti melhora significativa.Desde o dia 10 de julho de 2014 que uso eles e ontem dia 16 de Outubro 2014 retornei para ela ver o resultado.E para minha surpresa ela disse que esperava mais resultados.Trocou o clareador e pediu pra usar o AZELAN GEL e o sabonete DERMOTIVIN associado ao protetor solar.Ela trocou primeiramente porque meu rosto está detonado de espinha e com este AZELAN ele vai melhorar as espinhas e clarear as manchas.Vou fazer esta nova experiencia na esperança de melhorar minha pele,pois aos 33 anos recem completados,não tenho idade de ter espinha,mas não quero esperar envelhecer pra melhorar a produção do melasma!É é isso meninas,boa sorte a nós e que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  90. Meninas.. Já pensaram em fazer um movimento para que os pesquisadores encontrem uma solucao definitiva para o melasma?... é inadmissível que nos dias de hoje com os avanços da medicinamedicina ainda não se tenha uma cura.....

    ResponderExcluir
  91. Meninas! Por favor me indiquem um bom médico em BH, não aguento mais estas manchas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posso indicar o meu se interessar. me mande um email: acordeilinda@gmail.com

      Excluir
  92. Olá! Vejo um drama, lutar com uma coisa que provoca a baixa auto-estima,ainda mais em mulheres vaidosas que de um dia para o outro descobre que é para o resto da vida; realmente não é fácil! Sei muito bem o que é isso. Ainda mais se morarmos em região com sol escaldante!! Bom; não sei se posso contribuir, mas algo que me ajudou muito foi a seguinte rotina: uso o triderm indicado pela dermatologista, fica um pouco vermelho no dia seguinte, mas amenizo com água termal, passo protetor solar 3 vezes ao dia, ou mais, até mesmo a noite com a incidência da luz artificial, a base passada depois do protetor solar ajuda muito a durar o protetor e protege quando você estiver na frente do computador, além disso, usar um protetor solar bom é importante para que dure mais tempo na pele, ou mesmo se não tiver condições de comprar um bom, coloque seu despertador para tocar para lembra-la que tenha que retoca-lo, sei que é chato, mas com o tempo acostuma! Além disso, estou passando o Even complexion essence da linha timewise da Mary Kay que equilibra o tono facial, ele deixa a pele viçosa! Hoje a macha está bem controlada! Agradeço por algumas contribuições e Brena gosto de acompanhar suas dicas são muito válidas, obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Oi Brena adooorei sua puplicação!
    gostaria de saber qual protetor vc usa?

    agradeço desde já,
    Sirlei

    ResponderExcluir
  94. Nossa Brena!!
    Legal sua postagem,surgiu como "Uma luz no fim do tunel" ^.^
    Mas me diga uma coisa,a luteina pode ser de uso continuo,sua derma,disse se tera que ter intervalos ??( Ex:parar por 1 mes,e tomar por +2 meses)??
    Muito obrigada
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, meu médico nem recomendou isso.
      mas falei que eu tomo e ele falou: se tá fazendo bem, ok. continue.
      to tomando continuamente há uns 2 anos, eu acho.

      Excluir
    2. olà Brena vivo muito preucupada com essa infeliz tal de melasma minha alta estima está la em baixo ja usei bastante cremes, até árgila tenho em casa estou usando uma tal de pomada de nome suavicid que tem alguma coisa com hidroquenona,uma hora clareia de repente escurece tô doidinha eu acho que as consequencias dos tempos que eu vivia de praias pois moro em um lugar que tem muitas praias hoje em dia não ando mais em praias, me enzolei de praias de sair fico pensando muito antes de sair pelo dia vivo aflita! é muito feio vc com essas duas manchas tão grandes no rosto! não tenho condiçoes financeiras pra fazer coisas tão caras estou na esperança de encontrar alguma coisa que melhore minha aparecia bjussssss!

      Excluir
    3. to usando esse suavicid agora por minha conta.
      recomendo vc fazer o seguinte: usa os clareadores, mas durante o dia, usa muito filtro solar, pra não causar efeito contrário que é escurecer.
      depois quando tiver clareado já, toma a luteína que ela ajuda a não voltar as manchas. a não escurecer de novo. super tá funcionando pra mim!

      Excluir
  95. Meninas, estou no mesmo dilema. Tenho 33 anos e até os 32 não tinha manchas, só foi trocar de anticoncepcional e elas apareceram, horríveis. Mas a dermato disse que não tem nada haver e a gineco também. Nós sabemos que isso não é verdade. Não entendo como podem ser tão displicentes com isso. NUNCA USEM O ELANI CICLO OU YAMIN. Sou muito branca (tipo fantasminha) e imaginem meu sofrimento. Meu marido perguntando o que é isso? Por que tá assim? snif que terror

    ResponderExcluir
  96. Olá meninas!! Gostaria de saber se algumas de vocês já tomaram o ácido tranexâmico para tratar o melasma. A minha dermato me indicou (02 comprimidos ao dia) mas como é um remédio para hemorragias, fiquei apreensiva e ainda não tive coragem de comprar. O que vocês acham??

    ResponderExcluir
  97. Também acho que tem ligação com anticoncepcional. Tomava Cerazet por causa endometriose, implorei ginecologista para trocar pq estava com muitas espinhas. Trocou pelo Yas.....igual Yasmin. E um mês depois................... rosto todo manchado, um horror! Agora tbém não sei o que faço. Passo Lumyxil manha e noite e escondo com maquiagem que por sinal ainda não acertei a cor da base!

    ResponderExcluir
  98. Fiz o tratamento com Dermoclear da Duohauss, fiquei três meses inteiros com a pele em carne viva, descamação, um horror. Tratamento sofrível. O resultado foi uma pele sem manchas durante três dias. Isso mesmo, três meses de sofrimento intenso, muito dinheiro gasto e menos de uma semana de pele limpa. Assim que a pele foi se restabelecendo do tratamento agressivo, foi voltando ao “normal”, com as manchas. Além disso, o kit é apenas um pequeno frasco com uma quantidade pequena que mal dá para os três meses de tratamento. As manchas foram voltando e o produto já tinha acabado, inviável para manutenção adequada. Não vale a pena.

    ResponderExcluir
  99. Olá Brena

    Estou passando por este dilema, estou me sentindo horrivel com essa mancha no rosto, minha pele sempre foi limpa sem manchas e agora isso.
    Você chegou a fazer peeling? Qual estação do ano você iniciou?
    A dermatologista onde fui deu um acido para eu passar, mas estou com medo, pois é verão e dizem que piora.

    Obrigada

    Vanessa

    ResponderExcluir
  100. Olá Brena!!!

    Estou passando por isto no momento, me sinto horrivel com esta mancha no rosto. A dermatologista que fui receitou um ácido, mas estou com receio de usar, pois é verão e dizem que pode piorar. Você fez peeling?

    ResponderExcluir
  101. Ola Brena, qto a hidroquinona é um veneno ela da um efeito rebote....cuidado meninas.....tentam o it cosmelan.....resolve 95% e clareia muuuuuuito!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sidinéia Néia, teria como você me passar onde você comprou este it cosmelan, pois pesquisei na internet e acho vários tipos de cosmelan. Se possível me mande uma foto por e-mail do frasco. Também estou muito triste com minhas manchas.
      e-mail: josifpolis@gmail.com

      Brena, adorei seu post já li toda a página rsrsr levei o dia todo, mas me tirou muitas dúvidas, e acho que vou comprar esta Luteína 20mg

      Obrigada

      Excluir
  102. TEREZINHA DE JESUS, eu que não vejo motivos pra você defender uma pessoa cujo comentário foi excluído, ou seja, você nem leu e veio defender, com certeza a pedido da própria.

    Não tem necessidade. Ela já apagou o comentário (já havia apagado antes da sua chegada aqui), portanto talvez você seja vidente. E acabei de apagar as minhas respostas também, já que não faz mais sentido responder a uma coisa que foi apagada.

    ResponderExcluir
  103. Olá Brena
    Me indique o seu dermatologista!!!
    Não consegui nenhum bom até hoje!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me mande um email que te passo.
      acordeilinda@gmail.com
      se for em bh, né?!

      Excluir
  104. Brena, será que ele atende pela UNIMED? Cara, a dermato que fui me indicou oli-ola (o queridinho da moda) e mais dois acidos noturnos... Minha pele só piorou... uma dinheirama jogada na lata do lixo. Vou recorrer ao dr. Gontijo se ele atender Unimed.
    Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não atende, mas olha... eu prefiro pagar a consulta (que não é barata) do que ficar gastando com laser e esse monte de coisa que o pessoal inventa que não resolve nada e custa o olho da cara.

      Excluir
  105. Depois de sofrer durante os dois últimos anos com melasmas (já usei de tudo!!!), descobri esse blog e resolvi usar a luteína referenciada aqui por muitas mulheres. Pesquisei um pouco mais na net e descobri tb que ela poderia ser associada ao picnogenol. Foi e está sendo a salvação da minha vida!!! Eu estava arrasada com o rosto todo manchado. Hoje tem 34 dias que estou usando e foi maravilhoso!!!! Claro que uso protetor solar permanentemente, e o processo de clareamento está ainda acontecendo aos poucos. Associei o lumiskin a noite e estou feliz. Graças ao blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você notou melhora?
      eu acho assim... que evita piorar o que foi clareado, mas não senti melhora nas partes que ainda estavam manchadas.

      Excluir
    2. Gostei muito dos blog e dos depoimentos. Gastei muito dinheiro com tratamento com Spectra e não adiantou nada. Agora estão me indicando um tratamento de roller (migroagulhamento) alguém conhece ?

      Excluir
  106. gente usem tratamentos naturais, oleo de coco oleo de primula, sempre uso oleo de coco no rosto até para tirar maquiagem e nunca tive manchas. oleos naturais é o que hidratam realmente a pele. ésses produtos quimicos só faz mal por fora e por dentro. tambem não uso protetor solar é cheio de produtos conceriginos e engorda

    ResponderExcluir
  107. oi tudo bem?
    sou Luciano e estou usando o Vitacid Plus, tenho umas manchas no rosto ( melasma ) contudo comecei o tratamento tem uma semana, o medico recomendou para intercalar dia sim dia não.
    acho que ja começou a fazer o efeito pois minha pele esta descascando isso é normal ao usar o Vitacid Plus?

    ResponderExcluir
  108. ola gostaria de saber aonde compra a maquiagem dermablend pois so achei na skinstore mas não possuo cartões internacionais.

    ResponderExcluir
  109. Oi Brena, primeira vez aqui e já amei a matéria... Que bom que você conseguiu amenizar suas manchas, só quem tem sabe o quanto é desconfortável ver que todos a sua volta reparam nessas manchinhas. Bom... Meu caso é um pouquinho diferente, tenho manchas nas axilas, é um terror. Queria pedir uma matéria sobre esse problema que tantas mulheres tem.obrigada, beijos!!!

    ResponderExcluir
  110. Olá. Após alguns anos de sol desenvolveu o dito melasma que segundo o doutor, ele pode passar cremes para clarear. Uso luteína, creme a base de hidroquinona. Quando fico sem usar esse creme a base de hidroquinona as manchas voltam a aparecer. Continuo só com a luteína tendo em vista que a hidroquinona é só por um período curto.

    ResponderExcluir
  111. Vi algumas perguntas sobre o Cosmelan. Eu tenho melasma nas bochechas e já usei o Dermamelan (se não me engano é a fórmula gringa do Cosmelan) e foi muito bom. A mancha deu uma boa clareada e a pele ficava linda. Infelizmente fiquei um tempo sem usar e qdo voltei acho que estava usando muito ácido e desenvolvi alergia a ele, tentei o Cosmelan mas tb deu reação. Mas tenho muita vontade de conseguir usar novamente pois foi a única coisa que vi resultado mesmo.
    É bem caro, mas pra mim na época valia muito a pena. Fora isso fico na mesma peregrinação de todas, mas ainda não vi nada efetivo. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei uma amostra desse Demelan. Nem tinha dado bola. :-/

      Excluir
  112. Ola meninas. Não sei se no Brasil vendem, mas tenho tido muito bons resultados (e em pouco tempo) com tratamento para a híper pigmentação das SESDERMA (é a marca de cosméticos mais vendida em Espanha). O Azelac RU ( composição: Ácido azeláico, 4-Butylresorcinol, diacetil boldina, undecilenoil fenilalanina, ascorbil glucosido, ácido glicirritinico, retinol, niacinamida) é verdadeiramente milagroso. Ao fim de duas semanas a aplicar à noite notei uma diferença brutal. A pele ficou muito mais uniforme. Também comecei a usar protetor solar mineral ou filtro físico que é o indicado para quem tem melasma. Fiz uma semana de férias na praia com muito sol e calor e não tive qualquer problema. Deixe de tomar a pilula e estou a procurar uma alternativa para a acne e queda de cabelo de origem hormonal que não manche a pele. Boa sorte a todas. E morte ao melasma!!

    ResponderExcluir
  113. oie Brena tenho manchinhas no meu rosto.que deu pelo ant.repopil e com um tratamento as manchas sumiu ...e fui em um genecologista ele simplesmente fala qualquer nome de ant.sem fazer nenhum exame nem nada ..
    bom oque gostaria de saber e qual o anticoncepcional que vc toma para não agravar e não voltar minhas manchinhas??
    obrigada não sei oque tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que eu tomo é o que mais dá manchas, mas preciso tomar ele por outros motivos.
      =\
      yasmin.

      Excluir
  114. Olá Brenda! Achei seu blog bem bacana. Li muita coisa, mas não tudo. Qual o filtro solar (marca, tipo) que vc mais se adaptou (pele sensível, oleosa)? Obrigada!

    ResponderExcluir
  115. Brena,eu tambem usei essa pomada que tem tres formulas.na verdade continuo usando.ja faz uns tres anos,mas uso protetor fator 100.meu roso ficou muito bom.Só que precisa sempre usar.

    ResponderExcluir
  116. Ola Brena! Muito informative o seu post. Alguem que voce conhece ja usou pycnogenol? Eu tenho melasma e estou tentando achar algo natural. Pois ja usei hidroquinona e ficou muito vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum, nao conheco. a hidroquinona pode ser que vc teve alergia, não? mas fica vermelho um pouco sim.

      Excluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.