16 de janeiro de 2013

MAQUIAGEM PRA PARECER MAIS JOVEM

Muita gente não sabe mas a maquiagem, apesar de ser grande aliada da mulher, muitas vezes, se usada de forma indevida, pode acabar fazendo o efeito contrário e, ao invés de embelezar a pessoa, acaba por envelhecer ou criar uma imagem "pesada" que desfavorece a mulher.

Aqui neste post, vou dar dicas de como usar a maquiagem - e outros truques - a seu favor e de como parecer mais jovem evitando alguns hábitos de maquiagem.

Devemos evitar:



1) Pó na região logo abaixo dos olhos.

O pó tende a acumular em linhas finas - que às vezes a gente nem está vendo - e aquela micro linha vira uma ruga aparente. Fiz uma "simulação" pra vocês. A luz incidindo de frente não realçou tanto as linhas que se formaram abaixo dos olhos, mas pela foto já dá pra se ter uma idéia mais ou menos:


Esquerda com base e pó - Direita com base apenas.





2) Sobrancelhas muito escuras e marcadas. 

Eu sei que tem gente que acha lindo aquelas sobrancelhas suuuper escuras e suuuuper definidas/marcadas, eu também acho em algumas pessoas, mas, sim, envelhecem.

Tudo que "pesa" no visual envelhece. Tenham sempre isso em mente. Evitem sobrancelhas mais escuras do que o cabelo, ou muito marcadas, super definidas e com aparência "pesada".

Fiz uma simulação bem tosca, mas só pra dar uma idéia:


A sobrancelha da direita não está feia, mas olha o tanto que ela pesou no rosto. Cubram com a mão um lado e olhem o outro pra comparar. O efeito de preenchimento poderia super funcionar e ficar bonito se fosse feito com uma sombra num tom marrom bem mais claro.

Se eu acho a sobrancelha da esquerda bonita? Sinceramente, não. Mas ela me deixa 10 anos mais jovem que a da direita. Visual mais leve e mais natural.



3) Lápis em traço "duro", muito marcado e sem esfumar.

Tudo que é uma linha muito "dura", traços muito marcados, sem suavidade, envelhece. Sempre suavize linhas, sombras, contornos. Fotografei pra ilustrar novamente:



Acho que não consegui fazer um traço tão "duro" quanto eu gostaria. Mas, pra exemplificar, só lembrar de Kate Middleton e seu traço tão criticado pelos profissionais da área:



Dislike coletivo.



4) Batom escuro.

Batom escuro é lindo? É. Eu uso? Uso. Mas envelhece? Envelhece.

É óbvio que a gente não vai passar 365 dias do ano usando só o que favorece e abrindo mão de coisas que a gente ama usar.

O grande lance é ter consciência disso e usar esses truques a nosso favor. Exemplo: você é uma jovem de 20 e poucos anos e vai ministrar uma palestra para uma turma em que os alunos são bem mais velhos que você. Logo, você quer tirar aquela cara de menina de 20 e poucos anos pra passar mais credibilidade pros seus alunos. Pronto! Se joga no batom vinho.

Agora, você tem lá seus 30 e tantos, vai pra balada paquerar e quer parecer mais jovem? Não inventa de ir de batom vinho se você não tá afim de pegar o tiozão da balada! Hahaha #Truque. Faz uma maquiagem leve e que não vai te acrescentar alguns anos - que você não precisa!

Abaixo, o carón com um batom rosado translúcido e com um batom vinho, pra vocês visualizarem o que estou falando:


Tá lindo o batom vinho? Tá. A cor combinou comigo? Combinou. Passei igual meu nariz parecendo a velha surda da Praça é Nossa? Passei.

Gente, de novo: não estou falando pra nunca usar batom escuro. Só estou dizendo: evite, dependendo de quantos anos você tem, se não quer parecer mais velha em determinada ocasião. Se você não se importa em ganhar uns anos a mais, se joga!



3) Sobrancelhas finas demais.

A sobrancelha muito fina foi moda décadas atrás e muita gente da época da minha mãe tirou fios demais e acabou ficando com quase nada de fios.

O problema é que, agora, todas essas mulheres daquela época ficaram com cara daquela época. Um visual muito "datado", que entrega a idade da pessoa.

Como eu, obviamente, não vou ilustrar isso pra vocês com meu carón, peguei umas fotos de Elis Regina, sucesso entre as décadas de 60-70, época em que a "moda" das sobrancelhas super finas havia voltado com tudo.



Esse "fiapo" remete a um visual que já saiu de moda, deixando a pessoa com cara de "tô antiga, bêim!".

Resumo da ópera: evitem tudo que pesa, tudo que marca, tudo que tem o acabamento grosseiro, "duro", tudo que é muito artificial, cores escuras. Isso tudo envelhece. Para um visual mais jovem, prefiram: traços suavizados, tons mais naturais, acabamentos leves, cores mais neutras.

E lembrem-se sempre daquilo que eu vivo repetindo aqui: não existe certo e errado em maquiagem. Existe aquilo que te favorece e aquilo que não favorece tanto. Basta a gente ter um pouco de bom senso, que tudo pode, nada é "proibido".

Se joga!

65 comentários:

  1. Amei muitão seu post, muito, muito mesmo.
    Adoro tiradas engraçadas que tornam o post, além de super informatido, divertido.
    As fotos estão espetaculares...sério, gostei muito!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ameeei!Eu tenho muita dificuldade em me maquiar...é tenso!Suas dicas super ajudam!

    ResponderExcluir
  3. POst ótimo, coisa de profissional mesmo.
    Só um comentário: depois da Camila Coelho, todo mundo fica marcando demais a sobrancelha igual ela faz! Ainda bem que vc falou com a voz do bom senso, porque não sei NAONDE que aquilo é bonito. Ainda bem que ela é bonita, apesar da sobrancelha.
    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Sem comentários. Eu acho ela bonita, mas ela tem cara de uns 10 anos a mais do que ela tem na verdade.

      Excluir
    2. Nossa eu nem conhecia essa Camila, não sei pq mas não tenho paciência pra blog q tem look do dia...

      Excluir
  4. Adorei o post! Dica de utilidade pública! rs rs

    ResponderExcluir
  5. Isso de marcar sobrancelha e olhos parece coisa de americana, que aparece sempre perua na tv, tipo as Kardashiam, que pra elas parece combinar pq elas são montadas, e nas raras vzs que aparecem de cara lavada o povo assusta...

    ResponderExcluir
  6. Menina, parabéns.. esse post é muito, muito bom. Exemplificou direitinho.

    ResponderExcluir
  7. Super dica!!
    Seguindo o seu blog lindoo!!
    Segui o meu de volta?!!

    Já seguiu?
    http://beijos-de-glosss.blogspot.com.br

    Já curtiu?
    https://www.facebook.com/BeijosDeGlossBlog

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  8. Caprichado esse post, hein?! Parabéns!

    Amay oq vc disse sobre usar o que se gosta mesmo que não favoreça, mas dae escolher o melhor momento pra usar!

    Uma coisa que ando percebendo que envelhece também é batons alaranjados pq faz parecer que a gente tem os dentes + amarelos e dentes amareladjnhenhos é coisa de _ _ _ _ _ :/
    Me dei conta disso olhando pra Luana Piovani no Super Bonita...
    Vou deixar de usar? Não Vou escolher melhor a ocasião: sim! =)

    Bjão,
    Kaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Questão de ter consciência do efeito de cada coisa e saber a hora de usar ou não.

      Bjos!!!

      Excluir
  9. adorei as dicas do post!! super validas bjkas

    ResponderExcluir
  10. Adorei... sempre impliquei comigo msm de usar batom escuro, sempre q passo acabo tirando... lendo seu post vi q fico com cara de véia da praça msm (não sei passar direito tb rsrs.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post!!

    bj

    libelulas-coloridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post!

    Me surpreendi com a história do pó embaixo do olho...
    Confesso que tenho o costume de aplicar o pó ali, mas com essa dica preciosa q vc deu, com certeza não vou aplicar mais!

    E sobre as sobrancelhas marcadas.. realmente, é horrível de se ver! A Camila Coelho é a primeira pessoa q penso vendo isso! Kaka! Sempre achei muito caricato sabe? Rsrs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Assunção!
    Ótimo post Brena, não sabia definir o efeito das sobrancelhas marcadas, você disse tudo, acaba por envelhecer, é é uma coisa que não quero.

    ResponderExcluir
  14. Adooorei! Muito bom o post, são pequenas coisas, mas que as vezes a gente passa despercebidas né?
    Muito legal ;)

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas. Que alegria em conhecer seu blg. Seguindo agora é claro. bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Brena!! Vim conhecer seu blog e já estou seguindo!!
    Gostaria de te convidar para conhecer o "Perua Classe Média" e se vc gostar pode seguir que vou adorar te ver por lá sempre!!
    http://peruaclassemedia.blogspot.com.br/

    Ah!! Adorei esse make para parecer mais jovem, vou experimentar!!
    Bju Bju

    ResponderExcluir
  17. Amei o post!!! AS fotos dizem tudo, né? Beijocas!

    ResponderExcluir
  18. Sou de BH e adoro o blog!
    Vim para elogiar a maquiagem da Gislaine Ferreira está a cada dia mais bonita!!
    Você está de parabéns!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi... quem é Gislaine Ferreira?

      Excluir
    2. a Gislaine trabalha na Globo Minas, onde apresenta a previsão do tempo e eventualmente apresenta e edita os telejornais Bom Dia Minas e MGTV. (wikipedia)
      Eu sempre assisto esse jornal.
      Renata
      Sete Lagoas/MG

      Excluir
  19. ola seguindo blog ,http://lucimarbarbarasobrinhoferreira.blogspot.com.br/venha nos seguir tambem,amei seu blog.beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de sobrancelha bem desenhada, marcada. Claro que não tão escuro desse jeito que tu representou no exemplo, mas eu acho super bonito ela bem preenchida, bem marcadinha. Tanto que eu faço micropigmentação nas minhas q são suuuper falhadas. Faço marrom, ou castanho, acho q chama assim. Ju

    ResponderExcluir
  21. Adorei !!!Estava fazendo tudo errado =( Bjim

    ResponderExcluir
  22. Adorei !!!Estava fazendo tudo errado =( Bjim

    ResponderExcluir
  23. Ótimo Posttttttttt!!! Adorei a dica do batom!!!
    Mas me responde uma coisa... que - sobrancelha - falhada - é - aquela - da - Kate Middleton - no - lado - esquerdo - da - tela?
    Falando pausadamente porque não dá pra acreditar que a princesa apareceu assim em público! Ninguém nunca apresentou nem um lapisinho da Vult mesmo, daquela cor universal, rapidinho, pra ela???

    ResponderExcluir
  24. Minha querida Brena,
    Adoro ver suas publicações, vc é fera!!
    minha tranquilidade é saber que vc será minha maquiadora no meu casamento...
    Saudades, ]
    Beijos, Michelle ( irmã Carol )

    ResponderExcluir
  25. Adorei! Vc tem razão nas dicas... bjs, Silvia

    ResponderExcluir
  26. Olá Brena!Moro em Bh, estou cursando estética e nas minhas pesquisas encontrei seu blog.AMEIIII! e essas dicas são super valiosas hein...atente-se quem tem mais de 40, como eu...rsrs.Bjs.Estou te seguindo.
    Norma Arruda

    ResponderExcluir
  27. Pois e.. esse seu post veio mesmo a calhar.. eu to aqui, com os meus 30 e poucos anos.. e essa coisa de maquiagem pesada é mesmo u oh!! e de tanto q falaram.. fui eu la tb ver quem e a " tal da Camila Coelho" heheheheheh

    Excelente dicas.. e as fotos estam super boas.. Eu tb estou com um blog.. novinho.. e q dificil fazer fotos boas hein.. uffaaa..

    meu endereco e www.belajosefina.com.br

    um beijo e parabens..

    ResponderExcluir
  28. Ameeeeiii o truque da área dos olhos, por isso que quando eu estava de maquiagem eu ficava com muitas linhas.... e quando eu tirava meu rosto de criança voltava, pois ninguém me dá 30 anos... mas de maquiagem eu envelheço muito na área dos olhos...

    ResponderExcluir
  29. Eu estou com 40 e amei ler esse post pq estava cometendo todos esses pecados...batom escuro (malve), sobrancelha marcada, pó embaixo dos olhos e lápis bem contornado..ahhhhhhhhh ng merece. Ainda bem q vc existe e me salvou....e eu me achando...kkkkk

    ResponderExcluir
  30. Parabens, esse post tem muiiiita utilidade bjs!!!

    ResponderExcluir
  31. Amei o teu blog, ri muito tbm... Bjux

    ResponderExcluir
  32. Adorei as dicas! Nunca sei ao certo como me maquiar direito... Fico sempre na duvida sobre maquiagem para o dia a dia e maquiagem para balada...

    ResponderExcluir
  33. como fazer pra passar lapis de olhos, todos que uso eles borra, já comprei do mais barato ao mais caro e mesmo assim ele sai não fixa, acho lindo eles passado na linha d'agua mais em mim nao para porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que comprar um à prova d'água. não é o preço que indica se ele vai borrar ou não. tem da avon, da natura, etc.

      Excluir
  34. -- Gostaria de saber se esta aberta a nova parceria e como funciona seu kit midia.
    www.estilofeshion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emmile, por favor me mande um email no acordeilinda@gmail.com

      Bjos

      Excluir
  35. olá amiga
    amei as dicas mais esqueceu da olheiras, palpebra caida , e as markinhas
    abaixo dos olhos que fica olheira vincos craquelados ai vejo rugas que aunda não tem me ajuda linda , e me da uma dica das cores de sobras , para
    eu usar e ficar novinha, e me responde se pode fazer um dvd com dicas
    truques que só vc manja.
    aguardo
    paz dina gótica

    ResponderExcluir
  36. Adorei as dicas! Já estou na casa dos 30 e nunca tinha me tocado que o tal do pó embaixo dos olhos e o lápis marcado que me fazia ficar com aparência mais velha. Eu achava que era falta de costume de me ver maquiada mesmo, mas pensando bem, make tem que servir pra gente se achar mais bonita, né não? rsrs
    Aproveitando, posso dar uma opinião? A imagem de capa do blog ficou meio confusa. O título ficou meio camuflado entre os pincéis...
    Bjos e parabéns pelo blog!!!
    Elaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Elaine. É que fui eu mesma que fiz. Preciso contratar um profissional pra dar uma cara melhor pro blog.
      Obrigada!
      Bjos

      Excluir
  37. Adorei as dicas. Sempre gostei muito de maquiagem. Na adolescencia usava e abusava. Porém , o tempo foi passando, passando...E eu muito influenciada pelos blogs que ,ficaram bem conhecidos por ensinar super bem, maquiagens variadas,sem me dá conta desse detalhe do envelhecimento. Hoje, exatamente , percebi que as pessoas nas ruas e shoppings estão realmente me atribuindo mais idade... E vim pesquisar dicas e segredinhos para rejuvenescer um rosto. Achei, entre outros, o seu. Sabe, de uma coisa? você tem toda a razão! A ficha caiu!rsrs Vou mudar tudoooo Sobrancelha marcada realmente é fatal! Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  38. Dicas maravilhosas e perfeitas demonstrações. ..Muito obrigada! Sou daquelas que gasta rios de dinheiro com maquiagem e pouco usa com medo de errar...

    ResponderExcluir
  39. hahahaha igual a velha da praça é nossa foi boa!...rsrs
    Brenda, como eu faço para esfumar o lápis? Quando eu faço fica parecendo que tenho olheiras!...rsrsr

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra um lápis à prova d'água pra não borrar e esfuma pouco.

      Excluir
  40. hahaha...parecendo a velha da praça é nossa foi ótima....rsrsr
    Brenda, como faço para esfumar o lápis? Quando eu faço fica parecendo olheiras, e olha que faço fino!

    ResponderExcluir
  41. Amei o blog... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  42. Amei as dicas. Quanto mais eu leio sobre maquiagem, mais vejo que tenho muuuuuuuuuito que aprender. Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Verdade funciona assim mesmo ! Eu li e pensei sou bem esperta porque eu já sabia kkk

    ResponderExcluir
  44. Post muito muito muito bom!
    Utilidade pública e precisei compartilhar no G+.
    Tem muita coisa por ai se achando e estão tipo a Emília do Sitio do Pica Pau Amarelo rsrsrsrs



    ResponderExcluir
  45. Guria, post muito bom de ler, super leve e parece que tá falando direto comigo! kkkkk
    Primeira vez no seu blog, mas certamente não a última!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  46. Olá! Legais as dicas! Eu nunca fui de usar maquiagem, agora, com 32 ando meio noiada com as marquinhas que estou vendo, com a elasticidade da pele que não parece a mesma e comecei a tentar usar alguma coisa... Mas o tiro sai pela culatra e sempre fico com a sensação de que fico com a cara mais envelhecida com base e afins... O que fazer, ou como fazer? Ouvi que base em pó envelhece, mas as líquidas que experimentei tb não ajudaram grandes coisas, o mais natural foi o BB Cream da Loreal, mas mesmo assim me acho mascarada, parece que quando passo base fico com a cara gorda e tb jorra óleo na zona T ... Não sei o que fazer... Me sinto melhor qndo só hidrato e passo protetor, mas tem ocasiões que precisa uma pele mais uniforme... aí me ralo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa patrícia parece que você está me descrevendo Kk estou passando pelos mesmos problemas exatamente

      Excluir
  47. Adorei as dicas já passei dos 5.0, kkkk mas adoro me maquinar ,apesar de ser um pouco insegura ,,,você é ótima ! Bjossss

    ResponderExcluir
  48. Gente tudo haver Oq ela disse! Se vocês querem parecer jovem se joguem no batom rosinha claro Rs não lembro nem a última vez que usei batom escuro Kk as vezes evito até maquiagem nos olhos

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.