1 de outubro de 2012

M.A.C: FALSIFICAÇÕES X PRODUTOS ORIGINAIS

Antes de comprar qualquer produto falsificado, tenha em mente que você NÃO está levando pra casa a mesma qualidade que você leva quando adquire um produto original. Ponto. Algumas falsificações, obviamente, têm mais qualidade que outras. Existem falsificações tão perfeitas que a gente custa a achar a diferença. Mas outras não lembram, nem de longe, a qualidade da marca copiada.

Não vou criticar quem compra ou vende produtos falsificados, fakes, réplicas ou como queiram chamar. Mas acho absurdo quem ENGANA O COMPRADOR vendendo um produto falsificado dizendo que é original. Isso é GRAVE! E, gente, abram o olho porque tem muuuuuuito disso na internet. Tem gente vendendo batom da M.A.C por 25 Reais no Mercado Livre jurando de pé junto que é original. Como pode isso já que o batom, nos EUA, onde ele é mais barato, é vendido por 14,50 Dólares + impostos (30 e poucos Reais)?

Outra coisa são os pincéis. Um pincel da M.A.C custa em torno de 20-40 Dólares lá fora (40-80 e poucos Reais). Como pode existir um kit com 30 pincéis da M.A.C por 100-200 Reais? Gente, NÃO EXISTE. Aliás, vou repetir o que já disse aqui no blog, guardem bem:

A M.A.C não faz kits com mais de 5 ou 6 pincéis. NÃO faz kits de 80 ou de não sei quantas sombras. Isso tudo NON ECZISTE! As paletas de sombras que a gente monta na M.A.C têm, no máximo, 15 sombras refis e são estas, que custam quase 200 Dólares lá fora (e uns 900 Reais se você for montar uma aqui no brasil). Então, não se iludam com paletas de 200 cores, de não sei quantas cores. Não adianta falar que a fulana trouxe do Canadá ou de sei lá onde. Que trouxe da Nova Zelândia. Não, gente. A M.A.C não fabrica isso.

Então, quer comprar? Compra. Mas compra sabendo que você não está comprando um produto original. Quer vender? Vende. Mas não engana os outros! Explica a qualidade e a origem do que você está vendendo e assim ninguém será lesado.

Outra coisa que eu queria dizer é: há falsificações e falsificações. Essa falsificação dos pincéis e das sombras, por exemplo, eu chamaria de "surto chinês", porque assim, na minha cabeça, "falsificar" é quando você tenta copiar um produto de alguma marca e não quando você inventa um produto de trás da orelha e "taca" a marca lá. Grande parte dos "fakes" que a gente vê por aí (os kits com mil pincéis e com mil sombras) são de trás da orelha dos chineses, porque, como eu não canso de dizer: a M.A.C não fabrica esses kits.

E existem falsificações de boa qualidade e outras bem mequetrefes. Aí que eu quero chegar! Comprei alguns produtos falsificados no Ebay pra ver qual era e mostrar pra vocês.

No anúncio não dizia que era M.A.C mas também não dizia que não era. Dizia tipo: "Batom Viva Glam" e "Pó Studio Fix", sem mencionar marca, porém olhando as fotos (e pelo preço) dava pra ver que eram falsificações. Vou mostrar pra vocês esses produtos e vamos comentar a respeito.

Batom M.A.C falsificado:


Olhando assim, ele é idêntico ao batom original. Mas, será mesmo? Acredito que quem não tem um batom original pode ser facilmente enganado por essa falsificação. Mas, se compararmos ao verdadeiro, podemos ver as diferenças:




Começando pela caixinha de papel, já notamos algumas diferenças. O texto é outro, a posição da "assinatura da Lady Gaga" é outra e a caixinha do fake é mais "gorda".


Na "bunda" do batom, o original tem uma etiqueta digna com todas as informações do produto: nome da cor, número, onde é fabricado e tal. O "falsi" tem apenas uma etiqueta mequetrefe com um número de trás da orelha. Tenso.

O falsificado também é mais gordo que o original:


Original na esquerda, falsificado na direita.


Relevem a cor do batom porque o único da Lady Gaga que eu tenho é esse cor de defunto, o Gaga 2. Não tenho o rosa pra comparar a cor, então, vamos nos ater a comparar a embalagem - que é a mesma em todos da linha Gaga - e a qualidade dos produtos.

A embalagem do batom original é de metal, enquanto a do falsificado é de plástico. A tinta que pinta o de plástico é bem da tosquinha também pois parte dela já chegou pra mim meio descascando.


Essas diferenças de material, tipo se é de plástico ou se é de metal só dá pra ver quando a gente pega o batom na mão. Assim, em foto, acho que não fica evidente.


Mas, pra mim, a diferença na qualidade da embalagem é o de menos quando a pessoa compra um produto falsificado. O pior é isto:


Cadê a cor do batom, gente?!

Minhas conclusões: a embalagem engana uma pessoa desavisada - alguém facilmente compra um batom desse falsificado vendo fotos em anúncio da internet - mas o que interessa, que é a cor do batom na boca, não faz jus ao batom original.

O próximo produto que vou comparar é o Studio Fix, uma base em pó da M.A.C. Vamos às caixinhas:


As diferenças são sutis e quase imperceptíveis. A da esquerda é a caixinha do produto original e a da direita é a caixinha do falsificado. Essa última está meio amassada pois ela veio pelo correio. Ela também veio com essa etiqueta colada, mas não acho que isso é um padrão pra definir as falsificadas.


E essa etiqueta colada atrás da caixinha original é porque o produto foi comprado no Free Shop e eles colocam essa etiqueta. Na loja, não tem isso, então também não vamos usar esse detalhe pra ilustrar uma diferença aqui.


O verso das caixinhas. As diferenças são tão sutis que o falsificado passaria facilmente por um produto original. #ChoqueEmCristo. Mas o choque maior vem agora. Gente, a embalagem do falsificado é idêntica à embalagem do original!!!!!!!!




Calma que tem mais.


Gente! Não consegui ver diferença na embalagem, na parte de plástico em si. São I-G-U-A-I-S.

O produto - a base em pó - no entanto apresenta diferenças. O falsificado (na direita da foto, sempre) é muito salmão, enquanto o original, apesar de eu não ter a mesma cor (o meu é NC40 e o falsificado é NC35), é mais cor "de gente" e não de peixe.

Como mencionei, não tenho a NC35 pra comparar, mas conheço a cor e ela NÃO é salmão assim.

Voltando às embalagens:


As esponjinhas, os encaixes, tudo tudo tudo igual. Até o brilho do plástico.

Uma pessoa desavisada facilmente compra um produto falsificado vendido por uma pessoa de má fé como sendo original.

A única diferença que consegui achar foi na etiqueta de papel colada no fundo da embalagem. Se colocarmos as duas na mesma posição, a etiqueta do falsificado está de cabeça pra baixo:


Além de também ter uma impressão que parece de impressora caseira, de qualidade duvidosa:


Olhando assim em foto talvez não dê pra perceber a má qualidade, mas olha o da M.A.C mesmo:



Sobre o produto em si: a textura chega a ser parecida, porém o original é um pouco mais fino ao toque. E o falsificado, além de mais "grosso", esfarela um pouco.

O Studio Fix original:


O falsificado:



Agora vamos para o pincel Duo Fiber 187.

 
O de cima na foto é o original e o de baixo é o falsificado. Eles não são idênticos como vocês podem ver claramente, mas já vi falsificações tãaaaaaao parecidas que tive medo de colocar o meu pincel original perto e depois não saber diferenciar mais.

As cerdas desse falsificado que usei pra comparar com o original são menos densas. As cerdas brancas também aparecem em menor quantidade, então ele fica menos "grisalho" que o original.


Essa falsificação lembra muito o Duo Fiber da Sigma, que também é menos denso e menos "grisalho". Até o cabo é maior, como o da Sigma também.


O falsificado sozinho:


Apesar de não ser idêntico ao original, essa falsificação que tenho em mãos tem boa qualidade. Óbvio que não vai durar 10 anos como os pincéis da M.A.C, mas também não vai custar 200 Reais como o da M.A.C.

Usei, lavei e tudo mais e as cerdas estão no lugar. Saíram algumas no começo, mas isso também acontece com alguns pincéis da M.A.C..

Considerações finais: 


Desconfie de anúncios que vendem produtos M.A.C muito abaixo do preço. Na dúvida, acesse o site da Sephora/Sacks pra consultar os preços praticados aqui no Brasil. Ou o site oficial da M.A.C pra ter uma idéia de quanto custa lá fora e até mesmo se aquele produto existe. Os valores são tabelados, ou seja, são os mesmos em todas as lojas (costuma variar um ou dois Reais no site da Sephora/Sacks).

Lembrando que os produtos da M.A.C só são vendidos nas lojas próprias. E o único revendedor autorizado pela internet é a Sephora/Sacks.

Algumas pessoas trazem de fora pra vender, mas procure comprar de alguém da sua confiança.

O preço praticado por essas pessoas que trazem pra vender é em torno de 70% do valor praticado pela M.A.C no Brasil. Exemplo: um batom que custa 79 Reais nas lojas é vendido por 55-59 Reais por quem traz. Desconfie de valores muito baixos! Na "esperteza" de comprar um produto por um preço mais baixo, você pode estar comprando gato por lebre.



56 comentários:

  1. Nossa, muito bom o post, parabéns!
    Beijos, beijos.

    http://queridaga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Brena, essas falsificações são muitas parecidas com as originais.
    Eu tenho os pinceis, mas comprei sabendo que não eram originais. E concordo, são bons tanto quanto os originais..


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Wal. Acho honesto da parte de quem vende avisar que não é um produto original e a real qualidade do mesmo.
      E vai de quem compra saber o que está levando e se quer mesmo comprar.

      =)

      Excluir
  3. ACHO QUE AS PESSOAS DEVEM SEMPRE USAR DA VERDADE!! E PRECISO SIM DIZER QUANDO SE ESTA VENDENDO UMA IMITAÇÃO. EU TENHO UMA OU DUAS IMITAÇOES (ACHO O PREÇO DA MAC SALGADO) MAS COMPREI SABENDO. PREFIRO COMPRAR PRODUTOS NACIONAIS COM CORES E TEXTURAS PARECIDAS. DO QUE ME LEVAR POR IMITAÇOES QUE PODEM ATE CAUSAR ALERGIAS. VALEU PELO POST BJS

    ResponderExcluir
  4. Não entendo pra quê comprar um MAC falsificado (embora, óbvio, cada um faça o que quiser, desde que saiba o que está comprando), a não ser que a qualidade seja praticamente a mesma do original. Melhor comprar um produto nacional ou um gringo mais barato.

    ResponderExcluir
  5. Na embalagem do base Studio Fix falsificada, achei a impressão um pouquinho maior, as letras estão um pouco mais grossas.
    Desde que o mundo é mundo falsificações existiram, enquanto houver a oferta e a procura as falsificações estarão no mercado, basta apenas bom senso de quem vende e de quem compra.

    ResponderExcluir
  6. Muito útil as informações! Obrigada!
    O povo é foda...

    ResponderExcluir
  7. Post perfeito, eu seria uma das que passaria totalmente desavisada e juraria que estava comprando um produto mac.

    ResponderExcluir
  8. MUITO BOM post. Parabéns!

    http://julianaasevedo.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Juliana Asevedo

    ResponderExcluir
  9. Brena, adorei o post e aproveitando gostaria de uma dica. Mês que vem estou indo para Buenos Aires e gostaria de saber se vc indica algum lugar para comprar cosméticos e maquiagens... ou se alguma leitora tem dica, adoraria saber!!!

    Desde já grata...

    PS: saudades dos textos do Até onde vai...

    Bjão, Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, os preços na Argentina não são muito diferentes dos nossos, viu?!
      O melhor é aproveitar o Free Shop mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  10. Eu vendo kit de pincéis que vem com o nome MAC gravado, mas vendo como réplica, está bem claro no anúncio. Por isso vendo tão barato, acho desonesto quem vende réplica dizendo que pe original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Silvane. Já vendi também desses kits, mas avisando que era fake, sem enganar ninguém!

      Excluir
  11. Perfeito post! adorei!
    e nossa, nunca tinha reparado que as diferenças eram tão gritantes!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu comprei pensando que eram originais e paguei preço de originais. Gastei uma grana, acreditando que eram originais pq a pessoa disse que eram originais. Depois comparei com os que tenho aqui e vi que eram falsos. Acho muita sacanagem. Comprar sabendo o q está comprando e ainda pagando mais barato é honesto, agora enganar dizendo que é verdadeiro é foda. Eu comprei de uma conhecida que vende para uma amiga que viaja. Enfim, não esperava.

    ResponderExcluir
  13. CHOCADA EM CRISTO COM ESSA STUDIO FIX falsificada!

    www.glamorousroutine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Brena! Vi o post da Kaká sobre vc e claro, vim logo conferir, pq se é dica da minha amiga Kaká então é dica de ouro...adoreiii! Olhe, eu não compro falsificações, de nada...se não tenho grana, prefiro comprar coisas mais acessíveis. Sempre que viajo para fora do Brasil, guardo uma graninha pra gastar no free shopping (que sempre é mais barato do que as lojas daqu) e aí compro umas coisas legaizinhas. Roupa e sapato do mesmo jeito. Melhor usar uma Marisa do que falsificações de grifes. Fico feliz assim..beijos!

    ResponderExcluir
  15. Assunção!
    Eu sou uma dessas que passaria desapercebida, não saberia distinguir a réplica do original. Por isso ficava com medo de comprar, pois há muitas pessoas na net que vendem gato por lebre, é chato mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog. To te seguindo. Me segue tb http://belezararaepura.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Brena, os cheiros dos batons também são diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são.
      o da mac tem um cheirinho discreto de baunilha.
      o fake tem um leve cheiro de cera.

      Excluir
  18. Ja tinha visto resenha em um blog de um batom falsificado da MAC, bem podrão mesmo, não vale nem os poucos dolares que a menina pagou!

    ResponderExcluir
  19. Oi Brena você como sempre arrazando nos posts, muito bem feito e escrito, amiga a minha humilde opnião é a seguinte: eu acho que desde que a pessoa que deve falar que se trata de uma réplica e a outra pessoa esteja consiente disto não a crise, as réplicas são uma ótima sujestão para meninas assim como eu que não tem dindim no momento pra comprar um original, então fica feliz com um produto semelhante ao famoso, e muitas réplicas são muito boas como os pinceis que você me deu de presente, totalmente amo eles como se fossem MAC mesmo. Te adoro linda.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, vanessa. desde que ninguém seja enganado, acho justo.
      tem vários pincéis "réplica" de qualidade.
      já batom, não vejo sentido. acho melhor a pessoa comprar uma marca nacional baratinha que reproduz a cor que ela quer.
      e os pincéis... até os fakes são melhores do que esses nacionais nossos, viu?! =/

      Excluir
  20. Em todos os fatores, seja em maquiagem, roupa, comida. Vender gato por lebre é crime! Pessoas falsificam produtos até para a pele, ou então produtos alimentares, sem se importar com a saúde de quem está comprando. Sou totalmente contra falsificados. Quer vender algum produto tudo bem, só não vale vender x por y, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  21. Brena post ótimo! Sempre falo que pincel falsificado até vai, mais make não rola, outro dia vi uma matéria na Marie Claire e dizia que o indice de chumbo num batom replica era não sei quantas vezes (mais eram muitas rsrs) maior do que o permitido, pensa só?
    Beijão e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  22. Que post bem escrito e detalhado! Parabéns!
    Fiquei pensando aqui ao ver a falsificação da Studio Fix: muita gente que não liga tanto assim pra diferença de qualidade deve comprar essa base aos montes para trocar por batom original no Back2MAC! Talvez o fornecedor das embalagens seja o mesmo tanto pra MAC quanto pro falsificador e nem os próprios funcionários da MAC sejam capazes de detectar que se trata de um produto pirata.
    Beijão!
    http://penteadeirapreciosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Seguindo flor,
    A.M.E.I o seu blog,alem de comprar o que nao é original e ser prejudicial para pele, Pirataria to fora!
    Uma Otima semana!

    http://menudavaidosa.blogspot.com.br/

    Beeijoooos = )

    ResponderExcluir
  24. Nunca comprei produtos falsificados e acho que nem vale muito a pena, mas vai de pessoa para pessoa né =]
    Adorei o post! super explicativo!

    ResponderExcluir
  25. Eu fico com um ódio tão grande de ver gente enganando outros pra se dar bem, esses dias vi uma que tem até loja física, colocou o bendito kit de trocentos pincéis dizendo que era da M.A.C ai perguntaram nos coments se era original e na maior cara de pau disse que sim, como vc disse quer vender falsificado vende, mas pelo menos informa o consumidor que ele não tá pagando por algo original. Parabéns pelo post ficou ótimo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa! foda. já vi alguns no mercado livre e denunciei na hora.
      e outros no facebook de uma lojinha virtual... aí fui lá e comentei. a dona da lojinha veio falar comigo que nao sabia que era falsificado.

      aham...

      Excluir
  26. nossaaa!!! demais as suas comparações! amei!
    eu sempre que quero comprar alguma coisa desse tipo, vou na loja e compro...não confio muito nesses preços muito baixos.
    adorei o seu blog! já estou seguindo!
    passa lá no meu tambem ^^
    beijinhos
    paulabaltazar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa, eu sofro, viu? Vejo isso por aí e fico puta da vida, pq sei que tem gente que compra, e muita gente.
    Esses dias vi em um site de compras coletivas um desses kits de infinitos pincéis MAC. Vontade de mandar email reclamando, mas né, parece cansativo virar justiceira online.

    ResponderExcluir
  28. Nossa, eu sofro, viu? Vejo isso por aí e fico puta da vida, pq sei que tem gente que compra, e muita gente.
    Esses dias vi em um site de compras coletivas um desses kits de infinitos pincéis MAC. Vontade de mandar email reclamando, mas né, parece cansativo virar justiceira online.

    ResponderExcluir
  29. Olhando as suas fotos ali do lado... você é a mãe do Pitoco, a calopsita? Ponho direto para os meus meninos ficarem vendo.

    ResponderExcluir
  30. Uau que diferença!!!
    Já estou seguindo.

    http://divasstore.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Nossa, muito bom esse post, adorei, vai me ajudar muito!

    http://sonhodeconsumoteen.blogspot.com
    beeijos :*

    ResponderExcluir
  32. Atualmente o lider de falsificações que veko por aí é das paletas Naked da Urban Decay, principalmente no Mercado Livre. Eu vendo maquiagens no Mercado livre. Eu denúncio direto que as vezes a equipe do ML me manda e-mails para eu esperar o "parecer" deles... Gente não existe paleta Naked e nem Naked 2 por R$60,00/ R$80,00, isso não é nem o valor dela na loja da própria Urban Decay. Fora as inúmera paletas de sombras da Lady Gaga, que eu nem sabia que poderia existir, e tem vendedor que jura de pé junto qaudno perguntam que é original "importado do Canadá". Ahammn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Bem lembrado. Eu denuncio tb quando vejo. Já vi essa paletas falsificadas mesmo!

      Excluir
  33. Oie... Super elucidativo este post!
    E acima de tudo, real...
    Sem querer, as vezes, podemos cair numa dessas, mas com suas explicações... nunca mais!
    Valeu!
    Bjs
    Guerreira
    http://apesardos50.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Brena,
    Essa é a primeira vez que entro no seu blog e me apaixonei! Esclarecedor, divertido e bem escrito - ao contrário de muitos blogs por aí que seguem maltratando a Língua Portuguesa!
    Parabéns pelo trabalho!

    Vamos ao que interessa (ou não!): Existe alguma seção ou contato nesse blog, no qual você tire dúvidas das leitoras? Estou cheia de perguntas!rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, larissa! obrigada!!!
      não existe não, mas vc pode me mandar um email: acordeilinda@gmail.com

      beijos

      Excluir
  35. Comprei há pouco tempo umas frações de pigmento. Minha amiga comprou o pote do pigmento todo. Eu me controlei, até pq nem as frações conseguirei usar todas nesta vida. Muito barato, claro. Agora, bonito mesmo foi que a gente foi na CASA DA MENINA. NA CASA. Passamos horas conversando. A menina fofa. E sabe como a gente desconfiou? Não foi nem pelo preço. Foi que a menina veio mostrar a paleta NAKED dela, e minha amiga, que é expert, disse na lata: é falsa. A menina ficou sem graça, e parecia ter sido enganada. Ela trocou comigo um blush Cinnamon da NYX. Agora comprei outro e comparei. Falso tb. Aí depois a gente pensou. A menina vende váááárias outras coisas da China. Relógio, paletas, bijous. A NYX que ela revende vem da China. Aí minha amiga foi olhar na internet e viu que o pigmento que ela comprou, tb é falso. Agora, estamos aqui, diariamente, debatendo se a menina sabe ou não que está vendendo falsificações.

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu blog e achei o post bem interessante
    Bjs

    http://sidineiaalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Adorei o post!!! Nossa! Até descobri que um Studio Fix que eu tenho é original (uma amiga desconfiava que poderia ser fake)..

    Muito útil!

    Beijos
    bruna

    ResponderExcluir
  38. Gostei mt do post, fiquei impressionada com a semelhança dos pós compactos, dá para se passar mesmo!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Olá! Gostaria de saber se é seguro comprar nesse site Ebay??? Quanto mais ou menos fica o frete para o Brasil. Obrigada. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do que vc comprar. o frete varia com o peso e tamanho do produto.

      risco há sim. de extraviar, de ser taxado, de demorar 4 meses...

      Excluir
  40. Brena, achei a mesma reportagem igualzinha nesse site:

    http://paposeriodemulher.blogspot.com.br/2012/10/mac-falsificacoes-x-produtos-originais.html

    Tão te plagiando mulher? O:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por avisar! Já estou tomando minhas providências.

      Excluir
  41. Olá, obrigada pelas dicas. Vi alguns kits no Mercado Livre de 12 a 32 pinceis e achei duvidoso.

    Abraço;

    ResponderExcluir