29 de junho de 2012

COMO NÃO SE MAQUIAR: APRENDENDO COM A TELEDRAMATURGIA

Não é de hoje que o passado nos assombra, né?! Especialmente o passado que diz respeito aos anos 80. Gente, o que foi aquela década, néam?! Década do terror! Aliás, saindo um pouco do assunto, acho que esses sneakers que surgiram aí vão ser o nosso passado negro daqui uns anos. A gente vai olhar pra eles como se fossem uns ex-namorados e pensar: como eu tive coragem de sair com aquilo???

Mas voltando à tenebrosa década de 80, o que era a maquiagem daquela época, gente? Coisa mais over, onde tinha tudo acontecendo ao mesmo tempo: cor, intensidade, mistura, uhuuul!

Vamos começar então pelo clássico Roque Santeiro, estrelando: Viúva Porcina!



Estou em dúvida por onde começo a comentar essas maquiagens. Na verdade, acho que nem precisa comentário, então serei breve.

Na primeira foto, temos um mix de: blush muito forte e muito vermelho na lateral do rosto, enquanto que o adequado seria blush em tons naturais (um rosa meio pêssego cairia bem na pele muito branca dela) e aplicado nas maçãs do rosto, pra dar um ar de saúde. A sombra num tom de roxo de gosto duvidoso. E os cílios postiços pela metade destoando dos cílios naturais dela (eu uso cílios ao meio mas ele "orna" com os naturais, não isso!).

Na segunda foto, sombra azul que vai até a sobrancelha (gente, o que era isso quando as pessoas usavam uma cor de sombra e essa cor subia até a sobrancelha??? medoooooooo). Lápis preto estilo Kate Middleton, aplicado duro, sem esfumar (envelhece super!). Blush estilo chinelada na cara. E o batom segue a linha da primeira foto. Ele não respeita o V do lábio superior, ele passa reto.


Ainda na teledramaturgia dos anos 80, temos Odete Roitman:



Aqui, o maior problema é basicamente um só:



Tirando isso, não vi mais problemas. Mas, pelo que pesquisei, a novela da Odete Roitman (Vale Tudo) foi exibida em 1989, ou seja, já quase na década de 90. As pessoas já meio que estavam deixando o "over" da década de 80 pra trás.

Mesmo com uma make sem excesso de cores e tudo mais, é bom tomar cuidado com o pó compacto (e, principalmente com a cor da pele como um todo) pra não acabar com o rosto super branco e fazer o Gasparzinho nas fotos.

Antes de sair de casa, é bom dar aquela conferida se rosto e corpo estão mais ou menos da mesma cor. Fazer a duocromática não é muito bonito.

Quem lembrar de mais bizarrices da tevê na década de 80, por favor, compartilha nos comentários. Nunca fui de assistir novela, então não me lembro de mais nada, a não ser, obviamente, desses dois clássicos!


26 comentários:

  1. Eu sempre saio com a cara mais clara que o corpo. Não sei o pq, mas adoro a minha cara mais clarinha... rs rs rs

    ResponderExcluir
  2. Eu aposto bastante no estilo Vintage, mas qdo monto meus looks eu esqueço que existiram os anos 80. Aff Foi um horror. As pessoas esqueceram o bom gosto nesta decada.

    ResponderExcluir
  3. Foi mesmo a década do terror :)
    Gosto de looks arrojados mas nem tanto :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro o posts COMO NÃO SE MAQUIAR. Você é demais Brena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bizarrice? Novela mexicana na hora! As mocinhas pobres eram carcterizadas com makes perfeitas (máscara, blush, batom, sombra) e umas sujeiras na face pra mostrar a tal "pobreza". Altamente tosco.. kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Adoro a decadencia oitentista... a arte e moda são bem cíclicas sempre tem um pico alto e um pico baixo. Eu esperava que depois dos anos 80 (fundo do poço) tivessemos coisas melhores como uma forma de "reconstruir" mas pelo jeito estamos rumando ao apocalipse rs.

    ResponderExcluir
  7. Adoro a decadencia oitentista... a arte e moda são bem cíclicas sempre tem um pico alto e um pico baixo. Eu esperava que depois dos anos 80 (fundo do poço) tivessemos coisas melhores como uma forma de "reconstruir" mas pelo jeito estamos rumando ao apocalipse rs.

    ResponderExcluir
  8. Brena, eu gostaria de saber se fica bonito usar sombra azul escuro com dourado (ajeitada, claro) com um vestido rosa (mais puxado pro salmão). Pode me dar sua opinião? Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ajeitada" foi ótima! hehe
      É possível sim. Dependendo do tom de azul e do dourado, é muito possível. Escolha tons mais sóbrios e menos "arregalados".

      Excluir
  9. Uauu!Que CHIQUE hein??!Olha adooreiii as dicas...e eu amei o seu cantinho, olha eu tinha um blog, e não sei bem o certo o que aconteceu, então criei um outro, peço humildemente que você me faça uma visitinha flor e se possível ser uma seguidora do meu blog,e com certeza eu serei seguidora do seu blog tb amada!Fique com papai do céu!Em breve estarei sorteando um belo kit maquiagem!Você vai amar!Beiju!

    ResponderExcluir
  10. Credo , realmente que maquiagens feias shaushauhsaushau , adorei a postagem & já estou seguindo awui viu querida , será que pode me seguir também ?
    BEIIIIIIIIIIIIIIJOS !

    Nhac --> www.lettynha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. A Porcina sem a maquiagem exagerada não seria a Porcina. O exagero era proposital, não um erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Não estou debatendo caracterização de personagem neste post. Apena dizendo que as pessoas não devem se maquiar assim.

      Excluir
  12. kkkkkk' Chquei kkkk' é cada uma né ? Ainda bem q os tempos mudaram u.u
    lcrazyforfashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Há pessoas que andam mesmo a tentar roubar o emprego aos palhaços! eheh, Bom resto de Fim De Semana!

    ResponderExcluir
  14. Assunção!
    É tem gente que se maquia assim até hoje, ou por gostarem mesmo, ou por não saber se maquiar. Mas o problema que eu já vi, são profissionais de maquiagem fazendo isso com a gente. Rsrsrsrsrs. Como diz minha mãe há profissionais e profissionais.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Ahahah, adorei os teus comentários: verídicos e com um certo tom de ironia dos tempos. Realmente, sempre que olhamos o passado das fotos é um horror. Eu não sou tanto de tal época, nasci em 93, mas ver as fotos de parentes acaba por ser algo... cómico! Que boa publicação. :)

    Aproveito e venho por este meio divulgar o meu novo projecto, o "One and One Million". Este projecto, um blogue pessoal das minhas aventuras, tem como intuito retratar mais do que devaneios, mas focar a sua atenção também nas mais diversas temáticas, como a moda, a culinária, as engenhocas quotidianas, o artesanato útil. Assim, espero a tua presença em:

    http://oneandonemillion.blogspot.pt/

    Se gostares, mantém a tua presença: segue, no Blogger ou Facebook, e mantém-te presente. Prometo muita inovação! :)

    Cumprimentos,
    Daniela Lopes. :)

    ResponderExcluir
  16. Oi, achei seu blog super legal e acho que pode arranjar umas dicas de makes de famosas no meu blog: tapetedosfamosos.blogspot.com acesse lá e veja algumas dicas de famosos acho que vai adorar, e siga se gostar, participe do concurso e se divirta beijos

    ResponderExcluir
  17. Ai, gente, uó!!

    Perto do meu trabalho tem uma famosissima rede de fasta food que as meninas passam blush rosa triangular! Fica paracendo aqueles indios que se pintam para a guerra! afff

    www.dondoquita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro esse tipo de post! :)
    O que eu vejo de viúva Porcina por ai... tenho até uma na versão de prima! kkkk

    Tem viúva Porcina também na versão vendedora da Contém 1g(pelo menos as daqui de Niterói são assim!). rs

    _
    Posso te pedir uma ajudinha?
    Sábado eu vou a uma festa de 15 anos. Meu vestido é roxo, qual cor de sombra fica legal?
    Eu só consigo pensar no olho preto baphônico! rs

    Beijos Mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, pode se jogar no olho preto que fica ÓTIMO com vestido roxo.

      Beijos.

      Excluir
  19. Eu adoro esse tipo de post! :)
    O que eu vejo de viúva Porcina por ai... tenho até uma na versão de prima! kkkk

    Tem viúva Porcina também na versão vendedora da Contém 1g(pelo menos as daqui de Niterói são assim!). rs

    _
    Posso te pedir uma ajudinha?
    Sábado eu vou a uma festa de 15 anos. Meu vestido é roxo, qual cor de sombra fica legal?
    Eu só consigo pensar no olho preto baphônico! rs

    Beijos Mil.

    ResponderExcluir
  20. Os anos 80 foi a epoca que juntaram tudo o que tinha de mais horrivel e over. Foi pessimo. Ninguem parecia elegante ou bem vestido. Agora esse lapis passado estilo Kate Middleton eu acho muito tenso... acho que tenho trauma de todas as mulheres na epoca com aquele lapis passado só em baixo bem forte. Lembro da minha mãe minha tia usando assim. Era trevas... credo.

    ResponderExcluir
  21. What's up to all, it's truly a fastidious for me to go to see this website, it
    contains valuable Information.

    Here is my weblog - Marcelene Steitz

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.