20 de março de 2012

MAQUIAGEM PARA OLHOS FUNDOS

Meus olhos são talvez os olhos mais fundos do universo inteiro! Eu vivo reclamando aqui que não consigo fazer fotos decentes pra tutoriais de maquiagem porque meu olho faz sombra nele mesmo. É péssimo pra mostrar a sombra em vídeo ou em foto. O côncavo é "super côncavo" e esconde a maquiagem. Aí, toda vez que posto fotos dos meus olhos, as colegas dos olhos fundos vem me pedir dicas de maquiagem para esse tipo de olhos. Estou devendo essas dicas faz tempo, maaaaaas é chegada a hora!


Dicas de maquiagem para olhos fundos!


Primeiro, vou mostrar meus olhos como são, pra você que está vindo aqui pela primeira vez:




Reparem que o côncavo de quem tem olhos fundos é bem marcado por natureza. Então, daí vem a primeira dica pra quem tem olhos fundos: você não precisa marcar o côncavo com sombra mais escura, pois seu côncavo já é naturalmente marcado.

Ah, Brena, mas eu gosto de fazer maquiagem marcando o côncavo, e agora?

Tudo bem. Nada em maquiagem é "certo" ou "errado". Se você marcar o côncavo, você estará acentuando uma característica que você já tem. Nenhum pecado capital, apenas não tem necessidade e pode deixar seus olhos mais fundos ainda. Eu mesma, às vezes, faço isso em mim quando vou me maquiar, mas ok. Desde que você faça com a consciência de que está deixando seus olhos mais fundos do que já são.

Agora, se você não quer acentuar ainda mais a profundidade dos olhos, evite marcar o côncavo com sombra escura.

Outra dica importante: prefira sombras claras. Evite tons escuros e, principalmente, sombra preta.

Nas fotos abaixo, Monique Evans, que tem os olhos super fundos, com duas maquiagens diferentes:



As duas estão lindas, mas reparem que o olho preto deixou ela quase cadavérica. Acentuou muuuuuuuuuito a profundidade dos olhos.

Eu amo olho preto e insisto em usar (sou teimosa), mas, realmente, preto não favorece quem tem olhos fundos. 

Um exemplo de make que fica ótima para as moçoilas dos olhos fundos é este estilo que a Lola Melnick sempre usa:


Sombra clara em toda a pálpebra (pode ser qualquer cor, desde que seja clara: dourado claro, bege claro, rosa claro), canto interno iluminado, cílios em evidência e delineador. Na foto acima, ela usa lápis branco na linha d'água, mas você pode usar lápis preto, se preferir.

Abaixo, postei algumas fotos minhas de alguns tutoriais aqui do blog. Reparem que, quanto mais escura a sombra utilizada, mais fundos parecem os olhos. São lindos? São. Mas deixam os olhos mais fundos do que já são.

UPDATE: Mexi nas fotos, clareando as três primeiras para que as quatro fotos ficassem com iluminação parecida, pois as três primeiras estavam mais escuras e teve uma pessoa que veio aqui comentar e disse que na última foto o olho não está fundo porque A FOTO em si estava mais clara que as outras (como se eu quisesse fazer um post pra enganar as pessoas, né?! que preguiça, viu?!). Para provar que não é isso, clareei as três primeiras fotos de modo que tenham iluminação semelhante à da última.



Foto acima: olhos bem escuros, com preto e roxo. Aspecto de olhos fundos acentuado.


Acima: sombra lilás com preto. Olhos fundos ainda.


Acima: sombra bege clara com lápis rente à raiz dos cílios. Olhar iluminado, mais leve. Os olhos fundos não tiveram esse aspecto acentuado.


Acima: olhos com sombra bem clara e delineador. A aparência de olhos fundos foi atenuada.

Então, gente, moral da história: 1- Olhos fundos ficam mais fundos ainda com sombras escuras e ficam menos fundos com sombras claras. Prefira sombras claras se sua intenção é atenuar essa característica. 2- Quem tem os olhos fundos já tem o côncavo bem marcado, não é necessário marcá-lo com sombra mais escura.

E no mais, se joguem! Maquiagem é arte, não tem certo nem errado. Tem aquilo que vai acentuar suas características boas e tem aquilo que vai acentuar características que você não gosta tanto. Mas nada é proibido, assim como nada é obrigatório. O grande lance é conhecer bem seus traços e aquilo que vai favorecê-los e saber usar a maquiagem a seu favor!

64 comentários:

  1. Nossa, como muda! O olhar na última foto ficou bem mais vivo, com mais luz!

    www.resenhascosmeticos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última foto está mais clara por si só.Basta comparar a cor da pele dela nas fotos. Af.

      Excluir
    2. Ah, claro! É por isso, então!
      Se a gente clarear as outras vai dar o mesmo efeito.
      Muito inteligente seu comentário, viu?! Parabéns!

      Excluir
    3. As fotos são da mesma pessoa.. Não tem nada disso que está mais clara.. Ôô meu Deus, Brena Braz você tem que ter muita paciência mesmo.. rs

      Excluir
    4. É porque a quarta foto estava mais clara que as demais (antes do update). Então, a pessoa deduziu que era por isso que a maquiagem não estava deixando os olhos mais fundos.

      Vou pro céu, vaga garantida!

      Excluir
    5. Desculpe Brena, pode parecer grosseiro dizer isso, mas você já pensou em encarar alguns comentários como críticas construtivas? Meu intuito não era criticar o seu trabalho, que por sinal eu adoro, e sim explicar pra moça do comentário acima que talvez o "olha mais vivo, com mais luz" possa ser por conta do efeito da luz na foto, que incontestavelmente estava mais clara que as demais.
      Desculpe se isso ofendeu seu trabalho, não era a intenção.

      Excluir
    6. Uma pessoa que faz um comentário anônimo e termina a frase com "aff", me desculpa, mas não parece uma crítica construtiva.

      Excluir
    7. e quem te olhos fundos..pequenos..e NAO TEM MAQUIAGEM!! kk cara só tenho um lapis preto..um azul que nemm aparece..uma sombra lilás e uma bege..e um felineador que nem consigo usar direito..sempre borro..COMOFAZ? (claro seria sensato COMPRAR mais makes..mas NAO TENHO GRANA PRA ISSO kk)

      Excluir
    8. ficou show essas com sombra clara Brena parabens meus olhos nao sao fundos mas te olheiras ea parte de cima das palpebras escurecidas tambem funciona

      Excluir
    9. Tenho os olhos fundos também, por isso adorei as dicas. Não posso negar porém que acho lindo olhos com cores mais escuras. Gostaria de solicitar dicas para olhos fundos e pequenos. Obrigada! Parabéns, pelo trabalho.

      Excluir
    10. Brena, obrigada pela dica, era isso que estava procurando, pois meus olhos são grandes e fundos, agrava-se ainda no meu rosto fino, pequeno, então quando eu me maquio, os olhos triplicam de tamanho, nem gosto de usar delineador para não aumentá-lo.

      Excluir
    11. Oi Brena,e dica pra usar maquiagem escura para olhos fundos como o nosso,ja que pra um evento a noite não consigo deixar clarinho os olhos!!!Parabéns pelo site.Suzana

      Excluir
  2. Brena, faça um post sobre tônicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, tem um post de uns dois meses atrás (ou menos) que eu falo brevemente sobre isso.

      Excluir
    2. Aqui: http://www.acordeilinda.com/2012/02/o-segredo-da-make-que-dura.html

      Excluir
    3. Aqui: http://www.acordeilinda.com/2012/02/o-segredo-da-make-que-dura.html

      Excluir
  3. Vc tem razão, tb tenho os olhos fundos, porém minha pálpebra é bem grande, o que facilita pra marcar o côncavo como adoro.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!!!
    Adorei!

    xoxo!
    Ka

    ResponderExcluir
  5. Meu olhos não são fundos, mais amei linda :D

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, mas a sua make ficou linda em todas as fotos (embora tenha sobressaído mais na versão clara).

    Bjs,
    Roberta
    www.modaupdate.com.br

    ResponderExcluir
  7. Linda de qualquer jeito!!!!! quero ver mais makes sua aqui!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito lesgal o post. Acho seus olhos maravilhosos, vamos trocar??? Bj

    ResponderExcluir
  9. Assunção!
    OI!Brena. Realmente faz uma diferença mesmo, se aplicarmos sombra preta em olhos com côncavo fundo, só percebi mesmo com você "falando", e na primeira foto percebi que ele faz sombra para seu olhinho. Mas gostei muito do post, bem explicativo, mas seus olhos são lindos. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Brena, meus olhos são fundos tb e sabe o que eu faço para "marcar o concavo" com cor mais escura? Eu geralmente esfumo mais acima do concavo, subindo para a sobrancelha (sem exageros) e não onde o olho afunda mesmo, sabe? A sombra clara vai até esse ponto que o olho afunda. Na minha cabeça isso serviria para não deixar o olho ainda mais fundo e parecer que ele é maior, como se o concavo fosse mais em cima. Tô maluca ou vc acha legal?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá maluca não. Eu faço isso às vezes, esfumo bem pra cima, próximo do supercílio, bem onde aquele osso é proeminente, que ajuda a dar a impressão de que aquele osso saltado não é tão saltado, logo, o olho não parece tão fundo.

      Excluir
  11. Adorei, muito bacana!

    agoratopronta.blogspot.com
    Beeijos Vanessa.

    ResponderExcluir
  12. Nossa belos Make para olhos fundos.

    www.oquelatem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Lindo \o, nós da comissão vamos postar muitas dicas de make e vamos contar com a ajuda de vcs. Bjs

    ResponderExcluir
  14. o tenho concavo e minha palpebra é grodinha é dificil marcar,passo sombra e a palpebra "engole"... amo sombra preta é mais digna.. mais da pra notar a diferença mesmo de olho fundo..

    ResponderExcluir
  15. Acho qe o meu caso é o mesmo da Jamili.
    A minha palpebra é super estufada... quando faço um tutorial de make, tenho qe quase fechar os olhos para qe a sombra apareça :'(
    gente assim, oqe deve usar?
    te sigo, da uma passadinha no meu blog, se gostar participa (:
    Beeijos ! (:

    http://modaeciaj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, deve usar o contrário. Côncavo marcado e sombras escuras, para dar profundidade aos olhos.
      Para o dia, vc pode usar um marrom opaco, por exemplo. Bjos

      Excluir
  16. adoreeeeei, a ultima maquiagem ficou realmente liinda no seu olho que ja tem o concavo naturalmente marcado

    ResponderExcluir
  17. Adoro maquiagem escura, queria que meus olhos fossem um pouquinho fundo,rs.

    Beijos
    http://simplescomoumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Faz um post sobre maquiagem em olhos pequenos?? em que qualquer sombra realça muuito! olhos tipo de orientais...
    obrigada, amo seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  19. Seus olhos são iguaizinhos aos meus. Embora a foto com o make mais claro realce menos os olhos fundos, vou te contar uma coisa: o primeiro make com olhos bem escuros arrasou...não adianta, sou adepta do dark rsrsrs bjuus

    ResponderExcluir
  20. Adorei!!! Meus olhos são fundos...sempre me confundo com a maquiagem correta e parece que só existe maquiagem para marcar o côncavo, como se todo mundo fosse igual...principalmente em cursos de maquiagem!!!! Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Amei!! Meus olhos são parecidos com os seus. Sempre q insisto em fazer maquiagem escura nessa região, parece q fico com olheiras. A partir de agora, só vou fazer maquiagem com sombras claras como nas últimas duas fotos. bjsssss!

    ResponderExcluir
  22. Adoreei ;D Mas só uma dúvida, sombras coloridas como amarelo, verde limão, azul claro... enfim cores vibrantes, ficam legais em olhos fundos? Se eu querer usar alguma delas com uma sombra mais escura, beeem de leve, fica legal ou tem que ser só a sombra em si sozinha?
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica bom sim. com um toque da escura no cantinho ou sem.
      bjos

      Excluir
  23. Os meus olhos são quase iguais aos teus, só que mais encovados. Nunca consegui maquiá-los.
    Você fez uma make ótima! Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Oi,linda!
    Quanto mais o leio,mais gosto do seu blog e do seu jeitnho.
    Meus olhos são fundos e pequenos. Não é que me interesse marcar o côncavo (embora ache lindo). O que eu gostaria é de fazer esse "puxado" no canto externo (em cima)do olho e por ter o osso da sobrancelha proeminente,não consigo fazê-lo. Você tem alguma dica?
    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  25. adoro essas maquiagens
    meus olhos são muito fundos
    e com elas
    estou aprendendo a destaca-los
    obrigada pelas dicas
    bjão

    ResponderExcluir
  26. Parabénsssss pelo post!!!! Eu tenho olhos pequenos e fundos e vivo avidamente buscando dicas de maquiagem que estejam de acordo com estas minhas características. Já li e assisti a muuuuuuiiiiitas coisas e vc foi a pessoa mais clara e objetiva q encontrei... Amei as dicas!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Brena, bem legal mesmo suas dicas! O meu problema é um pouco diferente, tenho um olho fundo e o outro normal...rs...tem alguma dica para isso?? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem ver, fica difícil te responder, mas vc poderia usar sombra escura tipo preto ou marrom (não é o recomendado para olhos fundos) mas no seu caso, ele daria uma disfarçada nessa diferença.

      Excluir
  28. Gostei do post! Tirou minhas dúvidas ;) Parabéns!!

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, a vida toda me maquiei errado. Obrigada, me ajudou demais... Parabéns, amei o blog!

    ResponderExcluir
  31. Oi Brenda, achei lindos os looks pra olhos fundos. Faz uns dois dias que to procurando maquiagem pra olhos fundos. Os meus além de fundos tenho a pálpebra curta, não é como a sua que dá pra delinear. Se eu delinear não dá pra enxergar a sombra na minha pálpebra móvel. E o pior é que gosto muito de delineado, acho lindo passá-lo por cima da sombra na pálpebra móvel.
    Gostaria muito que vc desse uma dica. Pra mim parece que fica super pesado o olho.
    Bjs. Adorei seu Blog

    ResponderExcluir
  32. Muito bom o post, Brena! Incrível como um detalhe salva ou detona um visual!
    Parabéns! Acompanho sempre o blog ;)

    ResponderExcluir
  33. Olá, Brena!
    Post excelente!
    Não tenho muitas clientes com olhos fundos e uma estará comigo no sábado. Ela estava bem insegura sobre maquiar porque realmente acha seus olhos difíceis.
    Eu já tinha noção de make pra esta situação mas preferi dar uma olhada no que outros profissionais andam fazendo e teu post caiu como uma luva!
    Muito obrigado por dividir teu conhecimento conosco.
    Grande abraço :)

    ResponderExcluir
  34. Ótimo post, eu vi algumas pessoas pedindo dicas para olhos fundos e pequenos, eu também sofro do mesmo problema. Dá umas diquinhas vai? Obrigada, marravilha!

    ResponderExcluir
  35. Nossa ADOREI! Enfim achei alguém que tem os olhos iguais ao meu...
    Muito obrigada MESMO pelas dicas Brena!
    E pelas fotos que é o que mais ajuda!

    ResponderExcluir
  36. Eu também acho que tenho os olhos mais fundos do mundooooo! Rsrsrsrs sou maquiadora e não uso preto. =(

    ResponderExcluir
  37. MUITO LINDO ADOREI, PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  38. Brena adorei seu blog,e essas dicas para quem tem olhos fundos. Principalmente pq tenho olhos parecidos ..rs.. É difícil encontrar makes bacanas para esse tipo de olhos.
    Seria bacana se vc fizesse alguns videos ensinando algumas maquiagens para nós..

    Bjuss e sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada. nunca faço vídeo justamente por isso. meu olho é muito fundo, péssimo pra vídeo porque ele faz sombra nele mesmo =\

      Excluir
  39. Brena,adorei seu post,estava procurando uma maquiagem para meu problema de olhos fundos, o meu é demais,obrigada e sucesso.

    ResponderExcluir
  40. Gente! Seus olhos são muito parecidos com os meus! Super fundos também! adorei o post, sempre tive dificuldade pra fazer as maquiagens que vejo nos tutoriais porque em mim nunca tinha o mesmo efeito...meu olho fundo esconde toda sombra que eu tento usar =(((

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.