11 de junho de 2013

ASSUNTANDO: LATISSE

http://jornaljardins.blogspot.com.br/2011/04/latisse-o-produto-que-promete-aumentar.html


Vocês lembram que comentei com vocês sobre o "verbo assuntar" aqui neste post, né?! (Quem não viu, clica aqui pra saber).

Então, hoje quero assuntar sobre outra coisa: aquele colírio Latisse, famoso por fazer os cílios crescerem.

Se você jogar o nome Latisse no Google, você encontra milhares de fotos de "antes e depois", todas bem impressionantes. Tem até uma sugestão de pesquisa relacionada que é "latisse flávia alessandra". Não sei se saiu alguma coisa a respeito na mídia ou qual o motivo de as pessoas buscarem por essa expressão.

Confesso que nunca tinha dado importância a esse produto, apesar de imagens impressionantes como estas:





(Todas imagens de internet).

Até que, semana passada, encontrei uma colega para maquiá-la e fiquei impressionada com o tamanho dos cílios dela! Na mesma hora, "assuntei" se aqueles cílios eram dela mesmo, se eram naturais. E ela me contou que está usando o tal do Latisse há tempos.

Me contou que demoooora mesmo pra começar a fazer efeito. Mas, gente, fiquei realmente impressionada com o tamanho dos cílios dela - que antes eram pequenos e ralos.

Já li que o produto só faz efeito enquanto você usa. Tipo, se você suspender o uso, os cílios voltam ao que eram antes. Não aumenta os ditos pro resto da vida. Isso me desanimou a usar o Latisse um pouco. Ainda mais que o preço é meio salgadeenho.

Aí queria assuntar com vocês: quem conhece/ já usou o produto? Ou quem conhece alguém que usa? Enfim, queria opiniões!

Please, compartilhem suas experiências (ou de alguém que vocês conhecem) nos comentários!

P.S.: Só achei que eles crescem meio "desgrenhados", meio sem rumo. Tipo uns pra direita, outros pra esquerda e meio pra baixo também. Aí fico com medo pois meus cílios são super curvados e "alinhadinhos".


Consulte a TAG Latisse aqui na lateral direita para ver a continuação da "saga" Latisse --->

76 comentários:

  1. Oii flor, também tenho medo de usar; bem ou mal é um 'remédio' né.. será que não faz mal usar por tanto tempo!?
    Acho mais fácil os cílios postiços; rsrsrs
    beeeeijinhos *-*

    ResponderExcluir
  2. Minha sogra, que tem sessentinha... usa e adora!! Realmente faz os cílios crescerem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho 60 e estou uma gata com meus cílios enormes.
      bjs
      Lili

      Excluir
  3. Eu não conhecia :o Gostei do assuntar ahah

    Evilyn Vondrack, from Vanity Street and Vondrack Vanity Store

    ResponderExcluir
  4. É verdade que esse produto mudar a cor dos olhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz a medica da minha amiga que pode escurecer os olhos sim mas só se cair neles.

      Excluir
  5. Brena, eu sei mesmo que faz efeito, já li muitos "testemunhos" sobre ele. Parece que tem um efeito colateral- não sei se em todas as pessoas - que é bem desagradável, pois ele pode escurecer a região das olheiras. Você já ouviu falar?
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ouvi falar que escurece a cor dos olhos mas só se usado como colírio mesmo.

      Excluir
    2. Meninas,
      Uso o Latisse faz quase três meses e eu não tinha olheiras. Ele manchou totalmente o contorno dos meus olhos! Fiquei com "olheiras" amarronzadas e me arrependi amargamente de ter usado o colírio...
      Beijos

      Excluir
  6. Ganhei amostra grátis e usei por 1 mês. Notei um aumento nos cílio sim, mas nada fenomenal. Talvez tivesse que usar por mais tempo para obter melhores resultados. Apliquei só na linha dos cílios superiores e não escureceu a pele. Parei de usar há mais de um mês e acho que meus cílios estão voltando ao normal sim. Ah, e notei que os cílios crescem meio "bagunçados" mesmo, disso não gostei!

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito interessante!
    Pra quem tem pouco deve ser ótimo! Mas se você já tem cílios bonitinhos, pra que estrgá-los né? hehe Pois realmente cresce um pra cada lado...

    Beijokaaaa

    www.sthefanydejorge.com

    OBS: TEM SORTEIO NO BLOG!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar disso mas o fato de alterar a cor dos olhos me brochou totalmente. Se meus olhos fossem pretos aí acho que arriscava...
    As fotos são realmente impressionantes!
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Nossa que perfeito! Nunca tinha visto esse colírio.. O ruim é que como você mesma falou, eles só funcionam durante o uso né? Estou usando um rímel com fatores de crescimento, fez muito efeito!

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o nome do rimel que você esta usando?

      bjo

      Excluir
  10. Então, eu usei até o mês de abril (comecei em janeiro) por determinação da minha dermatologista. Eu sempre tive cílios ralos e curtos mas iniciei o uso por causa da queda, decorrente de stress. Eu estava ficando literalmente careca de cílios. O efeito que senti foi um pequeno aumento na quantidade de cílios e um pouco de alongamento, mas nada comparado com as fotos que circulam pela internet. A própria médica me deu a real dizendo pra eu não me iludir, que aquilo era marketing. Usei também por indicação dela, nas falhas das minhas sombrancelhas e foi muito satisfatório, corrigiu. De ruim, se escorrer um pouco para dentro dos olhos você fica com a sensação de pupila dilatada, como quando faz aquele exame de fundo de olho no oftalmologista, então enxerga mal por uns minutos. Também senti um ressecamento nos olhos. E como falaram antes, eles crescem pra tudo que é direção e em algumas pessoas realmente escurece a pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, izabel... dessa minha amiga me impressionou. cresceu muuuuuuuito. tipo as foto mesmo.

      Excluir
  11. Brena, vc usar colírio para os olhos não ficarem vermelhos quando cai maquiagem? Poderia indicar algum?? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito raramente. Tem um que chama Fresh Clear e outro que clama Claroft. Mas não pode fazer uso constante, só uma vez ou outra.

      ;)

      Excluir
  12. Oii.. então, minha mãe começou a usar, mas sentiu uma ardência nos olhos e suspendeu. Quanto ao precinho dele, se você for em uma farmácia de manipulação, eles fazem e bem mais baratinho, já usei e funciona, estava com alguma falhas nos cílios e sobrancelha e resolveu bem.. e claro né.. o segredo é persistência, o que a grande maioria não tem.. espero ter ajudado.. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Brenda!

    Tenho uma colega que usa e os cílios dela são enormes. Quando a conheci cheguei a perguntar, como ela conseguia colocar cílios postiços todos os dias. Pode isso? Que fora.

    Uma outra, começou em dezembro e os cílios cresceram um pouco. Precisa ser persistente e ela me disse que mancha a pele sim, precisa passar muito rente aos cílios e com muito cuidado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do assuntando!
    Não conheço esse milagre, mas gostei de saber.

    ResponderExcluir
  15. Comecei a usar há 12 dias e já notei uma pequena diferença no comprimento dos cílios e na sobrancelha. O indicado é passar uma gota em cada olho, mas passo uma gota nos dois olhos e uma gota nas sobrancelhas.

    ResponderExcluir
  16. Oi, já li em algum lugar que pode aumentar o risco de glaucoma.
    Bjos pra vc e Pituco.

    ResponderExcluir
  17. Tb já ouvi dizernque aumenta o risco de glaucoma. COm certeza deve ter contra indicações, pelo menos em pessoas com alguma condição prévia... Eu não animo. :(

    ResponderExcluir
  18. Eu uso e vejo muita diferença... meus cílios costumavam ser ralinhos, um horror.
    Uso o genérico (bimatroposta 3%, custa em torno de R$ 25 e a fórmula é exatamente a mesma. O nome Latisse virou puro marketing e, por ser categorizado como cosmético, cobram o olho da cara, mas nada mais é do que um colírio indicado pro glaucoma).
    Os efeitos colaterais (como escurecimento ou risco de glaucoma) só ocorrem se for usado DENTRO do olho. Usando com um pincel de delineador apenas na raiz dos cílios é super tranquilo.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Brenda! Vim no seu blog atrás de infos sobre o BB Cream Maybelline e acabei vendo esse post. Daí como vc me ajudou com a resenha sobre o BB, resolvi retribuir o favor:
    tô usando Latisse desde dezembro do ano passado. Quer dizer, a primeira vez comprei o Latisse (meio caro, se for pensar que tem de usar pra sempre, né), depois parti pros genéricos mesmo. kkkk

    Explico: se vc ler a bula (que dá pra ver por aqui: http://www.allergan.com.br/Bulas/Documents/br-latisse_pi.pdf) vai reparar que Latisse nada mais é do que um colírio normal pra glaucoma, que tem de várias marcas/laboratórios diferentes, e vende em tudo que é farmácia por aí, a mesma fórmula, na mesma concentração (bimatoprosta a 0,03%).

    Daí o pessoal da Allergan, muito espertos, botaram numa caixinha com trocentos mil mini-pincéis, dizendo que só pode usar cada um uma vez, um pra cada olho e bla bla.. tudo balela! Te cobram os olhos da cara por um colírio de glaucoma normal que vem com uns pincéis q tu nem precisa.

    Sabe esses pincéis achatados, com as cerdas bem durinhas, tipo de delineador em gel?! Poisé. Tô usando um desses pra aplicar. Vc tbm pode usar um pincel de boca, ou o que achar mais confortável. ..de preferência com poucas cerdas pra não desperdiçar produto. É só uma gotinha pra cada olho, passando o pincel rente aos cílios. Ahhh! Usei tbm pra corrigir uma falha na sobrancelha, e supre funcionou!

    Resultado: não tô com os cílios gigantes tipo boneca, mas melhorou demais! Eram curtinhos, e relativamente ralos. Sou daquelas que usa 3 camadas de rímel no mínimo, até pra ir na padaria de manhã. kkkkk Então qualquer voluminho/crescimento a mais eu já acho ótimo!

    Depois de 4 meses usando bimatoprosta todas as noites, religiosamente, comecei a diminuir pra 2 ou 3 vezes por semana, tipo só pra manutenção, sabe.. daí tem dia q a gente esquece, fica com preguiça, com o tempo dá uma relaxada e tals.. tipo ir dormir sem passar hidratante. Normal. Acontece e não mata ngm, né?

    Não tive reação adversa alguma. Pelo que entendi, pode sim manchar algumas pessoas (quem tem olho claro corre o risco de escurecer um pouco), tem gente que dá alergia (uma prima minha deu umas feridinhas perto da sobrancelha). Nesses casos, é melhor suspender o uso.

    De vez em quando cai um pouquinho de produto dentro do olho, mas nada acontece. Ah! Notei que mesmo não usando nos cilios inferiores, eles tbm cresceram um tantinho. ..e nasceram uns fiozinhos claros e bemmmm fininhos no canto interno dos olhos, q de vez em qdo tenho q tirar com a pinça. kkkkkkkkkkkkkk

    A bimatoprosta genérica compro aqui em Brasília por cerca de 60 reais.. compro 2 ou 3 vidrinhos por vez, que aí a farmácia dá um BIG desconto como 'remédio de uso contínuo'.


    Bom, acho que é isso. Tô gostando e vou continuar usando, nem sei até quando.

    Se ficou alguma dúvida (ou pras suas leitoras), é só me gritar q eu respondo.
    Bjs e até!... =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, bacana. eu to tomando coragem ainda por causa do preço! rs
      obrigada pelo depoimento.

      Excluir
    2. não consegui achar o genérico. é só manipulado?

      Excluir
    3. O meu ñ é manipulado não. É só vc chegar na farmácia e pedir colírio de bimatoprosta. O q tou usando agora é da Germed Farmacêutica.

      Excluir
    4. soniaaaaaaaa...... babado! achei na araujo por 26 reais o genérico! vou comprar! olhei a bula e é realmente a mesma coisa. acho até que vou fazer depois um post a respeito!

      choqueeeee! kkk

      bjos

      Excluir
    5. Que bom saber dessas coisas...comecei usar ontem, mas o próximo vai ser do mais barato, os meus são ralos demais

      Excluir
    6. Não consegui encontrar o genérico e gostaria de saber se alguém já comprou manipulado nessas farmácias de manipulação mesmo.

      Excluir
    7. Vc usa lente de contato? Usei durante uma semana e fiquei com os olhos ressecados. Será que se permanecer usando para a sensação de ressecamento?

      Excluir
    8. Amore, em qual farmácia ou rede vc compra em Brasília? Já usei o latisse, agora quero tentar o genérico! Moro também em Brasília e queria comprar também mais quantidades para ganhar desconto! Bjos

      Excluir
  20. Meu pai usou o colírio com essa composição, mas para o tratamento de glaucoma. Os cílios dele cresciam absurdamente e minha mãe os aparava de tempos em tempos. Ele tinha os cílios muito longos e volumosos, eram lindos demais e não eram desordenados, acredito que nesse ponto, varia de pessoa pra pessoa. Eu estou pensando em usar o Latisse, mas tenho um pouco de receio por conta dos efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  21. Meu pai usou o colírio com essa composição, mas para o tratamento de glaucoma. Os cílios dele cresciam absurdamente e minha mãe os aparava de tempos em tempos. Ele tinha os cílios muito longos e volumosos, eram lindos demais e não eram desordenados, acredito que nesse ponto, varia de pessoa pra pessoa. Eu estou pensando em usar o Latisse, mas tenho um pouco de receio por conta dos efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma amiga que está usando o genérico (bimatoprosta) há pouco mais de um mês e os cílios dela já estão enooormes e lindos! Sem efeitos colaterais! Comprei tb e já comecei a usar. Estou louca para ver os resultados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E QUAL O PINCEL USA PARA FAZER APLICAÇÃO?
      POIS OS PINCEIS DO LATISSE PODEM SER UTILIZADOS UMA UNICA VEZ.

      Excluir
  23. Alo meninas. Seguinte... usei o talzinho e o que tenho a dizer é que realmente faz crescer mesmo os cílios mas não nascem outros. Portanto fica uma decepçãozinha pois ficam cílios enormes, mas para quem tem poucos fica meio esquizitinho. Agora o pior é que me deu olheiras. Escureceu mesmo. Vou agora a uma dermatologista ver se consigo reverter isso. Outra coisa que notei é que cílios novos crescem como antes, ou seja, o "efeito" vai saindo.
    Acho que não vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, na embalagem fala que se cair qualquer quantidade, tem que limpar imediatamente. talvez pessoas que lacrimejam mto, acaba que o produto escorre, sei lá.

      enfim, na bula fala que é passageiro o escurecumento da pele. não se preocupa que suspendendo o produto, normaliza.

      Excluir
    2. Com o tempo a gente perde aqueles cílios espessos, parece que perde o efeito, francamente.

      Excluir
  24. Olá Brena você não poderia comprar p/ mim e me enviar não??
    Sou de Goiás e aqui custa 80,00 tá um absurdo...

    Bom se puder me avisa meu email é daniele@unitv.net.br

    Bjokas

    Dani Ferrê

    ResponderExcluir
  25. Noosssa, acho que vou comprar! A Flávia Alessandra saiu na Boa Forma e disse que usa o Latisse e que os cílios cresceram muuuito, ficaram igual aos postiços. Eu vi a matéria e fiquei doida. Depois fui fazer maquiagem definitiva e a esteticista me falou de novo do Latisse, pois meus cílios são loiros, ralos e curtos, parece até que não tenho. Agora com essa história de genérico, acho que dá!

    ResponderExcluir
  26. Olá, meninas! Realmente fiquei sabendo do Latisse por causa de uma matéria que li da Flávia Alessandra, na revista Boa Forma. Ela disse que usa e ficou enorme! Fiquei interessada. Então esta semana fui fazer maquiagem definitiva na sobrancelha e a esteticista me falou de novo do Latisse, pois meus cílios são muito claros, ralos e curtos, nem parece que os tenho! Agora com esta história dos genéricos, fiquei animada! Vou tentar!

    ResponderExcluir
  27. Nos primeiros meses notei um crescimento excelente, os cílios espessos, mas agora, mais de um ao depois ,os cílios não estão legais.EStão normais, sem curvatura. O que gostei foi das falhas na sobrancelhas que consegui acertar com Latisse. Penso em usar outro produto.
    Grata

    ResponderExcluir
  28. Vai com fé. Comecei a usar faz 1 mês e meus cílios já estão maiores (mais compridos) e as falhas sumiram. A única coisa que senti foi que minha pálpebra ressecou um pouco e às vezes coça. Logo vou comprar a segunda caixa ;)

    ResponderExcluir
  29. Estou usando a 1 mês e meio, e meus cílios cresceram e ficaram bem visíveis, até nas fotos, a naturoterapeuta que me passou disse que após o tratamento de 3 meses (a caixa dá para usar os 3 meses) você só precisa fazer a manutenção anual, após ter comprado o Latisse vi que pode ser comprado o genérico e pode-se passar c/ pincel de delineador, o que encarece o Latisse são os 100 pincéis desnecessários, pois o colírio mesmo podemos comprar sem receita em qualquer farmácia, aqui no meu estado eu comprei o genérico por R$ 29, 95. A pele ao redor dos olhos escurece sim, mas com pausa do tratamento volta ao normal, pois a naturoterapeuta que me indicou já não está com a área dos olhos escura. Quando completar os 3 meses de tratamento c/ certeza meus cílios estarão maiores do que já estão, eu sem o tratamento completo já estou maravilhada.

    ResponderExcluir
  30. Olá, começei usar em Novembro de 2012. Demorou uns dois meses para crescerem mas quando cresceram ficaram lindos. Sobre nascerem desordenados, não aconteceu comigo. Eu tenho uma escovinha igual ao pincel do rímel e penteio os cílios todos os dias. Outra coisa: consultei minha oftalmo e ela disse que Latisse baixa a pressão dos olhos mas que isso não tem problema nenhum. Se autentasse a pressão poderíamos correr o risco de glaucoma. Minha dermato disse que escuresse um pouco a pele da pálpebra onde o líquido é passado bem rente à raiz do cílio. Realmente escurece um pouco mas nada de mais. Resumindo, pode usar sem susto ok? Abraço Flavia

    ResponderExcluir
  31. Minha sogra usa o colirio para glaucoma e realmente os cilios são enormes. Mas perde o formato cursado fica meio estranho de tão grande.

    ResponderExcluir
  32. Eu já usei o Latisse e amei! Eu tenho muitos cílios e são longos naturalmente, mas amei deixa-los feito de boneca! Depois achei caro, comprei o genérico e tudo voltou ao normal. Uma colega do cursinho vivia dizendo que eu fazia megahair de cílios na época do Latisse, era um sucesso! Eu não compraria o genérico pq sei que não faz o mesmo efeito. E olha que quem tinha me dado a dica foi uma representante do Latisse! Mas eu prefiro pagar mais e arrasar com meus cílios imensos por ai!rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que o resultado varia de pessoa pra pessoa. estou usando o genérico e amando.

      Excluir
  33. Quero usar na minha sobrancelha, será que adianta?

    ResponderExcluir
  34. Uma especialista em sobrancelhas indicou para que eu usasse durante 90 dias, toda noite - 1 gota em cada.
    Porém, pesquisei sobre esse MEDICAMENTO e vi que ele pode deixar manchas na pele, se, por algum motivo você deixar cair em lugar diverso da sobrancelha ou linha dos cílios superiores. Além do mais, vi que não é indicado o uso nos cílios inferiores.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Estou usando o Double- Lash da Mavala e estou gostando muito...meus cílios estão mais fortes,volumosos e disciplinados.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de saber se as amigas que já usaram o latisse nas sobrancelhas, se manchou a pele, pois a minha sobrancelha é falhada gostaria de usar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to usando nas sobrancelhas desde julho e não manchou.
      mas na bula fala que pode manchar temporariamente a pele sim.
      eu passo com pincel fininho bem no lugar.

      Excluir
  37. Mas cresceu os pelos, da sua sobrancelha????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! procura aqui na lateral --->
      tem vários posts atualizados sobre o latisse.

      Excluir
  38. seus pelos da sobrancelhas nasceram mesmo????

    ResponderExcluir
  39. Obrigada por responder!!!! bjs

    ResponderExcluir
  40. Gente, minha amiga usou e os cilios dela estão enormes!!!!

    ResponderExcluir
  41. tenho uma amiga que está usando e realmente cresceram muito, mas a reclamação dela é o fato de crescerem desalinhados... eu peguei uma promoção para fazer o alongamento fio a fio e quando removi, os meus cicilios foram juntos, fiquei quase sem nada, e com muitas falhas... não usei o latisse ainda, mas os cilios depois de um mês estão voltando ao normal

    ResponderExcluir
  42. Gurias, boa noite.. Estou usando o Latisse há um mês e alguns dias.. Comprei aqui na minha cidade e paguei R$ 158,00 achei um absurdo. Fiquei com muito medo de usá-lo porque li a bula e ela assusta um pouco, mas enfim criei coragem e estou usando. Aplico uma gota em cada olho e o que sobra dessa gota aplico na sobrancelha. Até agora não notei nada de aumento e nem manchas na sobrancelha, até acho que eles diminuiram. Estou preocupada com isso. Tenho certeza que diminuiu. Mas vou continuar usando pq já li MUUUUITAS coisas sobre Latisse e só elogios. Beijos

    ResponderExcluir
  43. será que cresce também sobrancelhas pra que fez tanto e o pelo não nasceu mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que sim. mas hoje recomendo o minoxidil. tem post meu sobre isso. é usado inclusive pra cabelo (da cabeça).
      olha aqui no blog q tem post chamado: minoxidil 2 meses de uso.

      Excluir
  44. Nossa, o post tem um tempinho já mas deu o que falar hein... Não conhecia o blog, e minha procura no google sobre o Latisse nada tinha a ver com o crescimento de cílios... Essa semana fui ao dermatologista para retomar o meu tratamento de vitiligo, e ele me disse que há um estudo sobre esse colírio pigmentar as áreas atingidas pelo vitiligo e que alguma pessoas estavam tendo um bom resultado. Mas é totalmente off-label!!!!!!! Fiquei assustadíssima com o preço de 5m e já estava quase desistindo, já que o resultado não seria garantido. Adorei ver nos comentários que existem outras opções com a mesma composição!!!! Vou testar um dos genéricos!!!!! E acho que não vou resistir a testar a questão dos cílios também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, vc conseguiu algum resultado no tratamento do vitiligo? Se puder responda para o meu e-mail: tatypinh@hotmail.com

      Excluir
  45. Gente.....eu uso a mais ou menos 1 ano......meus cílios já são grandes por natureza e hj eles são gigantescos....não existe essa questão de ficar com olheiras pq nao pode passar na parte inferior...só pode passar o colírio na parte superior!...recomendo e nao deixo de usar mais" ;)

    ResponderExcluir
  46. EU USO E TA CRECENDO POREM TENHO MEDO DE MANCHAR MEU OLHO ALGUMA DE VCS MANCHOU?????

    ResponderExcluir
  47. nunca usei o latisse nos cílios pretendo usar mas na sobrancelhas estou usando minoxidil A e minhas sobrancelhas cresceu e encheu absurdamente, e não mancha a pele não tive nenhum efeito até então, estou começando a usar no cabelo e está crescendo muito, só não fiz o teste no cílios porque ele não é colírio e não sei quanto aos efeitos caso cai nos olhos. fica dica ah e meu marido está usando na baraba que eram falhada e está preenchendo .

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões ou dúvidas são sempre bem-vindas e respondidas aqui mesmo.

Comentários que incluem propaganda, auto-promoção, insultos não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.